quarta-feira, 14 de março de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/JÁ NÃO ÉS ESCRAVO, PORÉM FILHO!

JÁ NÃO ÉS ESCRAVO, PORÉM FILHO!
“E porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito do seu Filho, que clama Aba, Pai! De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro de Deus” 

Gálatas 4:6,7


OBJETIVO
Instruir o povo de Deus a experimentar a sua condição de filhos e herdeiros de Deus.

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
No texto lido o apóstolo Paulo fala a respeito da nossa filiação em Cristo.
Percebemos aqui, a Trindade toda envolvida nessa experiência pessoal de filiação: Deus, o Pai enviou Jesus, o Filho para morrer por nós; Deus, o Pai enviou o Espírito Santo para habitar em nós.
A ênfase dessa passagem não é entre filhos pequenos e adultos, mas entre filhos e escravos. Aqui encontramos a ideia central desse texto.
Apesar dos gálatas se comportarem como escravos, eles eram filhos e precisavam se comportar como tal. Por isso Paulo os exorta tão severamente.

INTRODUÇÃO
A Igreja de Jesus Cristo hoje se divide em duas vertentes: Primeira: Aqueles que externam uma reverência hipócrita, deixando de experimentar a intimidade com o Pai Celestial, mas parecendo escravos do que filhos; Segunda: Aqueles que extrapolam e manifestam uma intimidade tão irreverente, ao ponto de agirem como se Deus fosse o seu empregado. Agem como se Deus tivesse obrigação de fazer o que eles querem. Precisamos encontrar o equilíbrio de um relacionamento intimo e ao mesmo tempo respeitoso com o nosso Pai Celestial. O que é preciso para alguém se tornar um filho de Deus? A resposta é simples: Crer em Jesus Cristo e o receber como Senhor e Salvador. O Espírito Santo continua ministrando sobre isto desde os dias do pentecostes, a quantos tenham ouvidos para ouvir.
Em Rm 8.14,15 encontramos o Apóstolo instruindo os seus leitores a cerca desse assunto: “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, são filhos de Deus”. “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes outra vez atemorizados, mas recebestes o Espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai”.
Todo o que é nascido de Deus é filho e herdeiro de Deus. O grande problema, é que insistimos em nos comportar como escravos, por isso vivemos atemorizados.
O povo de Deus quando foi libertado do cativeiro do Egito e se dirigia para a Terra Prometida, ainda carregava no peito o peso e o embaraço do cativeiro. Eles haviam saído do Egito, mas o Egito não havia saído dos seus corações. Assim como muitos de nós, fomos libertados do reino das trevas, mas continuamos agindo como escravos do diabo. Essa mentalidade de deserto, de escravidão tem sido cultivada por muitos de nós e precisa ser banida de nosso meio.

AS PALAVRAS DO APÓSTOLO PAULO NO TEXTO LIDO NO INICIO, NOS FAZEM MEDITAR NO CONTRASTE ENTRE SER FILHO E SER ESCRAVO:

  1. O filho tem a mesma natureza do pai; o escravo não tem a mesma natureza do seu senhor:
  • Quando cremos em Cristo, e o recebemos como Senhor e Salvador, o Espírito Santo vem habitar em nós. Isto significa que nos tornamos coparticipantes da natureza divina – II Pe 1.4. A lei jamais teria o poder de fazer que a natureza divina habitasse em nós.
  • Por isso, quando o cristão volta à lei do esforço próprio e de obras meritórias nega a própria natureza divina dentro dele e dá espaço para a natureza carnal agir.

  1. O filho tem um pai; o escravo tem um senhor:
  • Nenhum escravo tem a liberdade de chamar o seu senhor de pai. Quando recebemos Cristo como nosso Salvador, recebemos também o Espírito Santo. Ee é o Espírito que testifica em nossos corações que somos filhos de Deus.
  • O Espírito que habita em nós clama: Aba, Pai (v.6) e nós que cremos, em resposta às impressões do Espírito em nossos corações exclamamos: Aba, Pai.
  • Aba= expressão aramaica equivalente ao nosso termo “papai” e mostra a intimidade do filho com o pai. Nenhum servo tem esse tipo de intimidade com o seu senhor.

  1. O filho obedece ao pai por amor; o escravo obedece ao seu senhor por medo:
  • O Espírito Santo opera no coração do que crê, fazendo despertar e aumentar o seu amor por Deus. Falta-nos exercitar o amor ao Pai Celestial que nos regenerou pelo seu Espírito.
  • O escravo tenta agradar o seu senhor por medo dele; já o filho e herdeiro, obedece para agradar o pai a quem ama. Sua obediência é uma resposta ao amor do pai. Herdeiro é alguém que tem direito a herança por ser filho, não por méritos pessoais.
  • Jamais seremos suficientemente bons para merecermos o que Deus tem para nós. O que Ele nos concede é exclusivamente por sua graça, não por obras meritórias de nossa parte.
  • As obras não são para conseguirmos isso ou aquilo, como os escravos do passado, mas para testificar de nossa nova condição de filhos, bem como para glorificar o Pai.
  • Isso significa que devemos negligenciar a Lei? De modo algum. Como filhos a nossa relação de obediência com a lei, passa a ser um ato de amor, não um ato de medo de um Senhor castigador. O próprio relacionamento de Deus com o homem não é produto de uma graça barata, mas um caso de amor que foi às últimas conseqüências ao ponto de dar seu único Filho em sacrifício por amor de nós. O sacrifício único e suficiente de Cristo por nós, além de satisfazer a ira de Deus, nos reconciliou com o Pai, nos tornando filhos e herdeiros de Deus.
  1. O filho e herdeiro é rico; o escravo é pobre:
  • Somos filhos e herdeiros. Adotados na família de Deus como filhos adultos, aptos a usar a nossa herança. Somos co-herdeiros com Cristo!
  • O que temos em Cristo? A riqueza da sua graça – Ef 1.7; 2.7; As riquezas da sua glória – Fp 4.19; As riquezas da sua bondade – Rm 2.4; e as riquezas de sua sabedoria – Rm 11.33ss. Todas as riquezas de Deus estão em Cristo e são nossas por direito de herança.

  1. O filho tem futuro; o escravo não tem nenhuma perspectiva:
  • Não há futuro para quem é escravo. Infelizmente tanto no passado quanto hoje há aqueles que têm a mentalidade de escravo e preferem se manter assim. O Pai, no entanto, sempre provê para o filho. Aliás, o Pai entesoura para o filho”.
  • Os cristãos já passaram pelo primeiro estágio da adoção quando foram resgatados por Cristo e receberam o Espírito Santo.
  • O segundo estágio se dará na Segunda Vinda de Cristo, quando receberemos a redenção do nosso corpo e seremos semelhantes a ele – I Jo 3.1-3.
  • Somos filhos e herdeiros e a melhor parte da nossa herança ainda está por vir – I Pe 1.1-5.

CONCLUSÃO
O que tudo isso quer nos ensinar?
  1. Deus é o nosso Pai e deseja que nos acheguemos a ele como filhos amados e o chamemos de Aba (papai). Ele é o nosso papai querido que nos vê em secreto e sempre que o buscamos de todo o nosso coração, não voltamos de mãos vazias.
  2. Precisamos olhar para a lei (A Palavra de Deus) e obedecê-la, como um ato de amor ao nosso Pai, não por medo do inferno como escravos assustados.
  3. Temos um futuro glorioso a nossa frente, porque o nosso Pai Celestial tem entesourado para nós.
  4. Todos os que receberam a Cristo, não são mais escravos, mas filhos e herdeiros, portanto é necessário combater a mentalidade de escravos. Assumamos a nossa condição de filhos e herdeiros, não mais de escravos medrosos.

Aleluia, amém!

Sermão/Pra. Nadia Malta em 14/3/2012 - nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://ocolodopai.blogspot.com.

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...