domingo, 25 de março de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/FIQUEM ATENTOS, ESTAMOS EM GUERRA!

FIQUEM ATENTOS, ESTAMOS EM GUERRA!
Daniel 10:5-21


OBJETIVO
Exortar os crentes a ficar atentos e se posicionar como guerreiros de Deus no meio da guerra espiritual na qual estão engajados.

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
O capítulo 10 deste livro fala de uma resposta dada por Deus à oração e consagração (jejum) do profeta Daniel. Em Dn 10.2,3 diz: Pranteei por três semanas. Manjar desejável não comí, nem carne, nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com óleo algum, até que passaram as três semanas inteiras”.

Depois do período de consagração, Daniel teve uma visão magnificamente impactante (VS.4-6). Os teólogos dizem que ele viu o próprio Senhor (O Cristo pré-encarnado/numa teofania). Aquela visão o deixou prostrado, exaurido.

O assunto tanto da visão, quanto da sua revelação diz respeito à nação de Israel. Contudo, esse relato oferece princípios para todos os cristãos, sobretudo, e especialmente aos que têm chamado intercessor: não podemos perder de vista aquilo que o Espírito de Deus deseja nos revelar sobre o grande mover espiritual que acontece quando dobramos nossos joelhos para interceder. Uma verdadeira guerra está sendo deflagrada nas regiões celestes e nessa guerra não há território neutro, nem há opção para nós, de não querer nos envolver, pois já estamos envolvidos, alistados e arregimentados. Que possamos nos posicionar atentamente como guerreiros de oração, porque a ordem é vencer ou vencer!

INTRODUÇÃO
No meio do povo de Deus podemos perceber duas correntes distintas: aqueles que conseguem ver o diabo em tudo e em todos, e os que o ignoram completamente, achando que ele é uma invencionice dos fanáticos. As duas posições são estratégias do próprio adversário para alcançar seus intentos.

Precisamos buscar em Deus o discernimento equilibrado para compreender a guerra na qual estamos envolvidos, quer queiramos ou não. Nessa guerra do Adversário contra o povo de Deus vale tudo, até usar seres humanos como instrumentos malignos para nos atingir, até mesmo dentro de nossa própria família. A nossa luta, contudo, não é contra carne e sangue, mas contra aquele que está por trás delas (o próprio Adversário e suas hostes infernais).

Pela misericórdia de Deus, aqui acolá ele nos abre uma cortina através de sua Santa Palavra que nos revela o que acontece no mundo espiritual, como no caso do texto lido.

A EXPERIÊNCIA DE DANIEL NOS APONTA PELO MENOS TRÊS PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM AS NOSSAS LUTAS ESPIRITUAIS MAIS INTENSAS:

1. Quando oramos e jejuamos em consagração a Deus, grandes coisas acontecem -  VS.5-9: Levantei os olhos e olhei, e eis um homem vestido de linho, cujos ombros estavam cingidos de ouro puro de Ufaz; o seu corpo era como o berilo, o seu rosto, como um relâmpago, os seus olhos, como tochas de fogo, os seus braços e os seus pés brilhavam como bronze polido; e a voz das suas palavras era como o estrondo de muita gente. Só eu, Daniel, tive aquela visão; os homens que estavam comigo nada viram; não obstante, caiu sobre eles grande temor, e fugiram e se esconderam. Fiquei, pois, eu só e contemplei esta grande visão, e não restou força em mim; o meu rosto mudou de cor e se desfigurou, e não retive força alguma. Contudo, ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo-a, caí sem sentidos, rosto em terra”.

  • A visão descrita nos VS. 5,6 aplica-se a pessoa do próprio Cristo pré-encarnado. Aquela visão deixou o profeta sem forças fisicamente, mas o fortaleceu espiritualmente para grandes revelações da parte de Deus. No meio de grandes batalhas espirituais muitas vezes nos encontramos assim, mas, Deus invariavelmente vem em nosso auxílio nos fortalecendo e renovando.
2. Quando clamamos ao Senhor com o coração quebrantado e contrito, ele nos ouve – VS.10-12: Eis que certa mão me tocou, sacudiu-me e me pôs sobre os meus joelhos e as palmas das minhas mãos. Ele me disse: Daniel, homem muito amado, está atento às palavras que te vou dizer; levanta-te sobre os pés, porque eis que te sou enviado. Ao falar ele comigo esta palavra, eu me pus em pé, tremendo. Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim”.

  • Daniel era um homem de oração; ele sofria pelo seu povo e estava acostumado a longos períodos de jejum e naquela ocasião encontrava-se cansado e sem forças pela natureza daquela magnífica visão. O Senhor ministra forças a seu servo amado. No v.12 o anjo revela ao profeta que ele não deveria temer, porque “desde” o primeiro dia que ele aplicou o coração a compreender e a se humilhar perante o seu Deus, foram ouvidas as suas palavras e por causa das suas palavras a resposta foi enviada. Note que a oração de Daniel não era algo mecânico, da boca pra fora, mas era uma expressão da dor que estava no coração do profeta; ele orava com o coração quebrantado diante de Deus – (v.2).
3. Há uma importante guerra espiritual acontecendo agora nas regiões celestes e não estamos fora dela – VS. 13-21: Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia. Agora, vim para fazer-te entender o que há de suceder ao teu povo nos últimos dias; porque a visão se refere a dias ainda distantes. Ao falar ele comigo estas palavras, dirigi o olhar para a terra e calei. E eis que uma como semelhança dos filhos dos homens me tocou os lábios; então, passei a falar e disse àquele que estava diante de mim: meu senhor, por causa da visão me sobrevieram dores, e não me ficou força alguma.  Como, pois, pode o servo do meu senhor falar com o meu senhor? Porque, quanto a mim, não me resta já força alguma, nem fôlego ficou em mim. Então, me tornou a tocar aquele semelhante a um homem e me fortaleceu; e disse: Não temas, homem muito amado! Paz seja contigo! Sê forte, sê forte. Ao falar ele comigo, fiquei fortalecido e disse: fala, meu senhor, pois me fortaleceste. E ele disse: Sabes por que eu vim a ti? Eu tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da Grécia. Mas eu te declararei o que está expresso na escritura da verdade; e ninguém há que esteja ao meu lado contra aqueles, a não ser Miguel, vosso príncipe”.

  • Daniel orou, jejuou, se quebrantou, mas a resposta a sua oração demorou vinte e um dias para chegar. Por que a resposta não veio imediatamente após  oração do profeta amado? Porque um anjo “perverso”, um demônio havia sido enviado da parte do Adversário para atacar o anjo de Deus que trazia a resposta. Essa revelação pode ser uma das explicações sobre aquelas nossas orações ainda não respondidas. Se você anda em fidelidade e obediência diante de Deus e ainda não obteve resposta, creia, pode ter demônio se levantando para se opor a sua resposta. Continue crendo e nessa posição de fidelidade, que o assunto agora é com o próprio Senhor. Ele dos altos céus enviará reforço angelical; dará ordens aos seus anjos ao seu respeito.
  • A investida foi tão violenta que precisou de um anjo de alta hierarquia celestial para aquele combate. O demônio que se opôs ao anjo de Deus é chamado aqui de “príncipe da Pérsia”; esse anjo caído havia sido incumbido de providenciar que o rei da Pérsia fizesse aquilo que satanás queria.
  • Por isso Miguel, o Arcanjo encarregado de ministrar a Israel veio, de modo que a resposta da oração de Daniel não fosse impedida de chegar. Aprendemos aqui que nada pode impedir as nossas vitórias quando andamos em fidelidade ao Senhor! Assim como foi com Daniel, é com cada um dos que andam em fidelidade para com Deus.
  • Não podemos perder de vista que incontáveis hostes infernais se levantam continuamente para se opor a Cristo, sua obra e seu povo. A responsabilidade do cristão é se apropriar da vitória de Cristo no calvário pela fé e se revestir de toda a armadura de Deus que está em Efésios 6.10-18. Entendendo que a nossa luta não é contra sangue e carne, mas contra principados e potestades, príncipes espirituais da maldade nas regiões celestes.
  • Quando oramos segundo a vontade de Deus e em quebrantamento de espírito, Deus dá ordens aos seus anjos para lutarem em nosso favor, mesmo que não façamos idéia das batalhas que estão sendo travadas nessa guerra invisível – II Rs 6.17
  • Oração e jejum (consagração) é a chave da vitória nas grandes batalhas espirituais. A falta de oração é o motivo pelo qual, muitas igrejas e crentes individualmente encontram-se fracos e derrotados. Se quisermos ser vitoriosos em nossas batalhas diárias, precisamos atentar para essas coisas e nos tornar sóbrios e vigilantes, procurando discernir onde está o nosso adversário e o apóstolo Pedro nos ajuda nisso – I Pe 5.8.
CONCLUSÃO
O que aprendemos aqui sobre essa Guerra espiritual da qual fazemos parte?
  1. Há uma importante guerra espiritual acontecendo agora nas regiões celestes e não estamos fora dela. Que possamos estar atentos, pois o nosso Adversário é astuto e não podemos lhe ignorar os desígnios.
  2. Quando oramos e jejuamos em consagração a Deus, grandes revelações da parte dele nos são enviadas.
  3. Quando oramos com o coração quebrantado e contrito, Deus nos ouve e envia respostas.

Aleluia, amém!


Sermão/Pra. Nadia Malta em 25/3/2012 - nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://ocolodopai.blogspot.com.


Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...