sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Meditação/Nadia Malta/TEMPO DE RENOVAR A NOSSA ESPERANÇA!

 TEMPO DE RENOVAR A NOSSA ESPERANÇA! 

 Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca”. Lm 3.21-25.                                             


Os últimos tempos não têm sido fáceis para nenhum de nós! Há desânimo, angústias múltiplas, enfermidades graves, assolações, perdas irreparáveis, encrencas familiares e a desesperança tem acampado em muitos corações, mesmo em nosso meio! A mensagem de hoje é uma chamada a voltarmos à Fortaleza, como prisioneiros da Esperança Viva, chamada Cristo! Que não o percamos de vista! Se há um povo sobre a terra que não pode jamais perder a esperança, este é o povo de Deus, que foi regenerado para uma viva Esperança chamada Cristo! Na hora das nossas angústias mais profundas é sempre oportuno olharmos para textos como este. Vivemos em um tempo de grandes lamentações, por causa da realidade vigente.  Este livro do profeta Jeremias possivelmente é o que trata do sofrimento do povo de Deus da forma mais explícita que se possa imaginar. Já falamos sobre isto muitas vezes, mas é sempre oportuno lembrar, na verdade,  precisamos ser mais lembrados que instruídos! Diferentemente do livro de Jó, que trata do sofrimento de uma forma pessoal, Lamentações trata de uma tragédia a nível nacional. A assolação atingiu a todos indiscriminadamente.  O povo de Deus havia sido levado cativo para Babilônia. Não há como exagerar a intensidade e a abrangência do sofrimento decorrente da queda de Jerusalém. Ali aconteceu o que as seguradoras de hoje chamariam de Perda Total. Todos perderam tudo!

 O sofrimento atingiu o nível mais profundo até canibalismo e sacrilégio eram cometidos indiscriminadamente. Já falamos sobre isto muitas vezes, mas nunca é demais repetir! O Livro das Lamentações é muito apropriadamente chamado de cerimônia fúnebre da nação morta. O profeta Jeremias que já havia sido inevitavelmente contaminado pelas circunstancias ao seu redor, traz esta mensagem de lamentação! Ele pára diante do caos e olha para a única Esperança que não desaponta: O Senhor! O que nos aguarda amanhã? Não sabemos! Mas sabemos quem nos aguarda: O Deus Da Esperança! É inegável a desesperança que tem se instalado, sobretudo, em nosso país. Mais que nunca precisamos buscar o Senhor, olhar para Ele e esperar Nele! Os falsos profetas do passado que procuravam trazer falsas esperanças ao povo com relação ao fim do cativeiro de Babilônia, têm surgido também em nossos dias.  No entanto, aquele cativeiro durou setenta anos. O profeta Jeremias nos convida a olhar para o Senhor, a única e real Esperança que não desaponta. Esse olhar nos faz enxergar três razões para não nos desesperar ou esmorecer. Vejamos: Primeira razão: As misericórdias do Senhor não têm fim e se renovam a cada manhã; Segunda razão: A grandeza da fidelidade de Deus; E Terceira razão: A bondade do Senhor se manifesta aos que esperam nEle!

O que aprendemos aqui? Por mais difíceis que sejam as nossas adversidades e assolações, elas poderiam ser ainda piores, à semelhança do que aconteceu a toda a nação de Israel nos dias do cativeiro de Babilônia! Quando Deus entende de nos consertar e trazer as mudanças pelas quais clamamos, Ele usará todos os recursos, até mesmo as adversidades, dores e perdas. Precisamos aprender a olhar para a única Esperança que não desaponta: Cristo e seus atributos eternos e imutáveis, especialmente: Misericórdia, Fidelidade e Bondade. Aprendemos em Lamentações que mesmo no meio do sofrimento mais atroz Deus se manifesta ao seu povo dando-lhe oportunidade de arrependimento, mudança e crescimento. Pensemos nisto! Deus é a nossa fonte de cura e plenitude, busquemos, pois, a Ele! O cativeiro em Babilônia durou setenta anos, enquanto não se cumpriu o tempo não houve resposta de Deus. O tempo do cativeiro foi determinado pela rebelião do povo! Obedecer é melhor que sacrificar, Atentemos! Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...