quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/LEVANDO A SÉRIO A PALAVRA DE DEUS!

LEVANDO A SÉRIO A PALAVRA DE DEUS!
Deuteronômio 11:18-20 (Clique na referência ao lado para ler o texto bíblico na íntegra)


Objetivo: Levar os ouvintes a meditar sobre a seriedade e compromisso com a Santa Palavra de Deus.

Ideia Central do Texto (ICT):
O livro de Deuteronômio é muito apropriadamente chamado de Segunda Lei. Aqui podemos ver que fé e obediência devem caminhar sempre juntas.

Deuteronômio consegue resumir e por em foco a mensagem contida nos livros anteriores. O texto lido aponta para a necessidade de levarmos à serio a Palavra do Senhor. A mensagem tem uma primeira e imediata aplicação ao Israel do passado, mas ao mesmo tempo é um alerta para todo o Israel espiritual de Deus formado de judeus e gentios convertidos ao Senhor em todas as épocas.

Introdução:
A palavra do Senhor é imutável. O que o Senhor requeria no passado, requer hoje, com a diferença que hoje estamos em Cristo muito mais habilitados para a obediência que no passado, pois o fim da Lei é Cristo. A Lei não salva, apenas dá consciência de pecado e aponta para a necessidade de um salvador. Ela serviu de aio, diz o apóstolo Paulo levando o homem a Graça (Jesus) para que ele seja salvo. Uma vez salvo e habilitado à obediência, esse homem é devolvido à Lei para que seja santificado.

UMA VEZ SALVOS, QUAL O NOSSO DEVER EM RELAÇÃO À PALAVRA QUE PROCEDE DA BOCA DE DEUS?

  1. Guardá-la no coração (Para que ela gere vida) Só um coração transformado pela palavra produz mudanças efetivas – v.18: “Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma; atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontal entre os olhos”.  Salmo 119.11: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti”. Deuteronômio 6.6: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração;”.
  2. Ensiná-la aos filhos (Os princípios da palavra devem ser repassados para os nossos filhos, sobretudo com o nosso testemunho) – v.19: “Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos”; Provérbios 22.6: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”; Deuteronômio 6.7,8: “Tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos”.
  3. Mostrá-la em casa (A Palavra deve ser mostrada em casa não só de forma escrita, mas, sobretudo testemunhal) –v.20: “Escrevei-as nos umbrais de vossa casa e nas vossas portas”; Deuteronômio 6. 9: “E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas”.
Conclusão: Ler Tiago 1.21-25: “Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar”.

Aleluia, Amém!
Esboço/Sermão – Pra. Nadia Malta em 06.12.12 – nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...