domingo, 9 de dezembro de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/JESUS, O VERDADEIRO PÃO QUE ALIMENTA!

JESUS, O VERDADEIRO PÃO QUE ALIMENTA!
(Jesus é o Pão que nos deixa saciados!)
João 6:35 (Clique na referência ao lado para ler o texto bíblico na íntegra)


Objetivo: Estimular os ouvintes a buscar o Senhor pelo que ele é não pelo que se pode receber dele.

Ideia Central do Texto:
O texto lido é o versículo-chave do contexto que vai do versículo 22 ao 65  e traz a primeira das sete afirmações de Jesus: EU SOU. Aqui ele se apresenta como o PÃO DA VIDA, o único alimento capaz de matar a fome de Deus no coração do homem.

Depois da multiplicação dos pães, Jesus anda por sobre o mar em seguida vai para Cafarnaum e ali é encontrado por muitos que souberam ou foram beneficiados com a multiplicação dos pães. Jesus aproveita a oportunidade para ministrar a mais profunda das verdades espirituais: Ele é o verdadeiro Pão do céu dado por Deus, o único alimento capaz de nutrir espiritualmente. Podemos ter tudo: bens, saúde, dinheiro, família, relacionamentos prazerosos, status social e notoriedade, mas se não tivemos plenos de Deus, tudo o mais se esvazia de importância. A fome espiritual do homem só pode ser saciada pela presença do Cristo, o pão vivo que veio do céu. 

Introdução:
Em todas as épocas encontramos os que procuram Deus pelo pão que perece. Os que vivem a cata de sinais e prodígios.  Na verdade, a grande maioria dos que procuram as igrejas cristãs, o fazem exatamente por causa disso. O grande engano aqui é achar que é possível ser saciado da fome existencial se obtiver êxito no que se deseja ter. Infelizmente a nossa carnalidade não tem permitido que busquemos ao Senhor pelo que ele é.

Todos nós queremos resultados imediatos, respostas, saídas, milagres que nos livrem do sofrimento. Fomos alcançados pela graça de Deus muito mais para abençoarmos a outros que para ser abençoados. Esquecemos que a maior de todas as bênçãos já recebemos: A Salvação em Cristo Jesus. O mais de que tivermos necessidade real, nos será acrescentado.

GOSTARIA DE DESTACAR ALGUMAS VERDADES REVELADAS NO TEXTO:
  1. Muitos buscam o Senhor pelo pão que perece – VS. 26-29:
  • Os incrédulos buscam sinais e prodígios, mas o Senhor adverte: Bem-aventurados os que não viram e creram”. Jesus falava de coisas e valores espirituais, mas a maioria dos seus ouvintes não compreendia porque seus sentidos estavam voltados às necessidades terrenas. Em um lugar de extrema pobreza era de se esperar que todos fossem procurá-lo, sobretudo os que se fartaram com a multiplicação dos pães. Mesmo sabendo essa realidade social Jesus não perde a oportunidade de exortá-los. De modo nenhum eles foram estimulados por Ele a continuar aquela busca superficial por algo perecível. Precisamos aprender a buscar a comida que subsiste para a vida eterna. Hoje infelizmente se estimula a busca do pão que perece em troca de templos lotados. BUSQUEMOS AO CRISTO vivo! Busquemos a Ele por Ele e tudo o mais de que precisamos nos será acrescentado! O marketing dos milagres tem ganhado mais e mais adeptos, que continuam mais e mais famintos de Deus, vazios espiritualmente. Aqui mesmo neste contexto recebemos a revelação que a obra de Deus é crer Naquele que por Ele foi enviado: Jesus Cristo!”.
2.     Jesus fala do verdadeiro pão que veio do céu e alimenta para a vida eterna – VS. 30-34:
  • O verdadeiro alimento foi dado por Deus, não por Moisés. Os rabinos e mestres da Lei que ouviam Jesus tinham em mente a Torá, por eles chamada de “Pão”, alimento que se fosse recebido e seguido, segundo eles, poderia dar vida. O Maná dado no deserto era apanhado uma porção para cada dia de acordo com o número dos membros de cada família. Se fosse guardado para o dia seguinte apodrecia. O verdadeiro alimento celestial é perene, não se deteriora e fortalece espiritualmente. Esse alimento vivo chamado JESUS CRISTO, do qual o maná era apenas um simbolismo, dá vida ao mundo. A todo aquele que o experimentar de fato. Os ouvintes ainda com os sentidos voltados para as coisas terrenas pediram: “Senhor: dá-nos sempre desse pão!”.
  1. Jesus se revela como esse alimento celestial – VS. 35-36:
  • Aqui JESUS se revela explicitamente como o PÃO do céu vindo da parte de Deus para nutrir e saciar a fome espiritual do homem. Ainda assim os ouvintes não compreenderam. Aquele que vai a Jesus nunca mais terá fome e o que crer nele jamais terá sede. Ele é o Pão e a Água da vida. Precisamos de Cristo para saciar o vazio interior. Encontramos na simbologia da Ceia do Senhor, esse “sermão dramatizado”, o cerne do ensino de Cristo: a sua entrega sacrificial por todo o que nele crê. Ao partirmos o pão nos lembramos da morte do Senhor até que ele venha. Por isso devem participar da Ceia todo aquele que verdadeiramente creu e confessou Jesus como Senhor e Salvador participando do batismo como sinal exterior da Nova Aliança. Em Lucas 22.19 o Senhor “Tomando um pão, tendo dado graças, o partiu dizendo: Isto é o meu corpo que é oferecido por vós; fazei isto em memória de mim!”.
4.     Todo o que experimenta esse Pão do Céu é vivificado por ele – VS. 37-58:
  • Quem vier a Cristo tem vida eterna, não entra em juízo, mas passa da morte para a vida. Contudo, só os escolhidos e eficazmente chamados ouvirão a voz do Senhor e reconhecerão o seu ensino e o seguirão. O Senhor de modo nenhum lançará fora os que forem trazidos a ele pelo Pai. Salvação genuína não se perde. O Senhor protege e ampara os que são seus, quer seja deste ou do outro lado da eternidade. Temos em Cristo proteção e vida abundante agora e no futuro. Jesus nos ressuscitará no último dia. O Pão que dá vida ao mundo (aos que nele creem) é a sua própria carne oferecida em sacrifício na Cruz do Calvário. Jesus ratifica seu ensino nos versículos 63-65. Por causa dessas revelações muitos dos seus discípulos se escandalizaram e o deixaram. Aqui no v.67 é quando o Senhor pergunta aos doze: “Porventura, quereis também vós outros retirar-vos?” Ao que Pedro respondeu: no v.68: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna!”.
CONCLUSÃO: O que o texto nos revela hoje?
  1. Precisamos aprender a buscar primeiro o Abençoador, porque segundo a sua vontade as bênçãos virão.
  2. Conhecer e experimentar o verdadeiro Pão do Céu: Jesus Cristo gera saciedade, plenitude!
  3. Aquele que verdadeiramente o experimentou já passou da morte para vida.
  4. Quem experimenta desse pão celestial é vivificado por ele e jamais será lançado fora. Sigamos a Cristo, Ele tem as palavras de Vida eterna!
Aleluia, amém!
Sermão/Pra. Nadia malta em 09.12.12 – nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...