quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/O VERDADEIRO SANTO DE DEUS PERSEVERA!

O VERDADEIRO SANTO DE DEUS PERSEVERA!
"Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé."
II Timóteo 4:7


Objetivo: Encorajar a igreja a não desistir das lutas diárias perseverando na fé.

Ideia Central do Texto (ICT):
O texto lido está num contexto maior e traz palavras de despedida do apóstolo Paulo, onde ele prevê seu martírio iminente e também encoraja o jovem pastor Timóteo em seu ministério.

Introdução:
Entendemos que a grande jornada de um servo de Deus sobre a terra é feita de muitas jornadas secundárias, para as quais ele precisa estar preparado. A Palavra do Senhor nos adverte que somos entregues a morte todos os dias.

Há sempre muitos gigantes a derrubar, muitas muralhas a transpor, muitos exércitos infernais para combater. O Senhor nos capacita a vencer sempre.

O apóstolo João em sua primeira carta revela que a fé é a vitória que vence o mundo. Em Romanos 5.3, 4 Paulo completa a revelação dizendo: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança”. No meio de nossas lutas precisamos focar no Cristo que é a nossa Esperança Viva! Cristão verdadeiro não desiste nunca!

A perseverança dos santos é uma das grandes marcas da nossa eleição. Aquele que persevera até o fim será salvo.

AS PALAVRAS DE DESPEDIDA DE PAULO NOS ENCORAJAM A APLICÁ-LAS ÀS NOSSAS JORNADAS DIÁRIAS ATRAVÉS DE TRÊS AÇÕES:

1.      Combater o bom combate V.7 a: Como bons soldados arregimentados pelo Grande General precisamos estar à postos em posição ofensiva e defensiva    diante dos inúmeros levantes do inferno. A terra não é um parque de diversões, mas uma arena de guerra e a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra principados e potestades, contra os príncipes espirituais do mal nas regiões celestes. Isto demanda vigilância e oração constantes.
2.      Completar a carreira – v.7b: Aqui fala da perseverança que devemos ter como atletas bem disciplinados para completar a carreira que nos está proposta. O verdadeiro santo de Deus não abandona a corrida, mas persevera até o fim, pois sabem em quem crê. O autor de Hebreus citando o profeta Habacuque diz em Hb.10.37, 38: “Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; Todavia, o meu justo viverá pela fé; se retroceder, nele não se compraz a minha alma”.
3.      Guardar a fé – v.7c: A prática diária da fé que temos em depósito como bons despenseiros de Deus não pode ser negligenciada. A medida de fé depositada em nós pelo Senhor precisa ser manifesta e partilhada a cada dia com aqueles que estão à nossa volta.

Conclusão: Será que temos podido dizer ao final de cada jornada e batalha empreendidas por nós “Combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé?”.

Aleluia, Amém!
Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta em 20.12.12 – nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...