domingo, 30 de dezembro de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/SEM PERSEVERANÇA, NÃO VENCEREMOS A CORRIDA PROPOSTA!

SEM PERSEVERANÇA, NÃO VENCEREMOS A CORRIDA PROPOSTA!
Hebreus 12:1-3 (Clique na referência ao lado para ler o texto bíblico na íntegra)


Objetivo: Encorajar os ouvintes a manter uma atitude perseverante em Cristo, em face às lutas que se levantam.

Ideia Central do texto (ICT):
O texto lido são as palavras iniciais de despedida do autor desta epístola. Aqui ele exorta seus leitores a manterem uma atitude de viva perseverança no Senhor em meio aos embates da vida.

Introdução:
Estamos nos momentos finais do ano de 2012, e sem sombra de dúvida este foi um ano intenso para todos nós. Vivemos muitas emoções. Algumas boas, outras nem tanto. Foram batalhas sem fim com enfermidades, decepções, perdas irreparáveis, dificuldades relacionais sem conta, ausências irremediáveis, oposições se levantaram para nos fazer tremer nas bases e nos fazer perder o equilíbrio e a fé. Contudo, enquanto aqueles que não conhecem ao Senhor chegaram a extremos de desespero, os que têm um relacionamento íntimo com o Senhor, saíram escoriados, mas firmes em Deus, combateram o bom combate do ano, completaram a carreira e guardaram a fé. E ainda no dizer do apóstolo Paulo em II Coríntios 4.8, 9: “Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos;”. Somos sobreviventes mais que vencedores das muitas guerras que nos assolaram. A ordem do Senhor continua sendo: “Avançar, seguir em frente sem olhar para trás ou esmorecer, sempre prontos a testemunhar da razão da esperança que há em nós!”.

O novo ano se aproxima. O que esperar dele? É a grande pergunta de hoje. Certamente teremos novos desafios, novas batalhas, novos gigantes a derrubar e obstáculos novos a transpor. Que possamos caminhar firmes no novo ano olhando para o Cristo, nos apegando a ele e nos firmando nele perseverantemente em oração e vigilância constantes. Só Cristo é a certeza de vitória mesmo em meio às lutas mais renhidas. É essa fé perseverante e esperançosa no Senhor que nos move a enfrentar tantas lutas sem esmorecer, mesmo que o nosso corpo adoeça ou mora, o nosso espírito se renova de dia em dia.

O TEXTO LIDO NOS APONTA ALGUMAS AÇÕES QUE NOS AJUDARÃO NA NOVA CARREIRA PROPOSTA:
  1. Olhar para os que perseveraram antes de nós: v.1 a: “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas,”:
  • Testemunhar é mostrar as evidencias. Todas as vezes que temos um grande desafio pela frente somos encorajados a olhar para a grande nuvem de testemunhas que viveu antes de nós e está descrita na grande galeria dos heróis da fé de Hebreus 11. Ali encontramos homens e mulheres dos quais o mundo não era digno, que pela sua fé foram às últimas consequências: fecharam a boca de leões, derrubaram gigantes, saltaram muralhas e desbarataram exércitos e outros pela mesma fé chegaram ao martírio sem desistir ou negar o Senhor. Olhar para estes heróis turbina a nossa fé. Se eles conseguiram nós também em Cristo conseguiremos.
  1. Desembaraçar-nos de todo o peso e do pecado que tem atravancado os nossos passos v.1b: “desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta,:
  • Ninguém corre carregando fardos, até a roupa do corredor precisa ser leve para lhe facilitar a corrida. Por que então, carregamos tantos fardos desnecessários e teimamos em carregar nossos pecados de estimação? Nos agarramos a tantas coisas que apesar de não serem pecados em si mesmas representam pesos para nós. São costumes, manias, exigências que de certa forma nos têm aprisionado e impedido que vivamos com leveza e experimentemos a plenitude que Jesus prometeu. Há ainda aqueles pecados de estimação que insistimos em não nos livrar, são aqueles ídolos ocultos que escondemos nos porões das nossas almas. São as velhas inclinações que teimamos em manter. Aliás, a teimosia que é a obstinação é considerada idolatria  e culto a ídolos do lar. É tempo de nos livrarmos deles para que possamos completar essa carreira proposta para nós. Somos peregrinos e forasteiros nesta terra, aprendamos a andar com pouca bagagem.
  1. Focar firmemente em Jesus considerando seus sofrimentos e oposições – Vs. 2, 3: “Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma”:
  • Jesus é o nosso único paradigma, ninguém sofreu mais que ele. Por isso ele sabe o que sentimos, ele conhece a nossa dor e se tornou “O sumo sacerdote que se compadece de nós, porque à nossa semelhança foi tentado em todas as coisas, porém sem pecados”. Os nossos olhos precisam estar fitos em Cristo, autor e consumador de nossa fé. Somos estimulados pelo autor de Hebreus a focar em Cristo não só no ano que se avizinha, mas em todos os dias em que o Senhor permitir que vivamos nesta terra. Muitos em nosso meio têm estado fatigados, desanimados e sentem a alma desmaiar dentro de si, tal a natureza das provações que têm experimentado. Entendemos que não é da vontade de Deus que venhamos a esmorecer diante dessas lutas diárias, contudo, para que isto não aconteça não podemos perder de vista nenhuma das ordenanças anteriores. Aflições, teremos com certeza, mas Jesus nos garante a vitória. Não sabemos o que nos espera em 2013, mas sabemos quem nos espera. Confiemos Nele: Autor e Consumador de nossa fé, Jesus Cristo!
CONCLUSÃO: O que o texto nos ensina com vistas ao novo ano que se inicia?

1. Olhemos para os que perseveraram em Cristo e completaram a corrida antes de nós.
2. Desembaracemo-nos de todo o peso e do pecado que tão tenazmente tem nos assediado impedindo que corramos com desenvoltura a carreira da fé.
3. Foquemos sempre em Jesus, considerando seus sofrimentos e oposições. Ele venceu para nos habilitar a vencer.
4. Perseveremos esperançosos sempre no Senhor para não esmorecer na caminhada. Que o Senhor abençoe o novo ano aumentando a nossa fé, renovando a nossa esperança e perseverança, nos fortalecendo nele e na força do seu poder. Que ele nos faça mais que vencedores por meio de Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador!

Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 30.12.12 – nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; www.ocolodpai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...