domingo, 11 de novembro de 2012

Sermão/Pra.Nadia Malta/O PAI QUE AMA E RECEBE PECADORES ARREPENDIDOS!

O PAI QUE AMA E RECEBE PECADORES ARREPENDIDOS!
Lucas 15:11-24 (Clique na referência ao lado para ler o texto bíblico na íntegra)


OBJETIVO
Chamar a atenção dos ouvintes para o amor gracioso de Deus por todos os pecadores arrependidos.

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
O texto lido está no contexto do capítulo quinze do Evangelho de Lucas, que é muito apropriadamente chamado de capítulo da graça de Deus. As três parábolas contidas aqui: a do pastor que busca, a da mulher que procura e a do pai que ama ilustram o grande amor gracioso de Deus pelos que se perdem.

As três parábolas consecutivas foram contadas para responder às murmurações dos escribas e fariseus, que criticaram o fato de Jesus receber pecadores e comer com eles, pois dele se aproximavam os publicanos e pecadores em geral, para ouvi-lo. 

Os fariseus usavam o método rabínico, ou seja, cada argumento deveria apresentar três provas para se tornar irrefutável. Jesus usa o mesmo método e conta três histórias para apresentar a mesma verdade: o caráter gracioso de Deus. Esta é a idéia central de todo o capítulo.

Gostaria de me deter na terceira parábola, chamada de parábola do filho pródigo por algum tradutor desatento. Na verdade deveria ser chamada de parábola do Pai amoroso. Aqui o pai é o personagem principal, não o filho pródigo (esbanjador). Essa é a grande revelação de Deus para nós!

INTRODUÇÃO
Infelizmente em nossos dias, não ouvimos muito falar em graça de Deus. Parece que este assunto tornou-se obsoleto e tem sido relegado a um segundo plano por aqueles que pregam tanto o evangelho raso e de facilidades, quanto o evangelho de legalismos e terrorismo espiritual imposto por homens. Por isso, as pessoas têm perdido de vista algo que é o cerne da mensagem da cruz: A Graça Amorosa de um Deus Apaixonado por Pecadores arrependidos!

A minha oração é para que nenhum de nós saia deste lugar sem compreender essa verdade. Não importa quem você é ou o que fez, Deus ama você e quer recebê-lo de volta do jeito que está! Ele próprio irá transformá-lo! A religião pode mudar o comportamento por algum tempo, mas só o Senhor Jesus Cristo muda o caráter e a natureza do homem para todo o sempre.

O TEXTO LIDO NOS TRAZ TRÊS REVELAÇÕES TREMENDAS ACERCA DO CARÁTER GRACIOSO DE DEUS:

  1. Deus é o Pai que espera que aprendamos com as nossas escolhas – VS. 12-19:
  • Quem é pai ou mãe conhece o caráter do filho. Era assim também com o pai do filho pródigo. Possivelmente ele deve ter imaginado o fim daquela história, conhecia aquele menino, sabia que ele com certeza botaria fora tudo que levou uma vida inteira para ajuntar, mas não fez nada para impedir, respeitou a vontade do filho.
  • Aquela experiência era uma faca de dois gumes: poderia fazê-lo crescer e valorizar o que deixara para trás ou perder-se para sempre. Aprendemos aqui que esse traço do caráter de Deus mostra que ele espera pacientemente que aprendamos com as nossas decisões, muito embora, nossas escolhas impliquem em conseqüências, nem sempre agradáveis.
  • Aquele que anda longe dos caminhos do Senhor além de chafurdar na lama come comida de porcos, vive na desgraça, na imundície. A Bíblia também diz em Pv 14.12: Há caminhos que ao homem parecem direito, mas ao cabo deles  dá em caminhos de morte”.
  • Quando Deus é deixado de fora das nossas escolhas, o prazer torna-se escravidão. As piores dificuldades de um indivíduo começam quando ele tem a possibilidade de fazer o que bem entende”.
  1. Deus é o Pai que ama incondicionalmente e não despreza um coração quebrantado que se volta para ele – VS. 20,24:
  • A maior ênfase aqui não é a pecaminosidade do filho, mas o amor gracioso do pai. Foi essa lembrança do amor e da bondade do pai que levou àquele jovem ao arrependimento e ao perdão.
  • Note que quando aquele moço é avistado, seu pai corre ao seu encontro, e era desonroso um homem adulto correr dentro daquela cultura, mas aquele pai amoroso não se conteve ante a alegria de receber de volta e abraçar o filho perdido.
  • E a grande motivação para aquela atitude está no v. 24: Porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado”. O v. 7 deste capítulo diz que há júbilo no céu por um pecador que se arrepende!
  • Podemos imaginar o estado em que aquele rapaz se encontrava, bem como o mau cheiro que exalava, afinal, ele cuidava de porcos. Poderia ser facilmente confundido com um dos inúmeros mendigos da Palestina, mas o seu pai o reconheceu, apesar dos trapos. Correu em sua direção, o abraçou e beijou do jeito que estava, sujo e maltrapilho. Longe da casa do Pai, somos assim: sujos e maltrapilhos.
  • Aquele moço “caiu em si”, como diz o texto e resolveu voltar para seu pai, mas o pai já o aguardava. Não houve uma só palavra de recriminação ou acusação, simplesmente o pai o recebeu e o acolheu com amor.
  1. Deus é o Pai que restaura e restitui aquilo que seu filho perdeu por causa do pecado – VS. 21-23:
  • O Senhor é o Pai que respeita as nossas decisões, que nos ama apesar de nós, mas ele também restaura a nossa vida, restituindo a dignidade perdida, quando nos voltamos para ele com sinceridade de coração.
  • O pai interrompe o discurso ensaiado do filho no v.21 e logo em seguida ordena aos seus empregados que lhe tragam depressa a melhor roupa, sandálias para os pés (só os escravos andavam descalços) e, sobretudo, que lhe ponham novamente o anel no dedo, símbolo de reconciliação, autoridade e filiação. Ele voltou a fazer parte da família! Aleluia! Deus quer fazer isso hoje com você!
  • O pai não lhe trata como escravo ou empregado, mas como filho amado e não é só isso, ele também celebra com uma grande festa manda matar o novilho cevado, preparado para aquele dia tão esperado! A hora era de comunhão!
  • Tudo que o filho perdera com sua inconsequência, lhe seria restituído pelo pai. O perdão de Deus apaga as nossas transgressões e nos purifica de toda injustiça. O Senhor lança os nossos pecados nas profundezas do mar. Em Mq. 7.19 diz: “Tornará a ter misericórdia de nós; pisará aos pés as nossas iniqüidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar”.
  • O Senhor nos perdoa, zera a nossa vida e reescreve a nossa história. O Cristão verdadeiro não tem passado, porque ele é nova criatura, as coisas velhas passaram e tudo se fez novo”. II Co 5.17. Jesus é a nossa única chance de recomeçar do zero!
CONCLUSÃO
O que o Senhor deseja que aprendamos aqui?
  1. As nossas escolhas geram conseqüências e nem sempre agradáveis.
  2. Não importa quem somos ou o que fizemos. O Senhor é o Pai amoroso e misericordioso que espera por nós de braços abertos e quando nos voltamos para ele somos acolhidos como filhos amados.
  3. Ele perdoa nosso pecado, apaga as nossas transgressões e nos purifica de toda injustiça, zerando a nossa vida e reescrevendo a nossa história.
  4. O Senhor é o Pai amoroso e perdoador que restaura tudo que foi danificado em nós pelo pecado e restitui a nossa dignidade de filhos e herdeiros! O mesmo tratamento dado ao pródigo é dispensado pelo Pai Celestial a cada um dos filhos que se volta para ele.
  5. A graça maravilhosa do Pai Celestial, além de salvadora, ela também é libertadora, aperfeiçoadora, firmadora, fortalecedora e fundamentadora (ela é o nosso alicerce). Nela, portanto, devemos estar firmes, pois nada é feito fora da esfera da graça de Deus por intermédio de Cristo Jesus. – I Pe 5.10, 12b
Aleluia, amém!

Sermão/Pra. Nadia Malta em 11.11.12 – nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; www.ocolodopai.com

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...