domingo, 4 de novembro de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/O SENHOR É O SEU PASTOR?

 O SENHOR É O SEU PASTOR?  Salmo 23.


Objetivo: Trazer à consciência dos ouvintes os privilégios da suficiência experimentada pelos que são ovelhas do Senhor.

Idéia Central do Texto (ICT):
O salmo 23 é a mais bela e comovente das canções de Davi, o rei salmista. É chamado de salmo da intimidade e da comunhão com Deus.

Davi foi um homem de muitas batalhas e experiências espirituais e suas vitórias foram o resultado de sua intimidade com o Senhor. Este salmo é uma prova disso. Assim como fora um zeloso pastor para com as suas ovelhas, sentia na própria pele o cuidado amoroso do Pastor Celestial que o pastoreou por todos os dias de sua vida sobre a terra concedendo-lhe suficiência (O que basta) para completar a jornada. E essa é a ideia central deste salmo.

Introdução.
O homem contemporâneo vive a maior crise de necessidades de todos os tempos. As pessoas necessitam de tudo, de: esperança no amanhã; de cuidado; de amparo; de segurança; de provisão; de refrigério; de alimento; de água (a água do planeta está ameaçada); e, sobretudo de descanso. O mundo está acima de tudo cansado e necessitado de Deus. Falta suficiência!

Quando olhamos para essas necessidades do homem contemporâneo, percebemos o quanto a Palavra de Deus é atualíssima e sempre à frente de seu tempo.

Certa ocasião, Jesus olhou para as multidões e se compadeceu delas porque estavam aflitas e exaustas e eram como ovelhas que não tinham pastor - Mt.9.36. Os pastores orientais guardavam suas ovelhas, as conduziam, proviam alimento e água para elas, cuidavam delas quando estavam cansadas, feridas ou doentes, as livravam dos perigos, conheciam as suas ovelhas pelo nome e elas por sua vez, ouviam a voz deles e os seguiam. Davi usa a sua própria experiência, como pastor zeloso por suas ovelhas para ministrar aos seus leitores o cuidado do Senhor, como Supremo Pastor, e a sua suficiência provida para conosco.

Todas as necessidades do homem geram um imenso vazio em seu coração e esse vazio só pode ser preenchido por uma única pessoa: JESUS CRISTO, o Maravilhoso Pastor de nossas almas.

Davi cantou essas belas palavras, porque tinha certeza que o Senhor era verdadeiramente o Seu Pastor e o estava pastoreando continuamente e nada lhe faltaria. As bênçãos e promessas contidas neste salmo são para as ovelhas do Senhor. Você já é uma ovelha do Senhor?

PARA DESFRUTARMOS DOS PRIVILÉGIOS CONTIDOS NESTE SALMO PRECISAMOS RESPONDER AS SEGUINTES PERGUNTAS:

  1. Como saber se sou ovelha do Senhor?
  • Em primeiro lugar, precisamos saber quem é o Pastor do salmo 23. O Evangelho de João nos ajuda a descobrir isto, em Jo 10.11,14 Jesus afirma: Eu sou o Bom Pastor” e “Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem”.
  • Em segundo lugar, preciso me certificar de que tenho as marcas do meu Pastor e Senhor. Todo rebanho possui a marca do seu dono. Que marcas devem possuir as ovelhas do Bom Pastor?
  • – em Jo 10.26 diz: Vós não credes porque não sois das minhas ovelhas”; assim, aquele que não crê no Senhor Jesus, não é sua ovelha, por isso não pode receber as bênçãos contidas neste salmo.
  • Obediência – em Jo. 10.27 Jesus diz: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; Eu as conheço e elas me seguem”. O reformador Martinho Lutero disse que “as ovelhas do senhor são marcadas nas orelhas e nas patas”, porque ouvem e seguem ao Senhor.
  • Autonegação – em Lc 9.23 Jesus diz: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia-a-dia, tome a sua cruz e siga-me”.
  • Amor – em I Jo 4.8 diz: Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. Ver ainda Mc 12.28-31
  • A marca do sofrimento e da perseguição – em I Tm 3.12 diz: “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo serão perseguidos”; Gl 6.17
  • Uma vez ciente de que sou ovelha do senhor posso declarar: Tenho o suficiente, Nada me faltará”. V.1
  1. Como ovelha do Senhor, o quê não vai me faltar?
  • Como fazer essa declaração se na vida de muitas pessoas têm faltado tantas coisas como: emprego, dinheiro, amigos, saúde, oportunidade, paciência, juízo e mais uma lista enorme de coisas?
  • O “NADA” referido pelo salmista está diretamente vinculado ao relacionamento PASTOR/OVELHA. Sendo assim, o que Ele não vai nos deixar faltar?
  • CUIDADO/SUFICIÊNCIA – VS.2,3a: Quando seguimos o nosso Pastor, recebemos tudo de que verdadeiramente necessitamos. Ele zela e cuida de suas ovelhas prometendo que jamais lhes faltará aquilo de que necessitam para viver. Mas não podemos esquecer que necessidade é diferente de desejo. Nem sempre aquilo que desejamos nos é necessário. Sl 37.25; Mt 6.25-33; Jo 14.27
  • CONDUÇÃO/DIREÇÃO – VS. 3b, 4a: O nosso Pastor, JESUS é o Caminho que nos leva ao Pai – Jo 14.6; Ele é o único e suficiente mediador que nos reconcilia com Deus – I Tm 2.5; A ovelha do Senhor sempre sabe a direção a seguir, porque ouve a voz do pastor e o segue sem temor. A voz mansa e suave do Pastor se faz ouvir através do Espírito Santo.
  • PROTEÇÃO – v.4b: As ovelhas são animais frágeis que não enxergam muito bem, por isso, era comum se ver ovelhinhas resvalando os pés e caindo em vales e despenhadeiros. Mas o Pastor zeloso está sempre atento para salvá-las. I Jo 5.18; I Ts 1.10
  1. Como o nosso Pastor nos protege?
  • Em primeiro lugar ele nos protege com a sua própria vida – Jo 3.16; Jo 10.10-13, 15
  • Ele usa a VARA como instrumento de correção e também de defesa contra as feras que tentassem atacar o rebanho. Hb 12.4-7
  • O Pastor também usa o CAJADO, que é uma vara com uma de suas extremidades curvada para resgatar a ovelha perdida e trazê-la de volta ao aprisco.
  • Muitas vezes, deliberadamente por rebelião mesmo nos afastamos do aprisco e acabamos feridos ou viramos comida de lobo. I Co 10.12; Sl 39.5b. Alias, ovelha solitária é comida de lobo!
  • O Nosso Pastor é incansável e está sempre pronto para nos resgatar e curar nossas feridas. Sl 37.23.24; Lc. 15.4
  • ALÉM DO CUIDADO, DA PROVISÃO, DA CONDUÇÃO E DA PROTEÇÃO:
  • O Pastor sempre honra as suas ovelhas preparando-lhes uma MESA na presença de seus adversários – v.5; Jo 10.9; MESA aqui não é um móvel, mas um lugar espaçoso, onde as ovelhas encontram alimento abundante e os inimigos não têm acesso, olham apenas de longe.
  • O verdadeiro alimento leva à unção, à santificação que dá poder e autoridade para vencer os ataques adversários. As ovelhas no final do dia, antes de se recolherem eram ungidas com óleo para evitar os ataques de moscas e outros insetos e o pastor ainda se deitava à porta do aprisco para evitar a entrada de intrusos durante o repouso das ovelhas Jo 10.7. Deus faz assim conosco, nos cobrindo com seu Santo Espírito e acampando os seus anjos ao nosso redor. Sl. 34.7; 91.11.b
  • E finalmente ele promete às suas ovelhas, que a sua bondade e misericórdia as seguirão por todos os dias de suas vidas e que ainda habitarão na Casa do Senhor para todo o sempre. V.6; Jo 10.28,29
Conclusão: O QUE APRENDEMOS AQUI?
  1. Aprendemos a identificar o Pastor do salmo 23: Ele é JESUS CRISTO, nosso Senhor e Salvador.
  2. Aprendemos a identificar se temos as marcas do nosso pastor: fé; obediência; autonegação; amor; as marcas do sofrimento e da perseguição.
  3. Aprendemos que às suas ovelhas o Senhor promete que não lhes faltará: suficiência, refrigério, direção, consolação, disciplina, descanso, cuidado, condução, proteção, presença viva e assistência por todos os dias de suas vidas.
  4. O Senhor é o meu Pastor. E quanto a você? O Senhor é o seu Pastor?
Aleluia, amém!

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...