domingo, 25 de novembro de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/DEUS NÃO FAZ O QUE O HOMEM PODE E DEVE FAZER!

DEUS NÃO FAZ O QUE O HOMEM PODE E DEVE FAZER!
João 11:39-45 (Clique na referência ao lado para ler o texto bíblico na íntegra)


Objetivo: levar os ouvintes a compreenderem que Deus invariavelmente não faz o que o homem deve e pode fazer.

Idéia Central do Texto:
Os versículos lidos encerram o relato da ressurreição de Lázaro, irmão de Marta e Maria e amigo pessoal de Jesus.

Se lermos toda a narrativa, encontraremos detalhes extremamente interessantes como, por exemplo: ao receber a notícia da enfermidade grave de seu amigo, Jesus ainda demorou dois dias onde estava e depois foi para a Judéia, só então, resolveu ir até Betânia VS. 6,7; o Senhor ao receber a notícia disse aos presentes que aquela enfermidade não era para morte, mas para que se manifestasse ali a glória de Deus; aquela situação também revelou o verdadeiro sentimento de crítica e reprovação da ansiosa Marta v.21; revelou ainda a atitude de confiante adoração de Maria v.32; mostrou como Jesus responde à essa adoração sincera VS.33,35.

Cada um desses detalhes poderia servir de texto base para um sermão específico. No entanto, quero chamar para o que o Senhor ordena nos vês. 39-45. A idéia central aqui é que devemos e podemos tirar os obstáculos que atravancam o nosso milagre. Em outras palavras, tem algo impedindo o seu milagre. Trate de descobrir o que é, e agir depressa, pois há um defunto cheirando mal para ser ressuscitado! Faça isso hoje, em nome de Jesus!

Introdução:
Os cristãos têm a responsabilidade de ser sal e luz onde quer que estejam. No sermão do Monte Jesus diz: “Se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus!” Mt.5.20

Descobrimos aqui que fazer parte do “time” de Jesus não é nada fácil. Em toda situação que diz respeito ao servo de Deus há um aprendizado da parte dele, visando o nosso crescimento e edificação espiritual. E ouso dizer que não é diferente com a situação que você está vivendo agora. O grande problema é que somos alunos dispersos, distraídos. Sofremos de uma espécie de “dislexia espiritual” por isso no final do Evangelho de Lucas, o Senhor chama aqueles discípulos que caminhavam para Emaús de “néscios e tardos de coração” para entender o que ele diz e ensina. Aquela reprimenda vale para nós hoje!

HÁ DUAS AÇÕES ESPECÍFICAS ORDENADAS POR JESUS NO TEXTO QUE MOSTRAM QUE ELE NÃO FAZ O QUE O HOMEM PODE E DEVE FAZER:

  1. “Tirai a Pedra!”VS.39-41: “Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias. Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus? Tiraram, então, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste”.
  • Será que Jesus não tinha poder para retirar aquela pedra que tampava o túmulo de Lázaro? Certamente que sim, mas não o fez porque aquilo era atribuição dos homens. Assim como a decisão que você precisa tomar e tem postergado por medo e falta de fé. Essa decisão é sua atribuição, Deus não vai tomá-la em seu lugar, ele já ordenou que você saísse do túmulo, o mais é com você, mexa-se! Em Ed. 10.4 diz assim: “Levanta-te, pois esta coisa é de tua incumbência, e nós seremos contigo; sê forte e age”. O Senhor opera naquilo que é impossível ao homem. Mas em muitas ocasiões encontramos crer e agir andando juntos. Oração e ação em muitas ocasiões estão de braços dados.
  • O Senhor continua abrindo mares e rios, mas espera passos ousados de fé de nossa parte. Foi assim nas margens do Mar Vermelho quando o Senhor disse a Moisés: “Por que clamas a mim, dize aos filhos de Israel que marchem. E tu levanta o teu bordão e estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco” Êx. 14.15,16. Só aqui encontramos duas atitudes requeridas por Deus: Marchar e levantar o bordão na direção do mar. Assim aconteceu também na travessia do Jordão em Js 3.13 diz: “Porque há de acontecer que, assim que as plantas dos pés dos sacerdotes que levam a Arca do Senhor, o Senhor de toda a terra, pousem nas águas do Jordão, serão elas cortadas, a saber, as que vêm de cima, e se amontoarão”.
  • Esses textos falam de atitudes, de passos ousados de fé que Deus espera de nós, para que nossos mares, rios e portas se abram.
  • Muitas vezes nos comportamos como Marta e numa atitude de falta de fé e revolta contra Deus dizemos: “Se o Senhor estivesse aqui, o meu irmão não teria morrido”, “Senhor, já cheira mal”. Em outras palavras: “Não tem mais jeito, o Senhor demorou demais, agora é tarde não adianta mais. E assim muitos se revoltam contra Deus. Quando tiramos a pedra o Senhor Jesus dá graças a Deus e o milagre acontece. Vs. 41,43. A demora de Deus é o tempo da oportunidade para que a fé se manifeste.
  1. “Desatai-o Deixai-o ir!” – V. 44: “Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir”.
  • Depois de tirar a pedra prepare-se para o milagre. Mares, rios e portas se abrirão; mortos serão ressuscitados para a glória de Deus. Contudo, o Senhor não nos ressuscita para continuarmos amarrados, atados, com os olhos cobertos, mas para experimentarmos a liberdade dos filhos de Deus. Precisamos de liberdade para ir e vir para a glória de Deus. Em Isaias 58.6 o Senhor diz: “Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo?”. Em Gálatas 5.1,13 o apóstolo Paulo diz: “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão. Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor!”. Os atos do crente precisam glorificar o santo nome do Senhor.
  •  Há muitos que foram alcançados pela misericórdia de Deus, foram vivificados por ele, mas continuam amarrados a velhas tradições. Outros se acostumaram com situações, circunstancias, inclinações e até relacionamentos apodrecidos que cheiram mal e por comodismo não tiram as ataduras do conformismo, da falta de diálogo, do medo de dizer o que se sente, da preguiça, tudo isso tem atravancado a completa vitória nessas vidas e ainda culpam Deus. Receberam por milagre de Deus a vivificação do seu espírito morto, mas deixam as coisas antigas como estão, permanecem atados e com o rosto coberto, para continuar sentido pena de si mesmos e justificar a incompetência e falta de fé. Deus quer sacudir você do seu comodismo hoje! Seja forte e aja, em nome de Jesus!
  • Muitos vivem dentro de cemitérios cheirando a cadáveres apodrecidos e justificam a sua posição com uma falsa piedade que tem difamado o Senhor com afirmações do tipo: “Deus quis assim!” ou ainda: “Essa é a vontade de Deus!”.  Deus não quer que você viva desse jeito, antes a sua vontade para nós é boa, agradável e perfeita”. Rm 12.1,2
Conclusão: O QUE DEUS DESEJA NOS REVELAR HOJE?
  1. Deus é Deus de milagres, mas invariavelmente não faz o que o homem pode e deve fazer.
  2. Pedras têm atravancado o seu milagre. Identifique-as e tire-as do caminho em nome de Jesus!
  3. O Senhor sabe que seu morto já cheira mal, não precisa dizer isso a ele em sua revolta e auto- piedade. Ele só quer que você creia e tome uma atitude: Tire a pedra, aí a glória dele se manifestará na situação.
  4. Desate o que estava morto para que seja livre. Em outras palavras aprenda a desfrutar da liberdade dos filhos de Deus. Essa liberdade não é licença para pecar, mas para glorificar o no me do Senhor.
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 25.11.12  nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; www.ocolodopai.com  
Este material pode ser reproduzido e utilizado para evangelismo e edificação, desde seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...