quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Sermão/Pra Nadia Malta/REESTABELEÇAMOS OS JOELHOS TRÔPEGOS E OS PASSOS VACILANTES!

RESTABELEÇAMOS OS JOELHOS TRÔPEGOS E OS PASSOS VACILANTES!
I Coríntios 16:13,14 (Clique na referência ao lado para ler o texto bíblico na íntegra)


OBJETIVO
Exortar a igreja a andar de forma perseverante e completar a carreira que está proposta, mesmo em meio às dificuldades.

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
Os versículos lidos são as exortações finais feitas pelo apóstolo Paulo aos cristãos coríntios.
Para compreender melhor essas palavras, é necessário ler toda a epístola e, sobretudo entender o propósito para o qual fora escrita: admoestar aqueles irmãos a andar em santidade e perseverança para que o nome do Senhor fosse glorificado. 

A jovem igreja de Corinto tinha muitos problemas de ordem moral e doutrinária que precisavam ser corrigidos pelo apóstolo, como seu pai espiritual. Embora aquela amada igreja possuísse uma grande diversidade de dons, ainda assim é chamada atenção pelo apóstolo por sua carnalidade. Em I Co 3.1,2 Paulo diz: “Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais”.

Os versículos lidos no inicio trazem uma prática exortação àqueles que desejam andar em santidade e pureza moral de forma perseverante, tanto na Corinto dos dias de Paulo, quanto para a igreja de nossos dias.

INTRODUÇÃO
É interessante observar que para onde nos viramos hoje, há sempre uma oferta de fórmulas mágicas, sobretudo para resolver problemas, que vão desde a obesidade, as enfermidades em geral e até mesmo as coisas mais simples

As pessoas estão ávidas por respostas, soluções e possibilidades, desde que não tenham que fazer nenhum esforço ou sacrifício. No entanto, toda mudança requer atitudes. Mas, e quanto ao povo de Deus, que tem sido açoitado tanto por ventos doutrinários cada vez mais devastadores, quanto por tribulações cada vez mais angustiantes? Muitos cristãos têm andado de forma trôpega, vacilante diante dessas assolações. Será que não há nada que possamos fazer que nos assegure um andar firme e perseverante em Cristo? Será que não existe algo que possa reestabelecer nossos joelhos trôpegos e nossos passos vacilantes? O apóstolo Paulo responde através do texto a essas questões. As ordenanças dadas por ele nos versículos lidos precisam gerar atitudes por parte dos que experimentam o Cristo que vivifica. Só a partir daí, essas atitudes serão tomadas com leveza e “sobrenaturalidade”, na dependência do Espírito Santo. John Burke em seu livro: É Proibida a Entrada de Pessoas Perfeitas diz: “Se tentarmos forçar as pessoas a se aproximarem moralmente do evangelho antes de experimentarem a Fonte de Água Viva, nós as desidrataremos espiritualmente.

PAULO APONTA CINCO ATITUDES IMPERATIVAS QUE ASSEGURAM UM ANDAR FIRME E PERSEVERANTE EM CRISTO:

  1. Primeira Atitude: Sede Vigilantes!  V. 13 a:
  • A atitude de vigilância tem sido negligenciada pela maioria absoluta de nós. A vigilância que precisa estar sempre acompanhada da oração é uma questão de sobrevivência para todos os que servem a Deus. Somos espreitados incessantemente por ações e presenças demoníacas, que se colocam ao nosso derredor, para nos derrubar de nossa posição em Cristo.  Precisamos entender que não estamos de férias na terra, mas numa grande arena de guerra. Há um pensamento do Brigadeiro Eduardo Gomes que diz: “O preço da liberdade é a eterna vigilância”. Isto se aplica perfeitamente a nossa caminhada cristã.  Deus nos chamou, escolheu, salvou e capacitou a enfrentar as astutas ciladas do maligno, mas precisamos permanecer atentos do contrário, seremos terrivelmente envergonhados.

  1. Segunda Atitude: Permanecei Firmes na Fé!  V.13 b:
  • Descobrimos em Rm 12.3 que o Senhor repartiu uma medida de fé com cada um de nós. Contudo, essa medida de fé precisa ser multiplicada ouvindo e acatando a Palavra de Deus. Quanto mais a ouvimos, mais essa Palavra vai sendo consolidada se transformando em certeza inabalável.  Quando a fé se instala, ela dá firmeza aos nossos passos. Mesmo que ela seja como um grão de mostarda, poderemos deslocar os montes que obstaculam as nossas vitórias.
  1. Terceira Atitude: Portai-vos Varonilmente! V.13 c:
  • Aqui equivale dizer: “Comportem-se como pessoas maduras, não como crianças na fé!”. Crer é também pensar!
  • Maturidade espiritual se adquire quando nos alimentamos, meditamos e praticamos a Palavra de Deus. Não existe outro método. Os ventos doutrinários contrários à Palavra de Deus são devastadores e têm sido uma grande arma nas mãos do adversário para minar a perseverança dos santos, postergando ou impedindo a sua maturidade espiritual. Muitos cristãos que já deveriam ser mestres continuam necessitando de leite espiritual. Jesus está às portas, não temos muito tempo. É preciso amadurecer para ajudar os novos crentes. Esses sim, são bebês na fé, precisam de leite e colo até que se fortaleçam.
  • Você tem procurado ouvir a opinião dos que estão à sua volta sobre a sua maturidade? O Que eles dizem?
  1. Quarta Atitude: Fortalecei-vos! V.13 d:
  • Esse fortalecimento é experimentado pela leitura da Palavra de Deus e dependência do Espírito Santo diariamente. Nada fazemos de nós mesmos, somos tão somente instrumentos nas mãos de um Deus soberano e gracioso.  Portanto, se você já é um servo de Deus ore, clame, busque, peça esse fortalecimento e o receberá. A nossa força e suficiência vem de Deus. Você tem buscado em Deus esse fortalecimento?
  1. Quinta Atitude: Todos os vossos atos sejam feitos com amor! V.14:
  • A manifestação do amor desinteressado (ágape) é credencial de crente verdadeiro. Os atos concretos de amor de cada crente, sobretudo pelos que não merecem, testemunham de Cristo, não só lá fora, mas especialmente para os de sua casa. Em Cl 3.23 diz: Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens”. Quando o texto citado diz tudo, é tudo mesmo. De um simples copo de água oferecido a um sedento, a uma visita feita a um enfermo, de uma palavra de graça proferida ou mesmo a pregação do evangelho àqueles que nunca ouviram falar de Cristo. Por falar nisso, já elogiou a sua mulher hoje? E você já disse ao seu marido e filhos o quanto eles são importantes para você? Não? Então faça isso agora mesmo!
  • Em outras palavras, Paulo está dizendo exercitem-se na graça de Deus. Sejam canais dessa multiforme graça.

CONCLUSÃO
O que aprendemos aqui?
  1. Precisamos aprender a depender de Deus e de sua Santa Palavra. Quando levamos à sério o que dizem as Escrituras, as coisas começam a fluir para nós.
  2. Precisamos reaprender a vigiar e orar em todo tempo. Não “terceirize” a oração e a vigilância, faça você mesmo. Entre com ousadia no Santo dos Santos, leve diante de Deus a sua demanda e ache graça em sua presença. Precisamos permanecer firmes na fé e construir a nossa casa espiritual sobre a Rocha eterna que é Cristo. A fé é a vitória que vence o mundo e sem ela desagradamos a Deus.
  3. Aprendamos a nos portar varonilmente, de forma madura e corajosa, para que possamos cuidar dos novos crentes.
  4. Precisamos aprender a buscar o fortalecimento no Senhor e na força do seu poder.
  5. Finalmente, que todos os nossos atos sejam feitos com amor. Exercitemos incessantemente a graça de Deus, com todos. Com os que estão perto e com os que estão longe, sobretudo com aqueles que não merecem.
Aleluia, amém!

Sermão/Pra. Nadia Malta em 07.11.12 – nadiamalta@hotmail.com; nadiamalta@gmail.com; www.ocolodopai.com;

Este material pode ser reproduzido e utilizado par fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...