domingo, 29 de janeiro de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/TIRANDO AS VESTES NA PRESENÇA DE JESUS!

TIRANDO AS VESTES NA PRESENÇA DE JESUS!
(Só Jesus transforma desgraça em graça!)
João 8:1-11


OBJETIVO
Estimular pelo poder do Espírito Santo os ouvintes a tirarem suas vestes sujas diante do Senhor.

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
Cada um dos evangelistas apresenta Jesus de uma maneira: Mateus mostra Jesus como o Messias prometido; Marcos, o apresenta como o Conquistador e se preocupa mais com suas obras do que com o seu caráter; Lucas, o apresenta como o Divino Salvador; e João faz questão de mostrar Jesus como o próprio Deus Encarnado.

No texto lido, João mostra os religiosos da época de Jesus armando uma cilada para fazê-lo tropeçar na Lei de Moisés e terem algo para acusá-lo.

Contudo, Jesus sendo Deus, conhecendo-lhes os pensamentos e intenções do coração, reverte aquela situação numa das mais pungentes oportunidades de manifestação da graça perdoadora de Deus.

INTRODUÇÃO
Cada vez mais me convenço que é desejo de Deus curar as nossas feridas mais profundas, pela Palavra Viva que procede da sua boca. Se formos a Ele com sinceridade de coração, deixando cair todas as máscaras e nos desnudando completamente diante de sua soberana presença, sairemos curados. Por que muitos não alcançam a cura? Talvez por não saberem como lidar com a culpa. Pecar é facílimo em todos os sentidos, o difícil é lidar com a culpa. 

O sentimento de culpa é uma das forças mais poderosas que existe, chegando a ser destrutivo se não for tratado. Muitos diante da culpa reagem das mais diversas maneiras e a Bíblia está cheia de exemplos: esquivam-se como Adão (Gênesis 3:11,12); endurecem-se como Caim (Gênesis 4:4,8,9); fogem como Moisés (Êxodo 2:11-15); enlouquecem como Saul (I Samuel 16:16b); comovem-se como Davi (Salmo 32:1-5); choram amargamente como Pedro (Mateus 26:75); suicidam-se como Judas (Mateus 27:2-5); reconhecem, se quebrantam como o filho pródigo e fazem o caminho de volta para o Pai (Lucas 15:18,19). Cada um age e reage de um jeito próprio.

É comum também transferir a culpa para os outros como forma de defesa. Aliás, essa reação é a preferida de muitos.

Há um poder libertador e terapêutico no reconhecimento e na confissão de pecado, que precisa ser experimentado por cada um de nós. Em Provérbios 28:13 diz assim: “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que confessa e deixa alcançará misericórdia”. Reconhecer e confessar diante de Deus e se necessário diante da pessoa ofendida nos coloca no centro da promessa de Deus em Romanos 8:1“Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. E ainda, em Miquéias 7:18,19“Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades, e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar”. Perdoar e receber perdão gera cura e libertação!


O TEXTO LIDO NOS TRAZ ALGUMAS REVELAÇÕES:

1. Haverá sempre acusadores ao redor, ávidos para condenar seus semelhantes (vs. 1-6):
  • Os Escribas e Fariseus, religiosos doutores da lei, são chamados de hipócritas (mascarados) tanto por João Batista quanto por Jesus. Eles possuíam uma fachada de ilibada conduta, mas foram comparados a sepulcros caiados (belos por fora e cheios de podridão e rapina por dentro). Eles trazem a Jesus o caso de uma mulher adúltera e perguntam o que Ele vai fazer. Cobram uma punição.
  • Mas Jesus não responde palavra e se inclina para escrever no chão. O que Ele escrevia? Ninguém sabe. Alguns teólogos mais presunçosos ousam dizer que Ele escrevia ali no chão os pecados, não da mulher, mas dos religiosos. Porque Ele não vê ou se impressiona com as nossas exterioridades, Ele sonda mentes e corações.
  • A primeira lição do texto é que não estamos aqui para julgar ou condenar os nossos semelhantes, mas para sermos canais da sua graça a fim de que os “desgraçados” sejam alcançados pela graça salvadora que redime e apaga pecados.
  • A mulher adúltera não pecou sozinha. Se ela foi apanhada em flagrante adultério, cadê o adúltero? Ele nem aparece na cena, se evadiu, cumpriu o seu papel naquela armação. A Lei de Moisés previa a pena capital para ambos, não apenas para a mulher (Deuteronômio 22:22). Talvez aquilo tudo tivesse sido preparado para apanhar Jesus nalguma falta.
  • O pior e mais grave de tudo é que muitas vezes as pessoas são usadas por satanás para acusar seus semelhantes. Toda acusação é maligna. E ainda há aqueles que congelam a imagem de alguém, pelo que aquela pessoa foi no passado, e não conseguem confiar na graça transformadora de Deus.
  • Se você se enquadra nessa categoria, saia daqui hoje com o firme propósito de mudar a sua atitude com relação à pessoa que está do seu lado. Profetize bênção sobre a vida dela em nome de Jesus Cristo. 

2. A graça é perdoadora, mas é também confrontadora (vs. 7-9):
  • O acusador, aquele que age sempre sob a eficácia de satanás, é insistente, ele quer ver a desgraça do outro, mas não resiste a uma boa confrontação. Invariavelmente foge, não deseja ser desmascarado e rejeita a própria cura.
  • Mais uma vez gostaria de insistir: Jesus é Deus e sonda mentes e corações, nossas exterioridades não o impressionam. A nossa aparência de piedade não toca o coração de Deus. O que toca a profundeza de Deus é a sinceridade do nosso coração. Ele nos vê nus, como realmente somos.
  • O Senhor deseja relacionar-se conosco de forma intima de modo que confiemos a Ele as nossas sujidades, os nossos pecados, as nossas cargas, culpas e busquemos o seu perdão. Quem age assim, encontra cura e libertação! 

3. A graça pode alcançar o pior pecador, porque ela tem a medida do amor de Deus – largura, altura, comprimento e  profundidade (Efésios 3:17-19) – (vs. 10,11):
  • O versículo nove no seu final diz que todos fugiram acusados pela própria consciência, ficando somente Jesus e a mulher. Note que a acusada não fugiu, ela se sentiu amada, apesar de sua nudez exposta.
  • Jesus ali não contemplou a nudez física daquela mulher, mas a nudez da alma. Ela teve a sua alma perscrutada pelo Senhor.
  • Aquela mulher não era uma pessoa feliz. Aliás, ninguém que vive em situação semelhante consegue ser feliz. Talvez ela não enxergasse uma saída para a sua vida e contentava-se com as migalhas de sentimentos, com aquilo que sobrava da esposa legítima. Era usada sexualmente e não se dava conta disso. Note que o texto não diz que ela era uma prostituta que ganhava dinheiro vendendo seu corpo, mas era adúltera, ela dividia um homem com outra mulher, ela vivia das sobras. Talvez este seja o seu caso e hoje Jesus veio para libertá-la. Minha irmã você não é uma lata de lixo, você é amada por Deus. Ele quer o melhor para a sua vida.
  • Além de toda humilhação que era a sua vida, ainda foi usada para a cilada preparada pelos religiosos contra Jesus e não teve a proteção nem do seu companheiro de pecado.
  • O texto lido traz uma série de contrastes: Lei e graça; treva e luz; escravidão e liberdade; desonra e honra; religiosidade de fachada e relacionamento íntimo com o Senhor.
  • Jesus ficando sozinho com aquela mulher, perguntou-lhe ternamente: “Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais”. Perdão implica em abandono de pecados, em mudança de vida. 

CONCLUSÃO
O que você prefere, qual a sua escolha?
  1. A atitude dos religiosos que se achavam no direito de acusar seus semelhantes e rejeitaram o perdão de Jesus fugindo acusados pela própria consciência? Você vai fugir mais uma vez?
  2. Você vai continuar da mesma maneira com essa vida de desgraça, de trevas, de morte, de desonra e de migalhas? E com os mesmos velhos pecados encapados achando que o Senhor não os vê?
  3. Ou hoje você finalmente se sentiu tocado pelo Espírito Santo e resolveu tirar as velhas roupagens e deixar que o Senhor contemple a sua nudez e perdoe seu pecado? Perdão de pecados implica em mudança de vida. Jesus diz a você hoje: “Vai e não peques mais!”.
  4. Aquela mulher saiu perdoada e restaurada. E você? Como deseja sair deste lugar? 

Aleluia, amém!

Sermão/Pra. Nadia Malta em 29/1/2012 - nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://ocolodopai.blogspot.com.

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...