quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/RELACIONANDO-SE INTIMAMENTE COM DEUS!

RELACIONANDO-SE INTIMAMENTE COM DEUS!
Salmo 37:3-7
“Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá: Ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente. Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal.”

OBJETIVO
Levar o povo de Deus a experimentá-lo em um relacionamento íntimo com ele.

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
Os salmos 37 e 73 falam do contraste entre o justo e o perverso. Enquanto o perverso aparentemente não passa por grandes sofrimentos, o justo parece ser assolado sempre.

Quando nos aprofundamos nas reflexões do salmista percebemos que as coisas não são bem assim e que a felicidade aparente do perverso é também temporária. E Jesus disse que passaríamos por aflições, mas precisamos ter bom ânimo porque Ele venceu o mundo e nos habilitou para vencer.

Fizemos um pequeno recorte deste salmo para refletir sobre a necessidade de aprendermos a nos relacionar intimamente com o Senhor em todo o tempo, especialmente em meio às dificuldades pelas quais passamos. O texto lido apresenta ordenanças da parte de Deus que são na verdade premissas para as promessas que as seguem.

INTRODUÇÃO
Quanto mais ouço as pessoas, mais tenho a certeza de que poucas são as que experimentam um relacionamento íntimo com o Senhor. O que me leva a essa triste conclusão? A forma como agem e reagem às dificuldades.

Um relacionamento se constrói através da convivência e da intimidade. Quanto mais convivemos com uma pessoa, mas íntimos nos tornamos dela, chega-se ao ponto de gestos serem traduzidos sem que palavras sejam necessárias. Espiritualmente é do mesmo modo. Contudo, percebemos uma tendência hoje para o isolamento, ninguém tem tempo pra ninguém, as pessoas estão cada vez mais inclinadas a morar sozinhas e multidões de ilhas humanas vão surgindo a cada dia.

Jesus não propõe uma religião ritualisticamente mecânica nos moldes passados, mas uma religação do homem com Deus através da intimidade relacional. Isto precisa ser construído, do contrário murcharemos espiritualmente.

O TEXTO LIDO APONTA AÇÕES IMPERATIVAS DA PARTE DE DEUS QUE SÃO NA VERDADE PREMISSAS PARA AS PROMESSAS QUE ELE TEM PARA NÓS:

1. Confia no Senhor e faze o bem (v. 3):
  • Confiar pressupõe conhecer, e o Senhor ordena aqui que confiemos nele e sejamos um canal da sua graça sobre a terra.
  • O que semearmos voltará para nós. Seja qual for a natureza da semente utilizada, colheremos do seu fruto. Para sermos canais de Deus é necessário nos alimentarmos da sua palavra, só assim habitaremos na terra e desfrutaremos de segurança. Essa segurança não é circunstancial, mas a confiança que estamos nas mãos de Deus. Ele está no controle de absolutamente tudo. O bem maior que podemos fazer aos outros é falar do amor de Deus, alcançar vidas para Jesus, sem perder de vista os atos concretos de amor que precisamos manifestar aos outros à nossa volta. 

2. Agrada-te do Senhor (v. 4):
  • Agradar aqui tem o sentido de deleitar-se, de desfrutar do Senhor, experimentar Deus em nosso dia a dia.
  • Colocar Deus em nosso cotidiano é um grande desafio para os que dizem professá-lo. Temos a impressão que muitos acham que o Senhor está apenas dentro das quatro paredes dos templos.
  • Precisamos aprender a inserir Deus no caminho que percorremos, no ônibus que apanhamos, na feira que fazemos, em nossa ida ao médico, em nossas conversas triviais, na hora das refeições, em nossos ambientes de trabalho e até em nossos relacionamentos humanos mais conflituosos. Ele quer participar até de nossas encrencas particulares e nos ajudar a desencrencá-las. Tudo em nossa vida diz respeito a Ele. Só precisamos convidá-lo a participar conosco.
  • Quando desfrutamos dele assim, Ele satisfará os desejos dos nossos corações. Esta é uma forma de galardoar os que o buscam em verdade. 

3. Entrega o caminho ao Senhor confiando nele (v. 5):
  • Além de experimentar o Senhor em nosso dia a dia, é necessário aprender a entregar a Ele todas as coisas com as quais não sabemos lidar. Todas as nossas impossibilidades.
  • O Senhor tem sempre uma saída impensável ou impossível. Na verdade, o impossível é apenas uma de suas especialidades. Nunca sabemos como Ele agirá. Mas, quando confiamos nele de verdade, sabemos que mais cedo ou mais tarde, Ele de fato agirá. “Ele não se atrasa, ele capricha!”
  • Diante de uma peleja, “Ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente”

4. Descansa no Senhor e espera nele (v. 7):
  • Descansar. Que palavra linda! Estamos todos ávidos por folga.
  • Jesus é o DESCANSO de Deus. Descanso para nós não é um lugar, mas uma pessoa, e precisamos aprender a nos refugiar nele.
  • Aprendemos que o Senhor também é a ESPERANÇA de Israel, portanto, além de descansar nele, também podemos esperar nele. Sempre! 

CONCLUSÃO
O que o salmista nos ensina?
  1. Precisamos aprender a nos relacionarmos intimamente com o Senhor.
  2. Se quisermos desfrutar das promessas de Deus, precisamos atentar para as suas ordenanças.
  3. O Senhor nos ordena a: Confiar nele e fazer o bem, Desfrutá-lo em nosso dia a dia, Entregar o nosso caminho a Ele com confiança e finalmente Experimentá-lo como nosso Descanso e a nossa Esperança viva. 

Aleluia, amém!

Sermão/Pra. Nadia Malta em 12/1/2012 - nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://ocolodopai.blogspot.com.

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...