domingo, 22 de janeiro de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/UM REI NO QUINTAL COM O CORAÇÃO SEGUNDO O DE DEUS!

UM REI NO QUINTAL COM O CORAÇÃO SEGUNDO O DE DEUS
Salmo 89:20-29


OBJETIVO
Mostrar aos ouvintes que mesmo a despeito de nossas fraquezas, Deus nos escolheu e nos ungiu para sermos segundo o seu coração!

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
O Salmo 89 fala da promessa de um reino messiânico, dado a linhagem de Davi. São 52 versículos, foi escrito por Etã, o ezraíta e as suas promessas encontram aplicação plena na pessoa do Senhor Jesus Cristo, que segundo a carne, veio através da linhagem de Davi. 

Nos versículos lidos, percebemos não as palavras do salmista, mas as palavras do próprio Deus, exaltando a Davi, seu ungido e lhe fazendo promessas.

INTRODUÇÃO
O que faz com que Deus, o Todo Poderoso, Criador e Sustentador de todas as coisas, possa falar elogiosamente de um simples mortal? Por que Davi (O Amado), querido rei e salmista de Israel foi chamado de: homem segundo o coração de Deus? (Atos 13:22). Talvez o próprio Davi também se perguntasse isso. Mas, quando olhamos para a vida de Davi descrita na Palavra do Senhor, é fácil descobrir a razão desse título elogioso que encerra também tanta responsabilidade em quem o carrega.

Assim como Davi, todos os eleitos do Senhor são homens e mulheres segundo o coração de Deus, apesar das suas fraquezas, vulnerabilidades, tortuosidades, limitações e inadequações, mas alcançados eficazmente pelo favor imerecido de Deus, regenerados pelo Santo Espírito.

Quando examinamos um pouco a vida de Davi, em I Samuel 16:1, encontramos Deus enviando o profeta Samuel à casa do belemita Jessé, pai de Davi. O Senhor diz assim na parte final do versículo: “porque dentre seus filhos, me provi de um rei”. Jessé fez passar diante de Samuel sete dos seus oito filhos, mas faltava o mais moço, que estava no campo apascentando as ovelhas de seu pai. Quando chegou a vez de Davi, o Senhor disse ao profeta Samuel no v. 12“Levanta-te e unge-o, pois este é ele”. Havia um rei no quintal de Jessé e ele nem sabia. Exatamente aquele que fugia aos padrões de escolha do homem.  Deus faz assim, Ele não vê o exterior, mas o coração do homem.  O que faz com que Deus escolha alguém e diga: “é este”; “é esta” – vou ungi-lo? A resposta é: Soberania, Presciência e Graça de Deus.

Deus queria levantar um novo rei no lugar de Saul e Davi era o escolhido. Davi, apesar de não ser perfeito, muito pelo contrário, possuía características interiores que só o Senhor podia ver.

O Senhor continua procurando homens e mulheres, nos quintais da vida, que fogem aos critérios humanos de escolha, sobre os quais ele possa dizer: “é este, é esta – vou ungi-lo”.

CARACTERÍSTICAS ENCONTRADAS EM DAVI QUE O LEVOU A SER CHAMADO DE HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS:

1. Davi era um adorador:
  • Davi tinha um coração inclinado a adorar ao Senhor. O adorador reconhece os atributos de Deus. Davi creditava a Deus os seus feitos, do mais simples ao mais complexo. Tudo era atribuído a Deus e ele o glorificava por isso.
  • O Senhor continua procurando adoradores que o adorem em espírito e em verdade.
  • Veja o que ele diz no Salmo 18:2“O Senhor é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte”. E ainda, no Salmo 54:4“Eis que Deus é o meu ajudador, o Senhor é quem me sustém a vida”

2. Davi era obediente a Deus:
  • Davi possuía um coração adorador e uma inclinação para a obediência.
  • O prazer dele estava na Lei do Senhor. Quando teve oportunidade de matar Saul, seu inimigo, não o fez para não ferir um preceito da Lei de Deus, que proibia tocar nos seus ungidos, mesmo que isso pudesse custar a sua própria vida. Deus o honrou e o livrou de seus inimigos. Obedecer é melhor que sacrificar. 

3. Davi era humilde:
  • A Bíblia diz que o Senhor não se agrada do soberbo, do vaidoso. Veja o que diz Davi, no Salmo 131:1“SENHOR, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim”.
  • Hoje é tão comum encontrarmos homens e mulheres de Deus alardeando uma super espiritualidade, quando deveriam exercitar a humildade. Tudo que temos, sabemos e somos provém de Deus e é para a glória dele. 

4. Davi era um homem determinado, focado em Deus:
  • Ele não era um fracote, medroso, indeciso; quando ele dizia vou fazer isto, pode ter certeza, que era exatamente o que faria.
  • Foi assim quando matou o leão, quando matou o urso; quando matou o gigante Golias; enfrentou tudo e todos, confiado em Deus e saiu vencedor.
  • Foi assim com Abigail, viúva de Nabal; quando ele a viu, disse: “essa vai ser minha esposa” e assim foi.
  • Até mesmo pra fazer bobagens ele também tinha determinação e a Bíblia não esconde seus pecados, pelo contrário.
  • Sabe por que ele não tinha medo? Porque ele sabia em que fora habilitado por Deus. Ele sabia manejar a funda (espécie de estilingue) como ninguém. Quando foi enfrentar Golias, Saul quis que ele usasse a sua armadura, mas ele respondeu: “não posso andar com isto, pois nunca usei” e preferiu usar a funda, pois era algo que ele dominava bem.
  • Qual é o seu dom? Valorize aquilo que você tem recebido de Deus; valorize o seu dom, invista nele. Busque como Davi aperfeiçoar seu ponto forte. Há uma diferença entre fazer algo na obra de Deus porque simplesmente queremos, e fazer porque fomos habilitados por Deus para fazer. Muitos ministérios fracassam pela falta desse entendimento. Quando Deus nos escolhe, Ele nos capacita. Então, para aquilo que você sabe que foi chamado para fazer, faça-o da melhor maneira, seja um especialista.
  • Deus tem um sonho e você faz parte dele, naquilo para o qual Ele o escolheu, capacitou e comissionou. 

5. Davi era rápido para resolver problemas; era prático nas atitudes e cheio de fé:
  • Davi não ficava remoendo problemas como muitos de nós; confiava em Deus para resolvê-los.
  • Não importava o tamanho do problema, fosse do tamanho de um leão, de um urso ou de um gigante de 3 m de altura; fosse um homem ou um exército, se algo precisasse ser feito, ele o faria, rapidamente. Diga hoje: “Eu preciso resolver o meu problema, e vou ser rápido, não vou adiar mais”. Tomar atitude é melhor que tomar remédios!
  • Resolução de problemas passa por atitudes, e muitas vezes nos acovardamos diante delas; Davi não temia tomar atitudes, ele sabia que com o Senhor ele saltaria muralhas e desbarataria exércitos (Salmo 18:29)Toda situação que enfrentamos tem um tipo de ganho para nós; às vezes esse ganho é inconsciente. E por causa desse ganho não tomamos atitude para mudar aquilo que nos aflige. Qual o seu ganho na situação que o aflige? 

6. Davi era rápido para se arrepender e mudar de atitude:
  • Quantas vezes Davi pecou, errou e se equivocou? Muitas, mas era rápido em reconhecer seus pecados sempre que confrontado, se quebrantar diante de Deus e arrependido mudava de atitude (Salmo 32:1-5).
  • Não permita que o pecado arme tenda em sua vida; quando demoramos em nos livrar do pecado, dele nos tornamos escravos irremediavelmente e acabamos desmascarados por ele. Confessar pecado é desmascará-lo e tirar do diabo a legalidade para nos acusar.
  • Veja o que diz Davi no Salmo 51:1,2“Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade, e segundo a multidão das tuas misericórdias apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado”.
  • Por isso, irmãos, quando o Senhor os confrontar com algum pecado, sejam humildes, não se escondam; confessem e abandonem o pecado para que possam alcançar misericórdia. 

QUAIS AS PROMESSAS FEITAS POR DEUS A DAVI, POR SER UM HOMEM SEGUNDO O SEU CORAÇÃO?
  1. O Senhor prometeu estar com ele e o fortalecer (vs. 20,21).
  2. Prometeu que o inimigo jamais prevaleceria contra ele (vs. 22,23).
  3. Prometeu que a sua fidelidade e bondade estariam sempre com Davi (v. 24).
  4. Prometeu alargar as suas fronteiras (v. 25).
  5. Prometeu que ele poderia chamá-lo de Pai (vs. 26,27).
  6. Prometeu que sua graça jamais se apartaria dele (v. 28).
  7. O Senhor estabeleceu com Davi a Aliança de um Reino Messiânico, e da sua linhagem suscitou o Redentor: Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador (v. 29). 

CONCLUSÃO
Que características apresentam aqueles que têm o coração segundo o de Deus?
  1. São adoradores, priorizam Deus.
  2. São inclinados a obedecer ao Senhor.
  3. Têm coração humilde e quebrantado diante de Deus.
  4. Possuem determinação e são focados em Deus, sabem em quem creem.
  5. Resolvem seus problemas confiados não em si mesmos, mas em Deus.
  6. Possuem facilidade de reconhecer pecados, confessá-los e abandoná-los. 

Aleluia, amém!

Sermão/Pra. Nadia Malta em 22/1/2012 - nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://ocolodopai.blogspot.com.

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...