quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/A HORA É DE PREPARAÇÃO!

A HORA É DE PREPARAÇÃO!
Romanos 13:11-14
“E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos. Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências”.


OBJETIVO
Levar a igreja a refletir na necessidade de preparação para a segunda vinda do Senhor Jesus Cristo.

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
A Epístola do apóstolo Paulo aos Romanos é chamada muito apropriadamente de Evangelho segundo Paulo. Tem sido ao longo dos séculos a carta das grandes conversões. E não é sem razão que tem impactado gerações.

O apóstolo ao mesmo tempo em que é profundamente doutrinário, é também extremamente prático em suas colocações.

O capítulo 13 é recheado de advertências e ordenanças com relação à vida cotidiana dos cristãos. Ele ressalta as atitudes muito mais que as simples palavras. Ele encerra o capítulo trazendo uma viva direção para os crentes em Jesus de todas as épocas, aqueles que “conhecem o tempo” e sabem que a vinda de Cristo está agora ainda mais próxima. É tempo de preparação!

INTRODUÇÃO
O discurso religioso tem caído em descrédito, especialmente em nossa época, por causa dos que pregam e não vivem, pregam e não agem.

Mais que em qualquer outro tempo se faz necessário viver o evangelho, chamar o Cristo para o nosso caminhar diário. Falar, só se imprescindível, mas testemunhar sempre, mostrando as evidências de uma vida regenerada, transformada com atitudes que falam por si. Precisamos associar a oração, a fé e a ação. Deus não fará o que o homem foi habilitado por Ele para fazer.

O APÓSTOLO PAULO ORDENA ALGUMAS ATITUDES PRÁTICAS PARA AQUELES QUE CONHECEM O TEMPO E QUEREM ESPERAR PELO SENHOR COM UMA VIDA DE TESTEMUNHO:

1. Despertar do sono (v. 11):
  • Jesus está às portas e não podemos adormecer como as virgens néscias mencionadas na parábola pelo Senhor, que acabaram perdendo a hora da chegada do Noivo.
  • Que sono é esse que o Senhor menciona através do apóstolo Paulo? Certamente é o sono da apatia e da mornidão espiritual que tem levado muitos a arrefecer na fé e no testemunho, deixando-se envolver pelos apelos do mundo.
  • A oração vigilante é uma atitude da qual o discípulo não pode se apartar. 

2. Deixar as obras das trevas e se Revestir das armas da luz (v. 12):
  • As epístolas em geral, especialmente as Paulinas, têm falado incansavelmente da necessidade de nos desembaraçarmos das velhas atitudes e assumirmos a nova identidade de pessoas regeneradas, recriadas pelo Senhor. Falta uma transformação pela renovação da mente. Como fazemos isto? Por meio da Palavra viva e eficaz do Senhor. Transformar cada ordenança em alvo a ser alcançado é o grande desafio do discípulo de Cristo.
  • Falar de Jesus é facílimo, estampar textos bíblicos nas roupas e paredes é ainda mais fácil, no entanto, ter atitudes que proclamem o Cristo tem ficado cada vez mais raro. Por que será? Que possamos parar para refletir! 

3. Andar dignamente como em pleno dia (v. 13):
  • O texto aqui fica mais específico e enfático (note que o apóstolo está falando para crentes):
  • Andar como em pleno dia, de forma clara e transparente, sem ter nada a esconder. Não andar em orgias e bebedices. Não andar em impudicícias e dissoluções. Não andar em contendas e ciúmes.
  • O Senhor requer de nós uma vida de santidade, no sentido de separação do pecado, não de “santarronice” exterior, apenas para impressionar os tolos. Estamos no mundo, mas não somos dele, por isso não podemos ser coniventes com as suas práticas malignas. No entanto, devemos ter sensibilidade para agir e nos posicionar quando necessário. Quando devemos nos envolver com o mundo? Quando nos permitimos ser canais de Deus para alcançar quantos vivem distantes dele. 

4. Revestir-se do Senhor Jesus Cristo (v. 14a):
  • O segredo da santidade do discípulo de Cristo é se revestir dele. Como fazemos isso? A resposta está em Colossenses 3:12-16“Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito. Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos. Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações” (NVI).
  • Aqui também vale salientar a necessidade de prudência e discernimento para perceber as artimanhas do maligno através daqueles que não querem o Cristo, mas apenas trazer embaraço e peso para aqueles que estão fazendo a obra de Deus. O Senhor nos ordena a sermos simples como as pombas e prudentes como as serpentes.

5. Nada dispor para a carne no tocante aos seus desejos (v. 14b):
  • A carne é sem dúvida o pior dos inimigos do homem. Juntamente com as ofertas do mundo e os estímulos do adversário, ela se coloca como um grande desafio a ser vencido pelos santos de Deus. Paulo ordena aqui a não nos deixarmos dominar pelos apelos da nossa carne.
  • A carne não se converte, precisa ser domada, subjugada no tocante às suas inclinações. Qual a inclinação da sua carne? Por quem ela clama dia e noite? Qual o anseio furioso, do qual você não consegue resistir ou domar? Identifique e mate a carne de fome nessa área específica, jejue dessa prática até a completa libertação. 

CONCLUSÃO
O que precisamos aprender como discípulos de Jesus?
  1. Precisamos despertar e nos preparar, pois o Senhor está às portas.
  2. Precisamos ter atitudes que proclamem o Cristo e falem mais alto que as nossas palavras.
  3. Precisamos andar em pleno dia de forma transparente e nos dispor a sermos canais para alcançar quantos vivem distantes de Deus.
  4. Precisamos ter Jesus como paradigma, nos revestir dele, seguir seus passos e pelo Espírito agir como Ele agiu.
  5. Precisamos jejuar em cada área de nossa carne que nos tem escravizado. Cada um conhece as suas fraquezas. Submetamo-nos ao Senhor. 

Aleluia, Amém!

Sermão/Pra. Nadia Malta em 18/1/2012 - nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://ocolodopai.blogspot.com.

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...