terça-feira, 8 de junho de 2021

Meditação/Nadia Malta/ESPEREMOS NO SENHOR!

 ESPEREMOS NO SENHOR!

                                                                                        


Apesar disso, esta certeza eu tenho: viverei até ver a bondade do Senhor na terra. Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor”. Salmos 27.13,14. 


O poema todo é um anseio do salmista Davi pela presença de Deus em meio a uma grande aflição. Aqui podemos perceber a fé profunda desse homem de Deus. Embora não conheçamos a situação histórica que deu origem a essas palavras tão cheias de fé e confiança no Senhor, não é difícil de imaginar o tipo de luta enfrentada ali. Os versículos citados encerram o salmo com uma declaração de fé baseada em tudo que ele já vivera e traz uma palavra de encorajamento dita a si mesmo no meio de uma grande aflição. Mais uma vez encontramos o salmista Davi ansiando pela presença de Deus. Vale a pena ler todo o salmo e internalizar as palavras do salmista, que trazem alento aos corações angustiados. Já mencionamos outras vezes que a estrada da confiança absoluta nem sempre é transitável. Há momentos que é impossível percorrê-la. É nesses momentos que paramos e clamamos ao nosso Guia e Salvador. Que aumente a nossa fé à semelhança do pai daquele jovem endemoninhado que pediu a Jesus que o ajudasse em sua falta de fé. Por isso é sempre edificante não perder de vista as experiências dos servos de Deus que viveram no passado.

A vida é uma sucessão de altos e baixos contínuos e aqui e acolá fraquejamos. Tem uma frase de Guimarães Rosas, o grande escritor brasileiro extraída da sua obra magistral Grande Sertão Veredas, que diz assim: “O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: Esquenta e esfria; aperta e daí afrouxa; sossega e depois desinquieta. O que ela quer é gente de coragem”! Quanta verdade nessas palavras! Só faltou dizer que essa coragem não nasce pronta, vai sendo forjada no furor dos duros e sucessivos combates. Ninguém tem experimentado isso na carne mais que os cristãos. E em se tratando dos cristãos, o Senhor já os capacitou com espírito de amor, de poder e de moderação, diz o apóstolo Paulo falando ao jovem pastor Timóteo. E é precisamente nas horas dos grandes combates que descobrimos o potencial que nos foi dado por Deus. Uma coisa não podemos perder de vista: A terra definitivamente não é um parque de diversões, mas uma arena implacável de guerra! Aqui é vencer ou vencer! Os que esmorecem saem do combate. Abandonam o round.

Os que permanecem firmes são chamados pelo Senhor de Carvalhos de Justiça plantados por ele para a sua glória: São Resistentes, perseverantes e mesmo depois das intempéries permanecem cheios de seiva e verdor. Prontos a dar a sua sombra aos que se encontram cansados. A certeza da presença do Senhor encoraja e fortalece o rei salmista. Temos falado tantas vezes sobre a necessidade de um viver experiencial com Deus. Esperar em Deus requer fortalecimento e coragem. Que o Senhor nos encha da sua presença! Que todos os nossos espaços sejam preenchidos por ele! O que aprendemos aqui em meio às nossas próprias lutas? Não deixemos de declarar a nossa fé. Especialmente nos momentos mais difíceis devemos trazer à memória o que Deus já fez. Os livramentos que recebemos da parte dele. O mesmo que fez, faz e fará! Aprendamos a desenvolver diálogos íntimos. Sim, falemos com a nossa alma. Que possamos nos encorajar baseados na fé que declaramos. Nadia Malta.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...