sábado, 5 de junho de 2021

Meditação/Nadia Malta/CUIDADO: O CORAÇÃO É UMA FÁBRICA DE ÍDOLOS!

 CUIDADO: O CORAÇÃO É UMA FÁBRICA DE ÍDOLOS!

                                                                           


Filho do homem, estes homens ergueram ídolos em seus corações e puseram tropeços ímpios diante de si. Devo deixar que me consultem? Ora, diga-lhes: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Quando qualquer israelita erguer ídolos em seu coração e puser um tropeço ímpio diante do seu rosto e depois for consultar um profeta, eu o Senhor, eu mesmo, responderei a ele conforme a sua idolatria”. Ezequiel 14.3,4. 


Os versículos citados estão inseridos em um contexto que fala do castigo dos idólatras. O Senhor traz uma palavra dura por meio do profeta Ezequiel sobre aqueles que praticam suas detestáveis idolatrias, mais especificamente ainda fala aos que erguem seus ídolos no coração e ali prestam seus cultos. A esses o Senhor declara: “Quando qualquer israelita ou qualquer estrangeiro residente em Israel separar-se de mim e erguer ídolos em seu coração e puser um tropeço ímpio diante de si e depois for a um profeta para me consultar, eu o Senhor, eu mesmo, responderei a ele. Voltarei o meu rosto contra aquele homem e farei dele um exemplo e um motivo de zombaria. Eu o eliminarei do meio do meu povo. E vocês saberão que eu sou o Senhor”. Quanto servo de Deus em situação de vergonha! Não seria o próprio Senhor respondendo segundo os ídolos? Quantos ídolos de carne e ossos têm ocupado o lugar de Deus nos corações! Misericordia!

Li outro dia uma frase atribuída a João Calvino, que ficou martelando em minha mente: “O Coração do homem é uma fábrica de ídolos”! Grande verdade! Fabricamos um ídolo com a maior facilidade e desfaçatez! Se fazer de um objeto, pessoa ou situação o centro da nossa vida e defendendo com unhas e dentes, não é cultuar um ídolo não sabemos mais o que é. O grande problema com os ídolos é que eles são espertos e se disfarçam com muita facilidade e astúcia. Fazem isto exatamente para confundir. A idolatria se disfarça em zelo, em amor, em apego. São muitos os seus disfarces. Contudo, o trono do coração do homem só cabe um ocupante: O Senhor Jesus Cristo! Por isso é tão importante checarmos a sala do trono do nosso coração. Quem está assentado naquele Trono? Qualquer outro ocupante que não seja o Senhor é usurpador. Seja quem for: Marido, filhos, netos, situações, bens e até políticos de estimação. Aliás, vivemos um tempo em que os políticos não só têm sido entronizados nos corações até mesmo do povo de Deus, mas, eles têm sapateado ali, provocando encrencas e divisões em amizades de anos. Coisa séria e perigosa ter político de estimação em um tempo de derrocada moral e ética sem precedentes!

Quanta oração não respondida! Deus não divide a glória dele com ninguém! Não seria essa a razão de tanto fracasso no meio do povo que é chamado pelo nome do Senhor? Bom checar os depósitos espirituais para ver se não há algum ídolo escondido em nossos porões! Bom abrir a sala do trono do coração e deixar a luz do céu entrar como diz a letra do velho hino. O Senhor tem respondido a muitos conforme a sua idolatria! O que aprendemos aqui? Deus não divide a sua glória com ninguém. Os idólatras mesmo disfarçados são vistos por Deus. O próprio ídolo se disfarça em amor, zelo, cuidado excessivo. O que é um ídolo? Tudo aquilo que não posso viver sem. O Senhor fica indignado e castiga severamente os que praticam à idolatria no meio do seu povo. Nadia Malta.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...