segunda-feira, 17 de maio de 2021

Meditação/Nadia Malta/O ESCOLHIDO DE DEUS NÃO RESISTE AO CHAMADO EFICAZ DA SUA GRAÇA!

 O ESCOLHIDO DE DEUS NÃO RESISTE AO CHAMADO EFICAZ DA SUA GRAÇA!

                                                                                 


Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome”. Mateus 22.14; João 10.27; João 15.16. 


Os textos lidos apontam para a ação soberana de Deus de chamar eficazmente aqueles que já são seus escolhidos. Este assunto tem causado muitas discussões teológicas e não estamos aqui para engrossar essa ou aquela fileira, mas não podemos deixar ouvir, considerar e acatar aquilo que irrefutavelmente está escrito na santa Palavra de Deus: Não há quem possa resistir ao chamado de Deus quando a sua Graça escolhe! Quando isto acontece o espírito morto do homem é vivificado ele tem sua visão e audição espiritual restauradas e só então, ele tem condição de responder afirmativamente ao chamado do Senhor!  O homem morto em seus delitos e pecados não tem condição de decidir ou escolher absolutamente nada, pois, não há comunicação entre ele e o Espírito de Deus. Os textos apontam para uma realidade que de modo nenhum pode ser negada. Essa realidade é percebida aqui através de três fatos: O chamado é para todos, mas poucos são os escolhidos. As ovelhas do Senhor têm os seus ouvidos abertos para ouvir a voz do Senhor.  Não escolhemos ou aceitamos a Cristo, muito pelo contrário, ele nos escolhe e aceita por um ato da sua soberana vontade.

O Senhor nos encontra e nos escolhe desde tempos eternos. Não é o apelo emocional e insistente de um ministro para que as pessoas “aceitem a Jesus” que vai fazê-las virem a ele. Antes é o chamado da Graça que se torna eficaz quando ela já escolheu e isto aconteceu desde de antes da fundação do mundo. São os mistérios insondáveis da soberania de Deus. A obra da Salvação é exclusivamente de Deus do começo ao fim. Até o arrependimento para salvação é colocado por Deus no coração do homem. Os que verdadeiramente creem no Cristo o confessam diante dos homens. A Palavra de Deus afirma que muitos são chamados e poucos os escolhidos. Por que um Deus de amor escolhe alguns e manda outros para o inferno? Esta é a pergunta que muitos fazem equivocadamente. Ele não escolhe mandar ninguém para o inferno, lá já estão todos. Ele escolhe tirar de lá alguns. Qual o critério? É o beneplácito da sua vontade. Um ato da sua excelsa soberania e pronto! Nada a acrescentar.  Não cabe a nós julgar os atos de Deus.

O Senhor afirma que as suas ovelhas ouvirão a sua voz e o seguirão. Por quê? Porque já haviam sido escolhidas antes mesmo do chamado. O reformador Lutero dizia que “as ovelhas do Senhor são marcadas nas orelhas e nas patas”. Elas ouvem e seguem. Assim, não fomos nós que escolhemos a ele, mas ele a nós. Com o propósito de frutificarmos para a vida eterna. Ovelha se multiplica em ovelha. Pedro não fez apelo no dia do Pentecostes, mas três mil pessoas se converteram. Paulo não fez apelo ao carcereiro de Filipos e ele e sua casa foram salvos. E em tantos outros casos nos quais não houve apelo, mas houve conversão. A Porta do céu continua aberta. Contudo, o Senhor chama numa frequência que só os escolhidos conseguem sintonizar. O evangelho precisa ser anunciado com palavras, mas, sobretudo, precisa ser vivido na prática. Só as ovelhas do Senhor ouvirão a sua voz e o seguirão para todo o sempre!  O que tudo isso nos ensina? O auto falante do céu continua fazendo o chamado da graça. Não somos nós que escolhemos ou aceitamos a Cristo. Antes Ele nos escolheu e aceitou. Não encontramos a Ele, antes ele nos encontrou. “Os perdidos éramos nós, não ele”. Nadia Malta.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...