sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Meditação/Nadia Malta/PERSEVEREMOS NA DIFÍCIL CORRIDA DA FÉ SEM DESANIMAR!

 PERSEVEREMOS NA DIFÍCIL CORRIDA DA FÉ SEM DESANIMAR!

                                                                                    


Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma”. Hebreus 12:1-3”. 


Entendemos que há uma corrida da fé a ser empreendida e percorrê-la vitoriosamente é o nosso objetivo. Alguns corredores cansam e desmaiam, enquanto outros perseveram até o fim e conquistam o prêmio. Precisamos olhar para os campeões dessa corrida que estão mencionados no capítulo 11 desta epístola e são chamados de heróis da fé. O propósito do atleta é trazer glória e honra para sua nação. Este é um sinal de patriotismo. Do mesmo modo, nós como corredores espirituais precisamos chegar vitoriosos em nossa pátria celestial. A principal lição do texto é a perseverança que devemos ter para completar a corrida da fé mesmo em meio aos obstáculos. A vida dos que desejam viver piedosamente é uma vida marcada por provas, muitas vezes duras e incompreensíveis. As provas são testes de fé ou correção para que abandonemos pecados recalcitrantes. E a Palavra de Deus está repleta de exemplos sobre este assunto. Tanto uma situação quanto a outra nos revela que somos filhos a quem o Senhor ama e corrige, visando um fim proveitoso.

Hoje, no entanto, gostaria de me ater na correção de Deus quando seus filhos pecam. É interessante lermos todo o capítulo para uma melhor compreensão. O autor da epístola apresenta argumentações de que a correção vem do coração amoroso e zeloso do Pai Celestial. Ele argumenta que a nossa luta contra o pecado, não tem sido tão árdua ao ponto de irmos ao martírio para vencê-la. Os leitores hebreus receberam uma exortação ou encorajamento por haverem esquecido o que dizem as Escrituras e terem perdido o ânimo, ficando ao ponto de desistir. A correção de Deus é o meio mais eficaz para atingirmos a maturidade. O Senhor deseja que amadureçamos para nos confiar a sua obra. Se uma criança é deixada por conta própria, ela crescerá e se tornará um adulto tirano e egoísta. Ela precisa tanto de disciplina quanto de alimento físico. Todos os filhos de Deus recebem a sua correção. Se um cristão persiste em sua resistência à vontade de Deus, o Senhor pode permitir que sua vida seja tirada, para que não se perca.

No momento em que a disciplina está sendo aplicada não é nada agradável, nem para o pai nem para o filho, mas seu efeito é proveitoso. A correção incentiva o filho a exercitar-se nas coisas espirituais – a Palavra, as orações, a meditação, o testemunho. A atitude correta em meio a disciplina é demonstrar reverencia ao Pai sujeitando-se a ele e usando a experiência para exercitar-se espiritualmente na piedade. Os versículos 12,13 trazem uma exortação à parte mais madura da igreja para não causar tropeço aos novos na fé. Por isso eles são exortados a restabelecer as mãos decaídas e os joelhos trôpegos, para poder testemunhar diante dos fracos na fé. Nadia Malta

 

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...