terça-feira, 20 de outubro de 2020

Meditação/Nadia Malta/NÃO DEIXE FALTAR COMBUSTÍVEL!

 NÃO DEIXE FALTAR COMBUSTÍVEL!

                                                                               


Sem lenha, o fogo se apaga”.  Pv. 26.20 a. 


Precisamos colocar mais lenha no braseiro de Deus no altar dos nossos corações, não permitindo que o entusiasmo e a alegria do Espírito Santo arrefeçam. O texto que lemos é só a primeira parte do versículo citado e traz um princípio que vamos utilizar para compreendermos o que o Espírito Santo deseja ministrar aos nossos corações. Se colocarmos este versículo inserido em seu devido contexto, veremos que ele fala a respeito de não alimentarmos as fogueiras das contendas com as nossas murmurações e maledicências. A ausência de maldizentes fará cessar as contendas. Mas não é sobre isto que vamos falar, e sim da necessidade de alimentarmos o fogo de Deus em nós. Na verdade, o Senhor quer reacender seu fogo em nossos corações, mas tem faltado combustível! Para que um fogo subsista é preciso ser alimentado por algum tipo de combustível. No caso do versículo lido, o combustível é a lenha. Assim, do mesmo jeito que sem lenha o fogo se apaga, havendo lenha o fogo se tornará cada vez mais intenso. Esse princípio também é válido para o nosso relacionamento com Deus.

Quando alguém é alcançado pelo Senhor Jesus Cristo e vive uma experiência pessoal com ele, algo como que um fogo de Deus aquece o seu coração. A pessoa se sente renovada, alegre, cheia de vigor espiritual, disposta a enfrentar qualquer desafio, obstáculo ou dificuldade. Por causa desse combustível celestial, essa pessoa será capaz de vencer adversidades, vícios e as forças das trevas. Há um fogo santo ardendo naquele coração! Este Fogo é a ação do Espírito Santo de Deus no coração do regenerado. Lamentavelmente o fogo do Espírito Santo tem se apagado no coração de muitos cristãos depois de alguns anos de caminhada e pelas mais diversas razões.  Quando não alimentamos esse fogo com a lenha necessária, as dificuldades, as perdas, as tribulações, o ativismo, a sobrecarga das demandas da vida e da própria religiosidade mecânica como potentes extintores podem apagá-lo. A conseqüência da ausência desse fogo santo pode ser percebida na vida prática de muitos. A Falta desse combustível no coração dos cristãos os torna mornos, indiferentes, infelizes, desanimados e difamadores do seu Senhor. Qual seria então o ou os combustíveis que têm faltado? Listamos pelo menos cinco: O Combustível da Adoração; O Combustível da Oração; O Combustível da Palavra de Deus; O Combustível da Comunhão; E o Combustível do Testemunho pessoal.

Na verdade, fomos criados para louvor da glória de Deus.  O nosso Senhor é o Deus que procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade. Não uma adoração pré-fabricada, em um lugar específico como no passado, mas através de uma vida apaixonada por Deus. Tem faltado esta lenha! Adoramos pouco! A oração é o canal direto de comunicação com o Trono da Graça, através de Jesus Cristo. Este canal precisa estar permanentemente aberto, do contrário nos tornaremos áridos, mecânicos. Cuidado! O desânimo, o medo, a dúvida e a ansiedade são perigosos extintores usados pelo adversário para apagar o fogo de Deus no coração do cristão! Muitos cristãos têm arrefecido em suas orações, porque não sentem mais prazer em conversar com o Senhor. Orar é tudo! Tem faltado esta lenha! Oramos pouco! A Palavra de Deus é o nosso alimento, sem ela nos tornaremos fracos, vulneráveis. Quanto tempo, temos dedicado à leitura e meditação da Palavra de Deus? Tem muito cristão com anorexia espiritual. Tem faltado a esta lenha! Lemos pouco a Palavra de Deus! Não existe cristão autônomo. É na comunhão dos santos que exercitamos graça, a misericórdia, o amor e piedade de uns para com os outros. É nessa comunhão do Corpo que as bênçãos do Senhor são ordenadas. Tem faltado esta lenha! Temos ido pouco a igreja. O maior sermão que se pode pregar é a própria vida. Testemunhar com atitudes, com a própria vida é o grande desafio que o Senhor requer de nós. Tem faltado esta lenha! Será que temos dado um bom testemunho? Reabasteçamos o braseiro de Deus no altar dos nossos corações! Nadia Malta

 

 

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...