quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Meditação/Nadia Malta/CHAMADOS A POR ORDEM EM NOSSA CASA!

 CHAMADOS A POR  ORDEM EM NOSSA CASA!

                                                                                  


Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás”. Isaías 38.1. 


Atentemos para os consertos que precisam ser feitos nos nossos corações, como santuários do Deus vivo, bem como em nossos lares! O texto citado dá inicio a narrativa encontrada também em II Reis 20 e II Crônicas 32. Trata-se da doença do rei Ezequias e a sua cura maravilhosa. O registro triplo parece apontar para a ênfase que o Senhor deseja dar ao assunto, dada a importância do ensino ali contido. A ideia central aqui é tirada do versículo-chave (v.1). Esse versículo mostra que mesmo alguém servindo ao Senhor e fazendo o que é reto diante dele, corre o risco de negligenciar determinadas áreas de sua vida. Podemos observar essa tendência na vida de muitos servos de Deus em todos os tempos. Podemos citar alguns deles como: Davi, Eli, Samuel, dentre outros. Esses homens de Deus foram fervorosos quanto a sua devoção, mas negligenciaram seus filhos e suas famílias. O nosso lar é o primeiro e maior campo missionário.

O relato dá conta de que havia uma desordem na casa do rei Ezequias e precisava ser reparada, do contrário poderia levá-lo à morte. Aquela enfermidade do rei era o grande megafone de Deus para despertá-lo. Tem muito cristão andando desordenadamente. Os que foram verdadeiramente salvos, que nasceram de novo e foram regenerados pelo Espírito Santo, através do sacrifício único, perfeito e suficiente de Cristo não se perdem, mas podem perder seu galardão (sua recompensa) tanto na terra como no céu. Há ainda os sinceramente convencidos, mas que precisam de uma conversão genuína. Prestemos atenção aos avisos de Deus! O Senhor chama a atenção de Ezequias para o que está fora de ordem em sua casa e para isso usa um profeta. O que faríamos se recebêssemos da parte de Deus o mesmo aviso que recebeu o rei Ezequias? No caso de Ezequias ele usa o profeta Isaías e não poderia ser mais claro ao anunciar: “Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás”. Conosco ele faz do mesmo jeito e usa vários de seus “profetas” para comunicar aquilo que está torto em nossa vida. Mas parece que temos os ouvidos e o coração cauterizados para entender a linguagem de Deus.

Até as pedras têm clamado para chamar a nossa atenção. São tantas as evidencias de nossas escolhas desastrosas: relacionamentos conflituosos e doentios, criação de filhos complacente e conivente com o pecado; o mau uso das finanças; temperamentos rebeldes e obstinados. Reconheçamos e confessemos o nosso pecado! O rei reconheceu o seu pecado de negligencia e se quebranta diante de Deus. O que está torto em sua vida que precisa de conserto? Clamemos e a resposta virá! Deus respondeu ao clamor de Ezequias e pode responder ao nosso. A atitude de humilhação de Ezequias diante de Deus moveu a mão do Senhor ao seu favor e o Senhor lhe concedeu mais quinze anos de vida. O grande propósito de Deus era que ele tivesse tempo de fazer os consertos necessários em sua casa. Será que Deus não está requerendo isso de nós hoje? Muitos têm sido tão religiosos, tão ritualistas, tão exteriormente piedosos que se esquecem de interagir com o Senhor em um relacionamento pessoal. Largue as vãs repetições e converse com o Pai Celestial. Deus requer de nós uma vida de santidade em todas as áreas. Não são as nossas palavras ou exterioridades que impressionam Deus, mas o que está em nosso coração e só ele vê. Nadia Malta.

.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...