domingo, 24 de novembro de 2019

Meditação/Nadia Malta/CUIDADO, ESTAMOS NO MEIO DE UMA GUERRA!


CUIDADO, ESTAMOS NO MEIO DE UMA GUERRA!
                                                                                    
Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos”. Efésios 6:10-18.                                                                

O texto em apreço nos alerta como cristãos para o fato de que estamos em plena guerra. Não podemos negligenciar a vigilância. O texto Apresenta também a nossa vestimenta e equipamentos de combate. A idéia central aqui é trazer um despertamento espiritual no sentido de compreendermos que fomos arregimentados, como bons soldados de Cristo, não para um combate puramente físico, mas contra as forças espirituais do mal no mundo invisível. Paulo usa para ilustrar esse combate, uma linguagem militar, visto que ele próprio estava sob a guarda de um soldado romano e os seus leitores estavam acostumados com o movimento de soldados, indo e vindo com seus equipamentos de guerra. Como cristãos, enfrentamos três tipos de inimigos: O mundo, o diabo e a carne. O mundo é o sistema à nossa volta, a sociedade sem Deus. A carne é a velha natureza pecaminosa, herdada de Adão e o diabo é o velho homicida, ladrão, destruidor, mentiroso, acusador e adversário, líder de legiões de anjos caídos. Essas três frentes inimigas trabalham em conjunto e se opõem unidas a Deus e o seu povo.  É a trindade maligna. Como cristãos, não estamos lutando para conquistar a vitória, mas em vitória, porque estamos do lado do vencedor. Jesus é o Forte dos Fortes, o Valente dos Valentes. O Espírito Santo nos capacita para que nos apropriemos pela fé, da vitória em Cristo.

O povo de Deus precisa agir em unidade. A Unidade de Inteligência Militar desempenha papel crucial em uma guerra. Essa Força tarefa permite que os oficiais conheçam e compreendam as ações e estratégias do adversário.  A Igreja é essa Força Tarefa. Se negligenciarmos isso, subestimando a capacidade e o poder destrutivo do nosso inimigo, seremos esmagadoramente derrotados. Não estamos lutando contra seres humanos, mas contra seres espirituais demoníacos, cujo único propósito é destruir a obra e o povo de Deus. A igreja precisa estar alerta às suas astutas ciladas. Atentemos para as recomendações estratégicas de Paulo aos seus leitores, antes de usarem o equipamento de guerra. O Cristão precisa: Fortalecer-se no Senhor e na força do seu poder; Revestir-se de toda Armadura de Deus; Atenção: Estamos lutando contra um inimigo astuto e Nossa luta não é física, mas espiritual.  Precisamos nos fortalecer da força que o Senhor supre. Esse fortalecimento passa pelo arrependimento e confissão de pecados. Precisamos nos reconhecer profundamente dependentes de Deus e nos humilhar na sua presença. Essa Armadura com suas diversas peças, não é algo místico, usado como se fosse um amuleto. Essa Armadura deve ser plasmada em nós, através da profunda convicção daquilo que somos e temos em Cristo Jesus. As admoestações de Paulo indicam que o adversário é astuto, nos arma ciladas. Não devemos subestimar o seu poder e capacidade de persistência, ele não desiste nunca, apenas muda de estratégia. Jesus o chama de ladrão, assassino e destruidor, ele age de súbito e traiçoeiramente; O cristão não pode se dar ao luxo de lhe ignorar os desígnios; Ele se faz passar até por um anjo de luz, para enganar até os eleitos de Deus, cuidado!

O apóstolo agora apresenta a roupa, os equipamentos e a postura de guerra: O Cinto da Verdade; A Couraça da justiça; As Sandálias do Evangelho da paz; O Escudo da Fé; O Capacete da Salvação; A Espada do Espírito e A postura de Guerra: oração e vigilância. Precisamos de armas ofensivas e defensivas para lutar e prevalecer contra nosso adversário. Só poderemos fazer isso pela fé. O cinto mantinha unidas as outras peças da armadura. A Verdade é o elemento de integração na vida do cristão vitorioso. Como cristãos somos seguidores da Verdade. A menos que pratiquemos a verdade, não podemos usar a Palavra da Verdade. Quando a mentira entra na vida do cristão, tudo começa a desintegrar-se: Comunhão com Deus, saúde, finanças, relacionamentos e por fim a comunhão com a igreja. Essa parte da armadura era feita de placas de metal e cobria a parte frontal e a dorsal do corpo, ia do pescoço até a cintura. Simboliza a justificação em Cristo Jesus. Nosso adversário é o acusador, mas não pode acusar os eleitos de Deus que andam em justiça e retidão. Os romanos usavam sandálias com cravos na sola, para dar firmeza em qualquer terreno, impedindo que escorregassem. Os nossos pés precisam estar firmados sobre o Evangelho e a Paz de Cristo para não resvalar; Aqui fala da paz sobrenatural que o Evangelho proporciona, bem como da prontidão para andar no Caminho e anunciar as Boas Novas do evangelho. O escudo grande do soldado media 1,20m por 60 de largura, era feito de madeira e revestido de couro. O soldado o segurava diante de si para proteger-se de lanças, flechas e dardos inflamados. As beiradas dos escudos tinham um formato que permitia uma linha inteira de soldados encaixarem um escudo no outro e marchar sobre o inimigo como uma parede sólida. A fé viva nos move a andar e agir em unidade. Quando os cristãos se unem, a derrota do adversário é certa. Refere-se à mente controlada por Deus. Em nossa mente se travam as mais mortais batalhas. Precisamos protegê-la com a certeza da salvação. Precisamos ser instruídos na palavra de Deus. Essa Espada é a Palavra de Deus. É a arma ofensiva que Deus nos dá. Quanto mais conhecemos a Palavra de Deus, mais fácil fica detectar as mentiras do inimigo. No momento da salvação vestimos essa Armadura, mas precisamos nos apropriar dela a cada dia. Todo dia há um ajuste a fazer. Precisamos Orar em todo o tempo: estar em sintonia com o trono da Graça, em comunhão com o Senhor. Atentemos estamos em Guerra! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...