segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Meditação/Nadia Malta/A SABEDORIA DE DEUS É LOUCURA PARA OS HOMENS!


A SABEDORIA DE DEUS É LOUCURA PARA OS HOMENS!
                                                                      
Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não, porém, a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época, que se reduzem a nada; mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória; sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória; mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam”. 1 Coríntios 2:6-9. 

É tempo de buscar a verdadeira sabedoria, aquela que desce do Alto do Pai das luzes. No texto todo que vai até o versículo 16 o apóstolo Paulo chama a atenção dos seus leitores para verdadeira sabedoria vinda de Deus que envolve o mistério da salvação. Aliás, ele começa a sua argumentação desde o capítulo anterior, quando afirma em I Co 1.18,19 que: “Certamente a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós que somos salvos, poder de Deus. Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos”. O desejo do apóstolo é simplesmente proclamar que o evangelho da graça deve ser ministrado e recebido pelo poder do Espírito Santo e não pela eficácia da argumentação humana. A eficácia do evangelismo não depende de nossos argumentos, nem de expedientes persuasivos, mas sim do poder de Deus operando em nossa vida e por meio da palavra que compartilhamos. A fé vem apenas pelo ouvir a palavra de Deus. O apóstolo Paulo insiste com seus leitores que o cerne do evangelho é Cristo e este crucificado: “Escândalo para os judeus e loucura para os gentios”. Se compreendermos esse mistério, terá sido revelada para nós a verdadeira sabedoria do Espírito.

Em sua argumentação movida pelo Espírito Santo, o apóstolo Paulo apresenta dois fundamentos do Evangelho da Graça, aos quais precisamos observar: O Evangelho da Graça é ideia de Deus, não de homens, e faz parte do plano eterno de Deus e O Evangelho da Graça é revelado pelo Espírito Santo mediante a Palavra pregada, não pela sabedoria humana. Paulo foi à Corinto, não para realizar um evento religioso, onde ele seria a grande atração, mas para glorificar o Senhor através da palavra anunciada em poder. Ele não dependia de um discurso eloquente, nem de uma argumentação engenhosa para se fazer compreender, simplesmente declarava a Palavra de Deus no poder do Espírito. Ele era um embaixador, não um vendedor do Evangelho! A salvação foi planejada pelo Pai desde tempos eternos, comprada pelo Filho e ministrada no poder revelador do Espírito Santo! Sua mensagem é ao mesmo tempo simples e profunda. É simples o suficiente para que até um iletrado a compreenda. Diz o profeta Isaías que nem o louco errará o Caminho. É tão profunda, ao ponto do teólogo mais brilhante não conseguir entender o seu âmago. Essa é a verdadeira sabedoria que vem de Deus e não de homens. Essa sabedoria que é ao mesmo tempo simples e profunda foi escondida aos poderosos “deste século” e revelada aos humildes de espírito. Essa sabedoria envolve os desígnios de Deus. Ele tem um plano pré-concebido e não uma improvisação de última hora. Até a morte de Jesus foi ordenada e planejada por Deus. Os cristãos coríntios, assim como muitos hoje, haviam esquecido o preço pago por sua salvação, deixaram de olhar para o mistério da cruz e passado a se ocupar com questões secundárias. Iam atrás da filosofia grega tentando misturá-la com o cristianismo, como se este não fosse suficiente. Hoje vemos um afã semelhante naqueles que são dependentes de eventos como seminários, congressos e encontros disso e daquilo. Salvo raras exceções, a maioria desses eventos não passa de caça níqueis para atrair bodes, mas não alimenta ovelhas. Quando você foi convidado para um evento desses sem que fosse preciso pagar e caro? Todos os que de fato se encontraram com o Cristo Vivo foram salvos, libertos e curados, sobretudo interiormente, sem que se precisasse acrescentar nada a mensagem da cruz.

Há plena suficiência na mensagem da cruz. Por que então hoje os cristãos vivem buscando uma libertação fora dessa Palavra de vida? É preciso tão somente ler, meditar e praticar essa Lei Perfeita, chamada por Tiago de Lei da Liberdade. Essa Lei Perfeita é suficientemente salvadora, libertadora, sustentadora, firmadora e santificadora para todo aquele que a recebe e tem seu coração regenerado. A nossa salvação envolve as três pessoas da Divindade. Não podemos ser salvos sem a graça eletiva do Pai, sem o sacrifício amoroso e vicário do Filho, e sem o ministério de persuasão e regeneração do Espírito Santo. Não basta dizer: “Creio em Deus”. Que Deus? A menos que seja o Deus e Pai de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, não pode haver salvação alguma. Paulo ressalta aqui quatro ministérios importantes do Espírito Santo: O Espírito Santo habita no cristão exatamente no momento em que crê em Jesus e o recebe como Senhor e Salvador. O Corpo do cristão é transformado em seu templo; O Espírito sonda as profundezas de Deus e é por meio Dele que em nós habita, que discernimos a vontade do Pai para nós; O Espírito ensina, ele ilumina os olhos do nosso entendimento  para que possamos compreender a Verdade de Deus encontrada na Palavra. Com o Espírito aprendemos a linguagem do Pai, “conferindo coisas espirituais com espirituais”; Finalmente, O Espírito Santo amadurece o cristão  e esse  salvo maduro na fé é chamado de homem espiritual. Uma das marcas da maturidade é o discernimento. O cristão maduro tem a mente de Cristo; vê não a aparência das coisas, mas a sua profundidade. Procuremos no Senhor esta Sabedoria que leva a maturidade e gera equilíbrio no Corpo de Cristo que é a igreja. Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...