sábado, 12 de janeiro de 2019

Meditação/Nadia Malta/SOB À ORDEM DE JESUS QUE TAL TENTAR DE NOVO?


SOB À ORDEM DE JESUS QUE TAL TENTAR DE NOVO?
                                                                            
Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar. Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes”. Lucas 5.4,5. 

O texto lido está no contexto da pesca maravilhosa, quando o Senhor usa aquela situação para preparar seus escolhidos para se tornarem pescadores de homens. Há muitas aplicações desse episódio, mas gostaria de chamar a atenção para o resultado da obediência ao Senhor! Que é sempre surpreendente! Este é sem dúvidas um dos episódios bíblicos que toca meu coração de uma maneira toda especial. Por isso já escrevi tantas vezes me reportando a este fato. E tendo a me transportar para aquela ocasião e quase posso ver o semblante abatido e cansado de Pedro ao ter tentado pescar durante uma noite inteira sem nada conseguir. Quantas vezes não nos sentimos assim: Cansados sobrecarregados, desesperançados em nossas “pescas” vida a fora! Duas coisas aqui chamam a minha atenção e gostaria de compartilhar.  Primeira coisa: A estranha ordem dada pelo Senhor. Ao romper do dia quando Pedro já estava lavando e recolhendo suas redes, Jesus lhe requisita o barco para servir de púlpito. O Senhor pediu que o barco fosse afastado da praia e de lá ensinava às multidões. Ao acabar de falar ordenou a Pedro e aos demais que fossem para o local onde as águas eram mais profundas ou houvesse um espaço maior. Uma vez ali, deu a ordem mais estranha, sobretudo, para experientes pescadores conhecedores dos mistérios da pesca e já frustrados pela pesca infrutífera da noite anterior. O mestre ordena a Pedro e aos demais: “Lançai as vossas redes!”. Quantas vezes estamos já cansados ao ponto de desistir de tudo e eis que Ele surge e nos requisita para fazer algo? Estou em um desses momentos. Contudo, sei pela fé, que coisas surpreendentes virão para a glória do Senhor!

Segunda Coisa: A retrucação e a obediência de Pedro. Como assim? Aquela ordem estranha para lançar as redes não fazia sentido! Pedro retruca, mas obedece e diz a razão da sua obediência: “Mas sob a tua palavra lançarei as redes!”.  É exatamente aqui que o relato chama a minha atenção de modo ainda mais particular.  Quantas vezes recebemos uma ordem do Senhor para fazer algo, que para nós não tem sentido algum! Descobrimos aqui que nem sempre obedecer ao Senhor é algo lógico. Às vezes, a circunstância adversa que requer obediência nos obriga a andar no sobrenatural contrariando toda lógica humana. Coitados dos muitos racionais! Como experientes pescadores, depois de tentar pescar durante toda a noite em lugares propícios, sem conseguir nada, e já cansados com as suas redes lavadas, lançariam as redes em águas inadequadas?  Pedro descobriu o segredo da obediência: Agir sob a Palavra viva do Senhor! Assim como a fé é alicerçada sobre a Palavra (Rocha), a obediência é exercitada sob a Palavra. Meu marido costuma dizer: “Manda quem pode, obedece quem tem juízo!”. Ele está certíssimo!  Pedro obedeceu Àquele que tem toda autoridade para mandar, sem se importar com a falta de lógica da ordem recebida! Sob a ordem do Senhor as redes foram lançadas e a pesca foi surpreendente, a tal ponto das redes se romperem. Aqueles experientes pescadores lançaram as suas redes e o milagre aconteceu.

Atentemos para as ordens do Mestre por mais absurdas que elas possam parecer às nossas racionalidades humanas! Retruquemos, se preciso, mas obedeçamos. Quem sabe se não é isto que está faltando em nós, lançar as redes da obediência sob a Palavra do Senhor? Não permitamos que o “não faz sentido” atrapalhe a nossa pescaria! Se Ele nos mandou, simplesmente obedeçamos e lancemos as nossas redes, o mais Ele fará! Sob a ordem de Jesus tentemos outra vez! A obediência ao Senhor sempre surpreende. O resultado podemos ver nos versículos 6 e 7: “Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixe que as redes começaram a rasgar-se. Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-lo; e eles vieram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase começarem a afundar”. A obediência ao Senhor habilitou aqueles homens a se tornarem pescadores de homens. Nem sempre quando pescamos almas para o Senhor, o fazemos em “águas” adequadas, em condições oportunas, mas sob a Palavra viva de Deus lancemos as nossas redes para a glória do Senhor! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...