terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Meditação/Nadia Malta/TEMPO DE CRESCER: VIGIEMOS E NOS FORTALEÇAMOS!


TEMPO DE CRESCER: VIGIEMOS E NOS FORTALEÇAMOS!
                                                                                     
Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos. Todos os vossos atos sejam feitos com amor!”. I Co 16.13,14. 

Que possamos nos encorajar mutuamente à maturidade! Vigiemos e perseveremos nos fortalecendo na fé! Os versículos lidos são as exortações finais feitas pelo apóstolo Paulo aos cristãos coríntios. Já fizemos inúmeras meditações neste texto, mas é sempre oportuno lembrar. Para compreender melhor essas palavras, é necessário ler toda a epístola e, sobretudo entender o propósito para o qual fora escrita: Admoestar aqueles irmãos a andar em santidade e perseverança para que o nome do Senhor fosse glorificado. Os versículos lidos no inicio trazem uma prática exortação àqueles que desejam andar em santidade e pureza moral de forma perseverante, tanto na Corinto dos dias de Paulo, quanto para a igreja de nossos dias. Estamos adentrando um novo ano. As perspectivas são muitas e nada agradáveis. E não se trata de pessimismo, mas da constatação de uma realidade vigente. Muitos nesta época trazem seus augúrios com fórmulas mágicas para prosperidade, felicidade, saúde, sucesso e tantas outras coisas desejáveis. Isso nos faz lembrar os profetas mentirosos dos dias passados que levavam o povo de Deus a tropeçar em troca de favores financeiros. Todo ano é a mesma coisa. E quanto ao povo de Deus? Muitos cristãos têm andado de forma trôpega, vacilante diante das muitas investidas dos que também se travestem de profetas em nosso meio para iludir os tolos. Será que não há nada que possamos fazer que nos assegure um andar firme e perseverante em Cristo no novo ano? O autor de Hebreus ordena: “Portanto, fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes”.  Como? Será que não existe algo que possa restabelecer a firmeza do nosso andar e agir? O apóstolo Paulo responde através do texto a essas questões. As ordenanças dadas por ele nos versículos lidos precisam gerar atitudes por parte dos que experimentam o Cristo que vivifica. Precisamos da “sobrenaturalidade”, na dependência do Espírito Santo de Deus para que cheguemos à maturidade!  O mundo e especialmente o nosso país enfrenta uma crise moral, política e ética sem precedentes! E isto tem de certa maneira afetado a vida de todos. Contudo, é imperioso que o povo de Deus faça a diferença no meio desse caos. Há sim, algo que podemos e devemos efetivamente fazer para mudar este cenário, pelo menos internamente. Como não podemos mudar o que está fora, mudemos o que está dentro.

Há aqui cinco atitudes imperativas que asseguram um andar firme que nos levará àquela estatura de maturidade. Primeira Atitude: Sejamos Vigilantes! A atitude de vigilância tem sido negligenciada pela maioria absoluta de nós. A vigilância que precisa estar sempre associada à oração é uma questão de sobrevivência para todos os que servem a Deus. Somos espreitados incessantemente por ações e presenças demoníacas, que se colocam ao nosso derredor, para nos derrubar de nossa posição em Cristo.  E elas vêm das mais diferentes formas. Precisamos entender que não estamos de férias na terra, mas numa grande arena de guerra.  Deus nos chamou, escolheu, salvou e capacitou a enfrentar as astutas ciladas do maligno, mas precisamos permanecer atentos do contrário, seremos terrivelmente envergonhados e sofreremos as conseqüências da nossa negligencia. Segunda Atitude: Permaneçamos Firmes na Fé! A palavra-chave aqui é permanecer. Temos permanecido? Descobrimos em Rm 12.3 que o Senhor repartiu uma medida de fé com cada um de nós. Contudo, essa medida de fé precisa ser regada com a Palavra para ser multiplicada. Quanto mais a ouvimos, mais essa Palavra vai sendo consolidada se transformando em certeza inabalável.  Quando a fé se instala, ela dá firmeza aos nossos passos. Mesmo que ela seja como um grão de mostarda, poderemos deslocar os montes que obstaculam as nossas vitórias. Terceira Atitude: Portemo-nos Varonilmente (como gente grande)! Aqui equivale dizer: “Comportem-se como pessoas maduras, como gente grande não como crianças na fé!”. Crer é também pensar! Maturidade espiritual se adquire quando nos alimentamos, meditamos e praticamos a Palavra de Deus. Não existe outro método. Os ventos doutrinários contrários à Palavra de Deus são devastadores e têm sido uma grande arma nas mãos do adversário para minar a perseverança dos santos, postergando ou impedindo a sua maturidade espiritual. Muitos cristãos que já deveriam ser mestres continuam necessitando de leite espiritual. Jesus está às portas, não temos muito tempo. É preciso amadurecer para ajudar os novos crentes. Esses sim, são bebês na fé, precisam de leite e colo até que se fortaleçam e cresçam.

Quarta Atitude: Fortaleçamo-nos no Senhor! Esse fortalecimento é experimentado pela leitura da Palavra de Deus e dependência do Espírito Santo diariamente. Nada fazemos de nós mesmos, somos tão somente instrumentos nas mãos de um Deus soberano e gracioso.  Portanto, se você já é um servo de Deus ore, clame, busque, peça esse fortalecimento e o receberá. A nossa força e suficiência vem de Deus. Paulo falando aos efésios diz: “Sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder!”. Quinta Atitude: Sejamos benignos em amor uns pelos outros! Tem faltado compaixão em nosso meio. Cada um está preocupado com a sua própria dor. Os atos concretos de amor de cada crente, sobretudo, pelos que não merecem, testemunham de Cristo. Em Cl 3.23 diz: “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens”. Quando o texto citado diz tudo, é tudo mesmo. De um simples copo de água fria, oferecido a um sedento, a uma visita feita a um enfermo, de uma palavra de graça proferida ou mesmo a pregação do evangelho àqueles que nunca ouviram falar de Cristo. Em outras palavras, Paulo está dizendo exercitem-se na graça de Deus. Sejam canais dessa multiforme graça. Doemos graça, e de graça, porque recebemos graça. Que o Senhor nos ajude a alcançar esse padrão de maturidade! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...