terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Meditação/Nadia Malta/O QUE NOS IMPEDE DE CORRER VITORIOSAMENTE?


O QUE NOS IMPEDE DE CORRER VITORIOSAMENTE?

                                                                           

Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus”. Hebreus 12.1, 2.                                                                             

Atentemos para o que nos tem embaraçado os passos e impedido uma corrida vitoriosa de fé. Saindo da galeria dos heróis da fé, o autor de Hebreus traz uma chamada oportuna a um andar desembaraçado. Aqui vale uma pergunta pessoal que deve ser respondida diante do Eterno: O que tem nos embaraçado os passos e nos impedido de correr vitoriosamente?  Há uma carreira de fé proposta para nós. E quando imaginamos uma corrida sabemos que é impossível empreendê-la com algo amarrando ou embaraçando os nossos passos. Já falamos sobre isto muitas outras vezes, mas é sempre oportuno relembrarmos. Muitos de nós temos vivido como se algo impedisse os nossos passos. Sentimo-nos travados!  Temos a impressão que há cordas invisíveis nos amarrando as pernas ou mesmo pesos que nos dificultam o andar. O que tem acontecido conosco? Peçamos ao Santo Espírito que nos ajude a entender e resolver essa questão! Que o Senhor traga luz ao nosso entendimento! O Salmista faz uma oração perfeita nesse sentido. Ele diz “Senhor, sonda o meu coração e vê se há em mim algum caminho mal e me conduz ao Caminho eterno”!

O autor de Hebreus traz algumas verdades para nos encorajar nessa corrida da fé. Primeiro ele lista a grande nuvem de testemunhas do passado formada de todos aqueles que venceram a corrida antes de nós! Todos aqueles heróis da fé venceram a corrida e nos encorajam a vencer. Há muitos irmãos nossos do passado remoto e recente que empreenderam essa corrida com maestria antes de nós e formam a grande nuvem de testemunhas que nos encoraja a continuar. Aqueles irmãos conseguiram, nós conseguiremos. Em seguida somos instados a nos desembaraçarmos dos pesos e do pecado que tenazmente nos tem assediado. O corredor precisa ser bem treinado e disciplinado. Precisa também usar uma roupa adequada, calçados adequados. Tudo tem que ser feito com muita aplicação, perseverança e disciplina. O corredor também sabe a importância de andar desembaraçadamente, sem deixar que nada seja um peso que lhe impossibilite os passos. O que nos faz pensar que com a corrida da fé é diferente, sobretudo, quando a pista de corrida é estreita, cheia de obstáculos e ladeira acima? O atleta bem treinado conhece os segredos da sua modalidade. Assim como conhece também as suas limitações.  Precisamos, no entanto, de tenacidade, empenho para nos livrar de todos os pesos, que constitui tudo aquilo que impede o nosso caminhar. Precisamos dispensar uma atenção especial a pecaminosidade que ainda reside em nossa velha natureza. A vigilância e a oração devem estar sempre juntas, do contrário, seremos surpreendidos com aquilo que é providenciado pelo mundo e estimulado pelo adversário para atender aos apelos da nossa carne. E aí sim, vamos estar bem embaraçados e encrencados.

Há uma carreira da fé proposta pelo Senhor para nós, somos comparados a atletas num estádio. Os que correm nos estádios correm por uma coroa perecível. Nós corremos por uma coroa indestrutível, o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Contudo, a nossa corrida por esta terra não é fácil. Precisamos nos preparar para empreendê-la com sabedoria! Paulo diz assim em Filipenses 3.13,14: “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. Aqui vale outras perguntas: Temos identificado os pesos e os pecados que tenazmente tem nos assediado? Temos lutado para nos livrar deles? Finalmente somos estimulados pelo autor da epístola a olhar firmemente para o Cristo, o Autor e Consumador da nossa fé. Jesus venceu para que vencêssemos. O segredo para alcançarmos a vitória é mirar no Senhor, Autor e Consumador da nossa fé. Jesus é o nosso foco sempre. Tirar o olhar do Cristo é sucumbir aos nossos apelos carnais mais entranhados. Oremos, vigiemos e nos desembaracemos dos pesos e pecados e assim conseguiremos vencer a corrida! Não percamos de vista aqueles que venceram antes de nós! Somos encorajados por eles para seguir adiante. Eles conseguiram, nós conseguiremos. Identifiquemos os pesos e os pecados que nos embaraçam e nos livremos deles.  Perseveremos na corrida, focados no Cristo, Aquele que venceu para que pudéssemos vencer. Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...