sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Meditação/Nadia Malta

JESUS, AQUELE QUE NOS CHAMA PARA SERVIR, NÃO PARA SER SERVIDOS! 

Fui insensato, mas vocês me obrigaram a isso. Eu devia ser recomendado por vocês, pois em nada sou inferior aos "super apóstolos", embora eu nada seja. As marcas de um apóstolo — sinais, maravilhas e milagres — foram demonstradas entre vocês, com grande perseverança. Em que vocês foram inferiores às outras igrejas, exceto no fato de eu nunca ter sido um peso para vocês? Perdoem-me esta ofensa! Agora, estou pronto para visitá-los pela terceira vez e não lhes serei um peso, porque o que desejo não são os seus bens, mas vocês mesmos. Além disso, os filhos não devem ajuntar riquezas para os pais, mas os pais para os filhos. Assim, de boa vontade, por amor de vocês, gastarei tudo o que tenho e também me desgastarei pessoalmente. Visto que os amo tanto, devo ser menos amado? Seja como for, não lhes tenho sido um peso. No entanto, como sou astuto, eu os prendi com astúcia. Porventura eu os explorei por meio de alguém que lhes enviei? Recomendei a Tito que os visitasse, acompanhado de outro irmão. Por acaso Tito os explorou? Não agimos nós no mesmo espírito e não seguimos os mesmos passos? Vocês pensam que durante todo este tempo estamos nos defendendo perante vocês? Falamos diante de Deus como alguém que está em Cristo; e tudo o que fazemos, amados irmãos, é para fortalecê-los. Pois temo que, ao visitá-los, não os encontre como eu esperava, e que vocês não me encontrem como esperavam. Temo que haja entre vocês brigas, invejas, manifestações de ira, divisões, calúnias, intrigas, arrogância e desordem. Receio que, ao visitá-los outra vez, o meu Deus me humilhe diante de vocês e eu lamente por causa de muitos que pecaram anteriormente e não se arrependeram da impureza, da imoralidade sexual e da libertinagem que praticaram”. 2 Coríntios 12:11-21. 

A contemporaneidade dos escritos de Paulo impressiona! Quando lemos suas queixas, críticas e duras exortações, temos a impressão de que ele está falando das coisas vistas no universo eclesiástico da atualidade: Falsos ensinos, mestres segundo o próprio coração, competitividade interesseira, construção sobre fundamento alheio, mestres de obras feitas, caçadores de almas e impostores travestidos de pregadores do evangelho com suas manipulações perniciosas. Por outro lado, podemos observar a tendência andarilha de ovelhas que não se aquietam, se tornando presa fácil da lista de obreiros da iniquidade já mencionada. Quanta falta de discernimento! Quanto prejuízo para a causa do verdadeiro evangelho! Há dias que o coração entristece e chega a doer com tanta loucura ao nosso redor. Mesmo os que já deveriam ser mestres, continuam agindo como neófitos. Um dia vi o meu pastor chorar no púlpito, nunca esqueci aquele dia. Aquele homem era e é alguém sério nas coisas de Deus. Naquela ocasião certa figura que se auto intitula apóstola fez um desses seminários caça-níquel de fim de semana, que a única coisa que produz é oba oba e dependência de eventos, salvo raríssimas e honrosas exceções! O que alimenta crente é o estudo sistemático e constante da Palavra de Deus à luz do Santo Espírito, que leva a uma mudança de vida, sem os modismos inventados pela mente carnal. Pois bem, aquele pastor que não conteve as lágrimas de tristeza e decepção causadas pela declaração de um presbítero que se levantou no meio de um estudo bíblico e disse: “Aprendi no fim de semana com a apóstola fulana o que não aprendi em 40 anos de evangelho!”. Nunca ouvi absurdo maior! Quantas vezes Paulo deve ter chorado assim e se contorcido por ver a facilidade com que seus filhos espirituais se deixavam persuadir pelos falsos ensinos! No texto citado, ele usa até de certa ironia em relação a jamais ter sido pesado àqueles irmãos, o que parecia ser uma grande ofensa! Crente novo deveria ser desligado da tomada e ficar pelo menos uns três anos só lendo Bíblia até que a Palavra impregnasse seu coração. É tempo de acordarmos do torpor e firmar nossos pés sobre a Rocha Eterna que é o CRISTO! Nadia Malta.


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...