quinta-feira, 18 de julho de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/O SENHOR ACHARÁ FÉ NA TERRA?

O SENHOR ACHARÁ FÉ NA TERRA? Lc 18.8b
Quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?”


 Objetivo: estimular o povo de Deus a buscar e exercitar uma fé mais intimista com o Senhor.

 Idéia Central do Texto:
 O versículo escolhido para esta mensagem é o ultimo do contexto da parábola do juiz iníquo.

Ali, Jesus conta a história de uma mulher viúva e persistente, que bate com instancia à porta de um juiz iníquo, que não temia a Deus, nem respeitava a homem algum. Aquela mulher pedia que o juiz julgasse a sua causa contra o seu adversário. Por algum tempo aquele juiz não a quis atender, mas por fim devido à importunação resolveu atendê-la. Jesus contou essa parábola, para ilustrar o dever de orar sempre e nunca desistir.

Pelo que entendemos do texto, a pergunta final de Jesus soa como um lamento pela falta do tipo de fé que ele espera que tenhamos. Aqui reside a idéia central deste texto.

Introdução:
É muito comum ouvirmos mensagens, conferencias, seminários, alem dos livros e CDs sem conta lançados sobre o assunto “Fé”. Contudo, nos parece que aquilo que as pessoas consideram como fé, tem sido rejeitado pelo Senhor. Por que será que isso acontece? O que será que o Espírito de Deus quer nos revelar nesta palavra?

Uma idéia me ocorre: Será que a fé que temos manifestado, não está corrompida, misturada com o “fermento” do ganho pessoal? Será que ela não tem sido alicerçada sobre a tentativa de atender aos nossos desejos pessoais?

A fé pregada tem sido muito voltada para o material, o temporal, absolutamente arraigada neste mundo e dissociada de uma intimidade com Deus.

Li outro dia de um certo pensador cristão que não me recordo o nome: “Toda fé verdadeira nasce da intimidade com Cristo”. “Se nossa fé não provém dessa intimidade, não é fé de fato aos olhos de Deus”.

QUAL O MODELO DE FÉ QUE AGRADA A DEUS AFINAL? O CAPÍTULO 11 DE HEBREUS E OUTRAS PASSAGENS NOS TRAZEM ALGUMAS RESPOSTAS. VEJAMOS:


  1. Hebreus 11 fala de um padrão Bíblico de intimidade:
  • O 1º exemplo encontrado ali é o de Abel. Ele ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim”. Por quê?  Abel oferecia sacrifícios com freqüência, não era algo esporádico, baseado em necessidades circunstanciais. Hb.11.4. Abel desejava uma proximidade com Deus. Era-lhe agradável permanecer em sua presença. Abel figura no rol dos chamados heróis da fé. Os sacrifícios de Abel eram oferecidos num altar. Altar é lugar de entrega e é isso que Deus deseja de nós, que nos entreguemos a ele. Abel entrega as primícias do rebanho e da gordura, que quando queimada, subia como perfume agradável às narinas de Deus. Aprendemos que Gordura aqui, simboliza um tipo de oração ou comunhão aceitável. Representa nosso ministério junto ao Senhor em nosso lugar secreto de oração. Esse tipo de oferta era feito na presença do ofertante, até que fosse consumido e isso demandava tempo. Já Caim, trouxe um tipo de oferta, que não exigia que ele permanecesse na presença de Deus. Caim representa muitos cristãos que vão à igreja, no intuito de prosperar materialmente, mas não têm nenhum anseio pela presença de Deus. Enoque foi outro que manifestou uma fé intimista, a tal ponto que foi trasladado por Deus para não ver a morte. Hb.11.5. Noé foi outro exemplo de um caminhar intimo com Deus. Noé foi tão intimo de Deus, que o Senhor dava testemunho a respeito dele. Hb.11.7 Abraão compartilhou dessa intima comunhão. Foi chamado de amigo de Deus. Tanto a palavra grega quanto a hebraica para amigo, é traduzida como: aliado, querido, próximo. Hb.11.8. Moisés pela fé abandonou o Egito não teve medo da ira do faraó e permaneceu firme como quem vê Aquele que é invisível!

  1. O resultado dessa intimidade é um desapego progressivo por este mundo:
  • Quanto mais nos aproximamos de Cristo, mais descobrimos que ele é tudo para nós. Embora Abraão fosse um homem atuante no seu tempo, ele conservava o caráter de peregrino. Ele tinha profunda consciência que estava aqui apenas de passagem. A despeito de seus inúmeros negócios e afazeres, ele achava tempo para estar a sós com Deus, gozando de uma intima comunhão. Do mesmo modo Moisés mesmo tendo sido criado no meio das riquezas do Egito, ele abriu, mão de tudo por amor ao Senhor.

  1. Sem intimidade a sua fé não é verdadeira aos olhos de Deus:
  • No capítulo 4 de Marcos encontramos Jesus e seus discípulos num barco, sendo açoitados por um grande temporal. Jesus acorda, repreende a tempestade e pergunta aos discípulos: “Como é que não tendes fé?”. Jesus estava na verdade, chamando a atenção de seus discípulos para ele próprio, porque mesmo andando com ele não tinham aprendido intimidade com ele ou por outro lado, não o conheciam intimamente. Não precisamos mais buscar respostas teológicas para o significado da fé, precisamos simplesmente experimenta-la ficando a sós com Jesus. O Sl 25.14 diz: A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança”.

  1. A fé intimista nos leva ao Descanso de Deus:
  • Em Hb 4.10 diz: “Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também descansou das suas obras, como Deus descansou das suas”. Em Is 26.12 diz: “Senhor, concede-nos a paz, porque todas as nossas obras, tu as fazes por nós”. Quando Jesus faz pergunta que deu origem a esta mensagem: Contudo, quando vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?”. Na verdade ele pergunta se quando ele voltar, nos encontrará exercitando uma fé viva baseada numa intimidade com ele, que por sua vez, resulta numa paz interior pela confiança de que ele está agindo na situação. Será que ele encontrará esse tipo de fé em nós?
  1. A fé verdadeira não deixa espaço para a dúvida:
·         Em Mateus 14.22-33 encontramos outra situação que demanda fé. Jesus ordena que seus discípulos entrem no barco e entrem no mar enquanto ele se demora em terra orando. No meio da madrugada ele vem encontrar com eles andando sobre as águas. Os discípulos ficam aterrorizados, Jesus os acalma dizendo para não temer e Pedro diz no v.28: “Senhor! se és tu, manda-me ir ter contigo sobre as águas”. Vs. 29-31: “Disse-lhe ele: Vem. Pedro, descendo do barco, e andando sobre as águas, foi ao encontro de Jesus. Mas, sentindo o vento, teve medo; e, começando a submergir, clamou: Senhor, salva-me. Imediatamente estendeu Jesus a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?”.

Conclusão: Deixo como reflexão a pergunta retórica inicial feita por Jesus: “Quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?”, para que os que ouvem esta palavra reflitam sobre isto e busquem o exercício da verdadeira fé que agrada a Deus.

Aleluia, amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 18.07.13 – www.ocolodopai.com

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...