quinta-feira, 11 de julho de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/É TEMPO DE CONSERTO!

É TEMPO DE CONSERTO! Am.7.7,8 
(Deus quer nos reconstruir)



Mostrou-me também isto: eis que o Senhor estava sobre um muro levantado a prumo; e tinha um prumo na mão. O Senhor me disse: Que vês tu Amós? Respondi: Um prumo. Então, me disse o Senhor: Eis que eu porei prumo no meio do meu povo de Israel; e jamais passarei por ele”. 

Objetivo: levar o povo de Deus a reavaliar a sua vida e fazer os consertos necessários.

Idéia Central do Texto:
O texto mostra uma das visões dadas por Deus ao profeta Amós, com vistas ao arrependimento do povo de Israel de suas obras más. Jerusalém precisava de seu ministério ousado. É através deste profeta que o Senhor diz em (5.4): “Buscai-me e vivei!”.

Aliás, essa é a formula da verdadeira mudança, por isso o Senhor insiste nessa exortação, a exemplo do que diz através do profeta Jeremias em (29.13,14 a): Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo vosso coração. Serei achado de vós e farei mudar a vossa sorte;”.

Depois do Senhor, mostrar a Amós a visão do gafanhoto e do fogo, que viriam como juízo sobre uma nação empedernida, Ele mostra-se ao profeta, numa teofania (manifestação visível do Cristo pré-encarnado), com um prumo na mão, a fim de avaliar a retidão e a inteireza da nação.

Amós foi chamado por Deus para carregar o pesado fardo de anunciar a palavra de Deus a um povo de dura cerviz. Aliás, o próprio nome Amós significa carregador de fardos. Isso de certa forma tem se repetido através da história.

Introdução:
Temos orado incessantemente neste lugar para que haja um despertamento no meio do povo de Deus. Há tantos problemas! São tantas as demandas, as lutas, as necessidades, os obstáculos que temos encontrado no caminho!

No entanto, algo tem ficado bastante claro em nosso coração: se queremos mudanças efetivas em nossas vidas, precisamos nos dispor a colaborar com as mudanças que Deus quer fazer em nós mesmos.

Vivemos num tempo em que a simetria e o alinhamento estão fora de moda. Hoje, bonito é o torto, o que está fora de esquadro e o cheio de arestas. E isso vale desde os cabelos e roupas até as construções e os comportamentos humanos. É impressionante a inversão dos padrões adotados pela modernidade e pós-modernidade.

 Graças a Deus, o Senhor tem cuidado do seu povo e quer nos colocar no prumo dele, no qual não há variação, nem sombra de mudança. Como podemos colaborar com Deus para essas mudanças? Hb 12.1b nos responde: “... desembaraçando-nos de todo o peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perseverança, a carreira que nos está proposta”.

De nada adiantam as pantomimas que vemos hoje: marchar, quebrar maldição hereditária, dar banho de óleo da unção nas paredes da casa, expulsar os capetas dos azulejos da cozinha, do ralo do banheiro e outras práticas espúrias. Nada substitui a obediência, sem arrependimento, confissão e abandono de pecados as coisas vão continuar do mesmo jeito e os crentes continuam salvos e miseravelmente infelizes.

Deus está requerendo arrependimento e mudança de vida por parte do seu povo. Na visão de Amós, Deus estava sobre um muro levantado a prumo, e ele mesmo tinha um prumo nas mãos. O Senhor perguntou ao profeta: “Que vês tu, Amós?” respondeu o profeta: Um prumo então, disse o Senhor: Eis que porei um prumo no meio do meu povo, Israel”.

Este Prumo já foi colocado, chama-se JESUS CRISTO, a palavra Viva que procede da boca de Deus!  O apóstolo Paulo em Cl. 2.6, 7 diz: “Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças”.

O QUE O TEXTO NOS REVELA EM TEMPOS DE CONSERTO?

  1. Revela a retidão de Deus através de Cristo nosso paradigma:
  • A visão nos revela que o Senhor é reto e só Ele pode nos alinhar, nos endireitar, desentortando as nossas veredas, nos justificando através de seu Prumo perfeito, Jesus Cristo. Ele é o Padrão imutável de Deus e o nosso único paradigma! Da mesma forma como um competente construtor utiliza o prumo para verificar onde há falhas ou tortuosidades, Deus usará seu Prumo perfeito, para consertar tudo que em nossa vida estiver fora do alinhamento determinado por ele. E esses consertos acontecerão de uma maneira ou de outra, então, é melhor colaborar! O Senhor diz em Is 45.2,3: Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro; dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que Eu Sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome”

  1. Revela a Tortuosidade do Homem:
  • Tudo que tem nos sucedido é uma ação amorosa e misericordiosa de um Deus apaixonado, que deseja desesperadamente que você e eu nos enquadremos no seu alinhamento perfeito. Hb 12.6-13; Estamos todos fora do prumo de Deus: desnivelados, desalinhados. Quando não por ações efetivas, por pensamentos malignos, intenções escusas ou palavras néscias. A Bíblia diz: em Nm 14.28: Dize-lhes: por minha vida diz o Senhor, como falastes aos meus ouvidos, assim farei a vós outros. E o Senhor diz ainda em Mt 12.37: “Porque, pelas tuas palavras, serás justificado e pelas tuas palavras, serás condenado”. O grande problema conosco, é que todas as vezes que as nossas falhas aparecem, tentamos como pedreiros preguiçosos, disfarça-las com camadas e camadas de reboco mal feito. Esse reboco é simbolizado por nossa pseudo- espiritualidade e nossas justificativas enganosas, que podem convencer os homens, mas não ao nosso Deus. Ele enxerga mentes e sonda corações. Reboco não corrige parede torta, parede torta precisa ser demolida e reconstruída! O padrão que Deus requer de nós é alto. E só poderemos alcançá-lo através de uma entrega absoluta ao agir do Espírito Santo em nosso interior. Essa entrega é o sacrifício vivo proposto por Paulo em Rm 12.1,2 – esse culto é racional, passa por nossa vontade.

  1. Revela que há um Prumo em nosso meio e não seremos poupados:
  • O texto lido, fala de um prumo visto por Amós, nas mãos do Senhor. O prumo é um instrumento indispensável usado por construtores.  Serve para corrigir tortuosidade numa edificação. Espiritualmente simboliza a avaliação de Deus da condição de seu povo, bem como do quanto ele está alinhado com a sua palavra. A função do Prumo, não é somente revelar as falhas e defeitos, mas mostrar a solução, o padrão de alinhamento correto. É impossível fazer parte do reino de Deus e seguir o padrão do mundo, continuar nas velhas práticas. Jesus, o Prumo perfeito de Deus, em nossas vidas revela nossas falhas e pecados, para nos atrair com cordas de amor ao arrependimento, a confissão e ao abandono de pecados. Só aquele que confessa e deixa o pecado, alcançará misericórdia e prosperará. Pv 28.13; Em I Jo 1.9 – diz: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. Deus corrige somente aqueles a quem ele ama, portanto se o Prumo de Deus estiver na sua vida, submeta-se a sua correção e glorifique a Deus por isso!

CONCLUSÃO: Se quisermos experimentar uma vida abundante e desfrutar daquilo que Deus tem reservado para nós:

  1. Não esperemos mágica, antes reconheçamos diante de Deus, que determinadas coisas têm representado peso e embaraçado nossos passos, impedindo uma carreira livre e vitoriosa na direção do Autor e Consumador da nossa fé. São pensamentos, palavras e ações que estão fora do alinhamento divino.
  2. Para que recebamos os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, primeiro deixemos que os caminhos tortuosos sejam endireitados e o Senhor mesmo irá à nossa frente com o Prumo nas mãos.
  3. Que possamos nos arrepender, confessar e abandonar nossos pecados de estimação, Deus quer reconstruir a partir de nossas demolições! Aleluia, Amém!
  4. Creio que o Senhor deseja que sejamos restaurados e para isto ele propõe, por intermédio do profeta Amós uma reconstrução levantada a prumo.

Aleluia, Amém!
Pra. Nádia Malta em 10.07.13  - www.ocolodopai.com   

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a fonte é o Espírito Santo de Deus.




Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...