domingo, 7 de julho de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/Entregue pelo Dc.Tião Alvino/OS VERDADEIROS DISCÍPULOS DE JESUS

OS VERDADEIROS DISCÍPULOS DE JESUS. Mt. 5.1-12


Objetivo: Levar a igreja a buscar os verdadeiros valores do Reino de Deus.

Ideia Central do Texto (ICT):
O texto lido é chamado de Bem- aventuranças. Faz parte do Sermão do Monte e fala dos valores do Reino de Deus praticados pelos verdadeiros discípulos de Cristo. Esses valores que devem ser buscados por todos os que tendo se tornado novas criaturas, fazem parte da família do Senhor.  
     
Aqui Jesus ensina aos seus ouvintes o segredo para uma vida de plenitude abundante ou para se alcançar a verdadeira felicidade do ponto de vista da eternidade. Quando em Jesus afirma em João 10.10b: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”, ele não estava falando de bens passageiros, transitórios, mas de algo com peso de eternidade. E para alcançar essa plenitude abundante precisamos nos moldar aos padrões do Reino de Deus.

Introdução:
Nesses dias ouvimos sobre a Porta estreita e as dificuldades em atravessá-la, sobre a fé de um pagão que deixou Jesus admirado e sobre aqueles que estão atados no feixe dos que vivem com o Senhor. Gostaria de seguir a mesma trilha, falando hoje do alto padrão exigido por Cristo aos que foram verdadeiramente regenerados e são seus discípulos.

É sempre tempo de recorrermos à Santa Palavra de Deus a fim de alinharmos a nossa vida a esse padrão estabelecido pelo Senhor Jesus. Por isso é imprescindível estar sempre voltando aos rudimentos da fé.

As igrejas têm estado cheias daqueles que vem em busca da resolução de seus problemas, sobretudo, os financeiros. Para alcançar respostas, muitos são capazes dos mais absurdos sacrifícios importados em sua grande maioria de outros guetos espirituais. No entanto, como o cristianismo não é conceitual, mas vivencial, experiencial, logo determinadas práticas são desmascaradas. Numa época de imediatismos, ninguém quer perder tempo com discipulado sistemático, no qual se aprende a andar no Caminho.

A Bíblia fala sobre os sete mergulhos de Naamã. Antes do sétimo mergulho não houve milagre. Andar em Cristo no dia a dia pode demandar dedicação, tempo e disciplina, mas garante um resultado perene. Ao contrário do que promete as fórmulas mágicas dos embusteiros gananciosos que estão por toda parte.

Bem- aventurança significa felicidade, bênção, alegria, alto privilégio. Quem não deseja isso para si?
O grande problema é que só se enxerga bênção do ponto de vista material. As pessoas perderam a perspectiva da eternidade, o que vale é o aqui e o agora. E o pior é que muitos, no intuito de angariar adeptos têm embarcado nessa atitude consumista.

Em Mt. 6.33 Jesus diz: Buscai, pois, em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Do que realmente Jesus estava falando aqui? Do consumismo dos gentios que tem levado muitos a fazerem verdadeiras loucuras para conseguirem o que querem. Felicidade para uma esmagadora maioria é ter e ter cada vez mais. Essa medida não enche jamais.

Jesus surpreendeu seus ouvintes com as palavras do Sermão do Monte. Sugiro que você as leia novamente com um propósito experiencial.

POR QUE OS VERDADEIROS DISCÍPULOS DE CRISTO SÃO CHAMADOS DE BEM-AVENTURADOS?
  1. Porque eles são humildes de espírito – v. 3:
  • São aqueles que deixam de lado auto- dependência e a auto-suficiência e confiam inteiramente na suficiência da graça de Deus. O Senhor diz que deles é o reino dos céus!
  1. Porque eles não perderam a capacidade de chorar por seus pecados  – v.4:
  • Que choro é esse? O choro da lamentação e do quebrantamento pelos próprios pecados. Em Is. 66.2 b o Senhor diz: O homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra”. Os que choram dessa forma, por este motivo, o Senhor diz que serão consolados!
  1. Porque eles são mansos – v.5:
  • Mansidão aqui não se trata de apatia ou mesmo covardia, mas rendição à vontade de Deus. Aqui, o Senhor está falando de força sob controle. Os que se rendem à vontade soberana do Senhor e se aquietam nele, sem nenhuma murmuração. Aos mansos, o Senhor promete: Eles herdarão a terra!
  1. Porque eles têm fome e sede de justiça - v.6:
  • Aqui não se trata de justiça social ou qualquer justiça humana, mas da justiça (justificação) de Deus. Esses além de ansiar por uma santidade que provem de Deus, também desejam ardentemente a manifestação da experiência de salvação aos que estão à sua volta. Esses pregam, semeiam a palavra aonde quer que estejam, em tempo e fora de tempo, mas, sobretudo, vivem essa palavra apregoada. A esses o Senhor promete: eles serão fartos!
  1. Porque eles são misericordiosos – v.7:
  • Esses são os compassivos, que se solidarizam com a dor do outro como se fora a sua própria dor. Os que acodem o necessitado sem buscar reconhecimento ou aplauso da parte dos homens. O Senhor promete que esses alcançarão misericórdia!
  1. Porque são limpos de coração – v.8:
  • Esses não transigem, não fazem concessões ao mal, mesmo com dano próprio. São aqueles incapazes de julgar, mentir, difamar, ou mesmo proferir juízos infamantes para denegrir a imagem do próximo. Gostaria de aqui estabelecer uma diferença entre julgar e discernir. Enquanto julgar é estabelecer veredictos, determinar sentenças, prescrever penalidades. Discernir ou desmascarar é necessário à sobrevivência espiritual, para podermos escapar dos lobos travestidos de ovelhas. Julgar é prerrogativa divina, mas, observar para discernir e desmascarar são responsabilidade humana. Aos limpos de coração, o Senhor diz que eles verão a Deus!
  1. Porque são pacificadores – v.9:
  • Esses alem de ter paz em seus corações, também são semeadores da paz, jamais põemlenha na fogueira”. São apaziguadores por natureza. Esses serão chamados filhos de Deus!
  1. Porque são perseguidos, injuriados e difamados por causa da justiça de Deus e do nome do Senhor – vs.10,11:
  • Esses sofrem todo tipo de perseguição de abuso, tortura e martírio por causa do nome de Jesus e por pertencerem a ele. É o que está acontecendo à igreja perseguida nos países onde não há liberdade de culto. Deles, o Senhor diz: é o reino dos céus! O Senhor ainda promete que grande será o seu galardão, a sua recompensa.

CONCLUSÃO: O que aprendemos com essas palavras de Jesus?
  1. A nossa missão como igreja, tem se tornado cada vez mais difícil em um tempo de relativismos e liberalismos. Contudo, apesar do cansaço, pelo que vemos à nossa volta, ousemos crer e confessar os absolutos imutáveis de Deus, sempre focados no Cristo.
  2. Precisamos enquanto cidadãos do reino dos céus corrigir a nossa escala de valores. É necessário fixar os olhos nos valores do Reino de Deus que são eternos. O apóstolo Paulo chama atenção em Cl. 3.1, 2: Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra.”
  3. É imperativo, voltarmos aos rudimentos da fé e deixar de dar crédito a tantas invencionices que tem adentrado à igreja contemporânea.
  4. Existe um abismo que separa o cidadão terreno e o cidadão do reino. Enquanto o primeiro é bestializado pelos valores, desejos e inclinações da carne, sendo frio e calculista, capaz das maiores atrocidades para conseguir o que quer. O cidadão do Reino de Deus tem um padrão, um perfil, uma escala de valores que anda na contramão do mundo. Ele é feliz porque busca e prioriza os valores do reino de Deus em primeiro lugar: ele é humilde de espírito, não se constrange de chorar pelos seus pecados. É manso, tem fome e sede de justiça. É misericordioso, é limpo de coração, é pacificador. É perseguido e injuriado por causa do nome do Senhor. Por apresentar esse perfil, ele goza de altos privilégios da parte de Deus.
  5. O segundo grupo citado mesmo representando uma minoria, é o que ainda torna o mundo habitável, suportável, porque é sal, perfume e luz no meio de uma geração pervertida e corrupta, que jaz nas trevas. Que possamos engrossar as fileiras desse grupo em nome de Jesus Cristo!
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta entregue pelo Diácono Tião Alvino em 07.07.13 – www.ocolodopai.com

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...