quinta-feira, 4 de julho de 2013

Esboço/Sermão Pra. Nadia Malta/ATADOS NO FEIXE DO SENHOR!

ATADOS NO FEIXE DO SENHOR! I Samuel 25.29


Objetivo: Levar os ouvintes a fazer uma reflexão quanto a sua posição espiritual.

Ideia Central do Texto:
O versículo lido está inserido num contexto maior, o qual se refere ao momento em que Abigail esposa de Nabal apazigua Davi, impedindo-o de se vigar do seu marido.
O marido de Abigail, Nabal era homem maligno em todo o seu trato como diz o texto. Ele se recusou a acudir Davi numa hora de extrema necessidade.
Abigail, prudentemente prepara o socorro de que Davi e seus homens precisavam e vai ao seu encontro com um pedido formal de perdão. Ali, ela faz a grande revelação do versículo lido. Embora o texto todo seja bastante rico, gostaria de me ater naquilo que é dito no versículo lido acerca daquele que pertence ao Senhor: “Se alguém se levantar para te perseguir, e para buscar a tua vida, então a vida de meu senhor será atada no feixe dos que vivem com o Senhor teu Deus; porém a vida de teus inimigos ele arrojará para longe, como se a atirasse da cavidade de uma funda”. A ideia central aqui é de alguém que pertence ao Senhor e é protegido por ele.

Introdução:
A cada dia que passa fica mais difícil saber quem é de Deus e quem não é. Mesmo no meio daqueles que exteriormente tem uma aparência de santidade.
As notícias que chegam através da mídia dos que se dizem crentes. O sobrenome Gospel tem respaldado tanta loucura e tanta heresia que assombra. E assim os que se dizem crentes vão amargando derrota após derrota, pois o adversário tem alcançado vantagem contra eles.
Há uma necessidade contínua de autoexame. Em vez de prestarmos atenção ao andar do outro, olhemos para nós mesmos e façamos a seguinte pergunta: “Onde estou atado, no feixe dos que vivem com o Senhor ou noutro feixe?”.

O TEXTO LIDO TRAZ DUAS REVELAÇÕES IMPORTANTES AO QUE É VERDADEIRAMENTE DE DEUS:
  1. Sua vida está atada no feixe dos que vivem com o Senhor:
  • Qual o significado desta expressão? Shedd explica: “Sua vida será guardada junto com os que são do Senhor”; Ainda: “Sua vida será inscrita no Livro da vida!”.
  • Vejamos alguns texto que remetem a essa ideia: “Foi o próprio Senhor, o nosso Deus, que nos tirou, a nós e a nossos pais, do Egito, daquela terra de escravidão, e realizou aquelas grandes maravilhas diante dos nossos olhos. Ele nos protegeu no caminho e entre as nações pelas quais passamos”. Josué 24:17; “Ele guardará os pés dos seus santos, mas os ímpios serão silenciados nas trevas, pois não é pela força que o homem prevalece” 1 Samuel 2:9; “O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida” Salmos 121:7; “O Senhor cuida de todos os que o amam, mas a todos os ímpios destruirá” Salmos 145:20; “Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna” Judas 1:21
  1. Os seus inimigos serão arrojados por Deus como se fossem atirados da cavidade de uma funda.
·         O Senhor lida com os nossos inimigos. Ele peleja por nós. É o nosso vingador. “Mas os teus inimigos, Senhor, os teus inimigos perecerão; serão dispersos todos os malfeitores!” Salmos 92:9; “O Senhor, o seu Deus, que está indo à frente de vocês, lutará por vocês, como fez no Egito, diante de seus próprios olhos” Deuteronômio 1:30: “Eles lutarão contra você, mas não o vencerão, pois eu estou com você e o protegerei", diz o Senhor” Jeremias 1:19

CONCLUSÃO: O que aprendemos aqui?
Precisamos ser achados fieis atados no feixe dos que vivem com o Senhor, do contrário seremos envergonhados pelos nossos adversários tanto humanos quanto espirituais.

Aleluia/Amém!
Esboço de Sermão/Pra. Nadia Malta em 04.07.13 – www.ocolodopai.com

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...