quarta-feira, 15 de maio de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/UMA PALAVRA DE ENCORAJAMENTO!

UMA PALAVRA DE ENCORAJAMENTO! 
Isaías 41:8-14 (Clique na referência ao lado para ler o texto bíblico na íntegra)


Objetivo: Encorajar a igreja a não temer diante dos ataques malignos, confiar e esperar em Deus, porque dele vem a nossa ajuda.

Idéia Central do Texto:
Todo o contexto que vai de Is. 41.1 até 44.28 mostra que o Senhor é maior que nossos medos. Segundo os estudiosos da Bíblia Sagrada, encontramos nele trezentos e sessenta e seis vezes a expressão “Não temas”. Em sete ocasiões no livro de Isaías, só neste contexto que vai do capítulo 41.10,13, 14; 43.1,5; até o 44.2,8 o Senhor diz: “Não temas!” – Ele suscita libertador. Embora o texto se refira a Ciro levantado por Deus como instrumento para aplicar a sua justiça, aponta profeticamente para o nosso verdadeiro e único Redentor, o Senhor Jesus Cristo.

Ao encarar a difícil tarefa de reconstrução de Jerusalém, os judeus remanescentes tiveram motivos de sobra para temer. Contudo havia um grande e suficiente motivo para não ter medo: O Senhor estaria com eles para lhes garantir a vitória. A idéia central aqui é o exercício da confiança no Deus que por nós tudo executa.

Introdução:
Temos falado em batalha espiritual. Fato que não podemos perder de vista em nenhum momento. Muitos seres espirituais do mal se levantam para nos assolar, afrontar e destruir. O medo é um deles e tem sido sempre uma grande arma nas mãos do adversário para nos assombrar e paralisar. João em sua primeira carta diz: Aquele que teme não é aperfeiçoado no amor” e ainda “o perfeito amor lança fora o medo”. Nenhum de nós está pronto em relação à não temer. Todos tememos, porque a obra ainda não terminou em nós. No entanto, estamos em tempo de exercitar a ousadia que vem de Deus.

Orar, buscar o Senhor e ler a sua palavra, meditando nos seus ensinamentos em obediência, é o grande antídoto para os nossos medos.

Precisamos de encorajamento para nos levantar como guerreiros de Deus contra os gigantes infernais que se levantam contra nós.

As palavras encorajadoras de Deus aos judeus cativos afirmavam que eles não precisavam temer nem o rei Ciro, nem Babilônia. Ciro estava a serviço dos intentos de Deus e Babilônia seria destruída e logo desapareceria. Assim são os que sem causa demandam a nossa vida, ou se convertem ou serão exterminados.
Deus hoje deseja nos encorajar em meios às lutas que enfrentamos, tanto pessoalmente, quanto como igreja do Senhor sobre a terra.

O TEXTO NOS TRAZ ALGUMAS AFIRMAÇÕES DE DEUS EM RELAÇÃO AO SEU POVO NO PASSADO, QUE SE APLICAM TAMBÉM A NÓS HOJE:

  1. Somos eleitos de Deus – vs.8,9: "Você, porém, ó Israel, meu servo, Jacó, a quem escolhi, vocês, descendentes de Abraão, meu amigo, eu os tirei dos confins da terra, de seus recantos mais distantes eu os chamei. Eu disse: "Você é meu servo"; eu o escolhi e não o rejeitei”.
  • O Senhor elegeu um povo sobre a terra, para ser chamado pelo seu nome. Primeiramente os judeus descendentes de Abraão segundo a carne, depois os descendentes espirituais, que é a sua igreja. Somos povo de propriedade exclusiva de Deus. Nação santa e sacerdócio real. O Senhor nos escolheu para proclamarmos as virtudes Daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Temos o selo do Deus vivo sobre nós!
  1. Por sermos escolhidos de Deus não devemos temer, pois não estamos sozinhos – vs.10, 13,14: “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa. Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, que o segura pela mão direita e lhe diz: Não tema; eu o ajudarei. Não tenha medo, ó verme de Jacó, ó pequeno Israel, pois eu mesmo o ajudarei", declara o Senhor, seu Redentor, o Santo de Israel”.
  • As nossas lutas, na verdade não são nossas, são lutas de Deus. Ele nos promete fortalecer, ajudar e sustentar com a sua mão direita fiel e vitoriosa. A mão poderosa de Deus estará sustentando a nossa minúscula e frágil mão. Ai daqueles que se levantam contra nós. O v. 14 chama Israel de “vermezinho de Jacó” no sentido da nação ter sido pisoteada pelos povos opressores, mas esse “vermezinho” será capaz de grandes proezas, pois o Senhor o sustem.
  1. O Senhor abate os que se levantam contra seu povo – vs.11,12: “Todos os que o odeiam certamente serão humilhados e constrangidos; aqueles que se opõem a você serão como nada e perecerão. Embora procure os seus inimigos, você não os encontrará. Os que guerreiam contra você serão reduzidos a nada”.
  • O Senhor nos livra da opressão envergonhando e confundindo todos os que estão indignados contra nós. Os que contendem conosco perecerão e serão reduzidos a nada. Porque na verdade não pelejam contra nós, mas contra o Deus Todo Poderoso, que por nós tudo executa. Os que pelejam contra nós serão reduzidos a nada e a coisa de nenhum valor. Os que se levantam para nos demandar a vida serão procurados, mas não serão achados, porque a boca do Senhor o disse.
CONCLUSÃO:

  1. Assim como foi com Israel nação nos dias passados, é e será assim conosco.
  2. O Senhor é Deus de Vitória e Varão de Guerra e ele não muda. Continua marchando à nossa frente.
  3. Tudo que ele requer de nós é que andemos em santidade e obediência, o mais ele fará.
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 15.05.13 – www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus. 

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...