quarta-feira, 29 de maio de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/APRENDAMOS A VIVER NA SUFICIÊNCIA DE DEUS!

APRENDAMOS A VIVER NA SUFICIÊNCIA DE DEUS!
Filipenses 4:10-13 (Clique na referência ao lado para ler o texto bíblico na íntegra)


Objetivo: Levar a igreja a buscar depender da provisão e suficiência de Cristo em meio às provações.

Ideia Central do Texto (ICT):
O texto lido fala de um dos inúmeros momentos de aflição na vida do apóstolo Paulo, no qual ele estava preso em Roma e pesava sobre sua cabeça uma sentença de morte.

Foi ali que ele experimentou o cuidado e as provisões de Deus através dos irmãos de Filipos, para os quais ele dirige esta carta, com palavras de alegria e gratidão (v.10).

Esta epístola apesar de ter sido escrita em um dos momentos mais dramáticos da vida ministerial do apóstolo, é chamada de carta da alegria. Mesmo em meio às dificuldades ele se declara CONTENTE. O texto lido resume a idéia central de toda a epístola.

Introdução:
Às vezes me pergunto: o que se passa na cabeça dos que se dizem cristãos? Sobretudo, os cristãos de nossos dias. Esmorecemos com facilidade, desistimos sem ao menos tentar. Abrimos passagem para o adversário tripudiar sobre nós. Reclamamos e difamamos a Deus com nossas palavras e atitudes. Queridos, estamos vivendo dias de grandes batalhas espirituais, precisamos nos posicionar como bons soldados de Cristo arregimentados pelo Grande General para em unidade de fé e propósitos vencer ou vencer.

Sempre que atravessamos lutas intensas se faz necessário olhar para os heróis da fé, que por sua vez não tiraram os olhos do Cristo vivo. Apesar das lutas Paulo se diz contente. O que ele queria dizer exatamente?

O QUE FAZ O APÓSTOLO PAULO TESTEMUNHAR COM TANTA AUTORIDADE EM MEIO AO SOFRIMENTO?
  1. Ele diz: “Aprendi” – v. 11:
  • Descobrimos aqui que este estado de espírito não vem por acaso, num passe de mágica. Mas é o resultado de um longo aprendizado daqueles que andam com o Senhor lado a lado, seguindo seus passos e observando o seu agir. Todos nós estamos passando por esse treinamento, ninguém está pronto. Paulo considerava cada experiência boa ou ruim, como oportunidade de crescimento e aprendizado. Você tem aprendido com as experiências? Precisamos aprender a cultivar o caráter de aprendizes nesta escola prática do Senhor que é a vida, sempre. O aprendizado só cessa quando partimos para a eternidade. Neste caso o que ele aprendeu?
  1. Ele aprendeu a Viver CONTENTE – v.11:
  • A palavra grega usada aqui é AUTARKÉS= que é traduzida como CONTENTE. Seu significado vai muito mais além de alegria ou contentamento, significa: governo autônomo, soberano, suficiente, independente. “De acordo com a filosofia grega, significa condição de satisfação intrínseca, estado em que o individuo se encontra plenamente satisfeito, independentemente, dos fatores externos que o rodeiam”. Essa palavra ocorre só aqui no N.T. É de onde provém a nossa palavra autarquia em português. O que Paulo queria dizer ao usar essa palavra? Antes quero fazer um parêntese e dizer que o apostolo não está de modo nenhum fazendo apologia ao sofrimento, nem tão pouco rindo à toa como um alienado diante das dores enfrentadas. Todos sabem que sofrimento não tem nada de agradável. Um andar em Cristo é o segredo do seu contentamento e da sua suficiência. Através Dele, Paulo diz que é possível conservar a serenidade, o controle da situação, o equilíbrio independentemente do tamanho dos problemas pelos quais estava passando. Na verdade é como se ele estivesse dizendo: “Aprendi na dependência de Cristo, a manter o controle; aprendi a me tornar independente do problema e dependente de Deus. Em At.16.25. O apóstolo Paulo dá mais uma prova da suficiência de Cristo na vida dele, quando preso em Filipos juntamente com Silas ele canta na prisão e o Senhor o socorre. Cantemos ao Senhor, povo de Deus! Aprendam a oferecer sacrifícios de louvor. Será que temos buscado aprender isto ou queremos soluções mágicas e instantâneas para os nossos problemas?
  1. Ele afirma também que aprendeu a viver contente em toda e qualquer situação – v.11:
  • De quais situações ele estava falando? Na saúde e na doença; na paz e na guerra; na exaltação e na humilhação; na fartura e na escassez; na alegria e na tristeza; na prosperidade e na adversidade. Em liberdade ou em prisões. Como acontece na aliança do casamento. É assim também no nosso casamento com o Senhor. Isto é sobrenatural!
  1. Ele afirma ainda: “De tudo e em todas as circunstancias, já tenho experiência” – v.12:
  • O apóstolo perseverou em aprender o agir de Cristo e isto lhe gerou experiência, que por sua vez o encheu de esperança na provisão e providencia do Deus que nunca falha. Em Rm. 5.3-4 ele ratifica essa idéia dizendo: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência esperança”. E ainda em II Co 4.16-18: “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós, eterno peso de glória, acima de toda a comparação, não atentando nós para as coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas”.
  1. Ele diz: “Tudo posso naquele que me fortalece” – v.13:
  • Este talvez seja um dos mais mal interpretados versículos da Bíblia, principalmente pelos adeptos da teologia da prosperidade e da confissão do pensamento positivo. As aplicações mais comuns são: Tudo posso... TER, FAZER, ADQUIRIR, CONQUISTAR, CONSEGUIR, COMPRAR e por ai vai... naquele que me fortalece.  Mas afinal, o que Paulo quer dizer? Ele quer dizer: “Tudo posso... SUPORTAR, VENCER, ADMINISTRAR, SUPERAR, EXPERIMENTAR, Naquele que me fortalece! Na tradução de J. B. Phillips Fp.4.13 fica assim: “Estou pronto para qualquer coisa por meio da força DAQUELE  que vive dentro de mim”. A cada momento precisamos lançar mão do poder e da suficiência de Cristo para lidar com todas as necessidades, responsabilidades, fraquezas e impossibilidades e o poder do Senhor, de fato nos fortalecerá e suprirá. Aleluia! Jesus ensina esse princípio em Jo 15.5. Ele diz: “Sem mim, nada podeis fazer”.
CONCLUSÃO: O que o texto nos ensina efetivamente?
1. Como cristãos precisamos cultivar o caráter de aprendizes, sempre. Na escola da vida o único Mestre é Jesus!
2. A experiência só se adquire pelo aprendizado pelo treinamento prático nas situações. E essa experiência gera esperança. Lembre-se o que você está vivendo não é castigo de Deus é treinamento! Você não tem um problema, tem um desafio.
3. A providência soberana de Deus e o seu amor imutável são dois recursos espirituais, dos quais podemos nos valer para alcançar a suficiência e viver de modo vitorioso e contente em toda e qualquer situação. Deixo as palavras do experiente apóstolo Paulo em II Co 3.5b: “A nossa suficiência vem de Deus”.
Aleluia, amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 29.05.13 – www.ocolodopai.com

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...