domingo, 26 de maio de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/O QUE ESTÁ FORA DE ORDEM EM SUA CASA?

O QUE ESTÁ FORA DE ORDEM EM SUA CASA? Is. 38.1-8, 17


Objetivo: Chamar a atenção dos ouvintes para os consertos que precisam ser feitos no coração e na casa de cada um.

Idéia Central do Texto (ICT):
O relato lido é também encontrado em II Rs 20 e II Cr 32. Trata-se da doença do rei Ezequias e a sua cura maravilhosa. Cada vez que encontramos um registro triplo de uma passagem ou expressão bíblica, significa a ênfase que o Senhor deseja dar aquela situação ou expressão, dada a importância do ensino ali contido. É interessante juntar os três relatos para que se tenha uma idéia da narrativa como um todo.

A idéia central aqui é tirada do versículo-chave (v.1). Esse versículo mostra que mesmo alguém servindo ao Senhor e fazendo o que é reto diante dele, corre o risco de negligenciar determinadas áreas de sua vida. Podemos observar essa tendência na vida de muitos servos de Deus em todos os tempos. Podemos citar alguns deles como: Davi, Eli, Samuel, dentre outros. Esses homens de Deus foram fervorosos quanto a sua devoção, mas negligenciaram seus filhos e suas famílias. Aprendemos que nenhum sucesso secular ou ministerial compensa o fracasso no lar!

O texto lido fala que havia uma desordem na casa do rei Ezequias e precisava ser reparada, do contrário poderia levá-lo à morte. Aquela enfermidade do rei era o grande megafone de Deus para despertá-lo.

Introdução:
Temos repetido inúmeras vezes que o homem vê o exterior e Deus é aquele que sonda mentes e vê corações. Por mais piedoso e devoto que você possa parecer aos olhos dos homens, Deus conhece os porões de sua alma. O Senhor sonda os corações para dar a cada um conforme as suas obras. Esse assunto não tem nada a ver com salvação, mas com galardão (recompensas, bênçãos de Deus). Tem muito crente andando desordenadamente. Os que foram verdadeiramente salvos, que nasceram de novo e foram regenerados pelo Espírito Santo, através do sacrifício único, perfeito e suficiente de Cristo não se perdem, mas podem perder seu galardão (sua recompensa) tanto na terra como no céu. Há ainda os sinceramente convencidos, mas que precisam de uma conversão genuína.

O TEXTO LIDO TRAZ ALGUNS PONTOS RELEVANTES, QUE PODEM NORTEAR AQUELES QUE DESEJAM FAZER OS CONSERTOS NECESSÁRIOS EM SUAS CASAS (tanto físicas quanto espirituais):
  1. O Senhor chama a atenção de Ezequias para o que está fora de ordem em sua casa e para isso usa um profeta. V.1:
  • No caso de Ezequias ele usa o profeta Isaías e não poderia ser mais claro ao anunciar: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás”. Conosco ele faz do mesmo jeito e usa vários de seus “profetas” para comunicar aquilo que está torto em nossa vida. Mas parece que temos os ouvidos e o coração cauterizado para entender a linguagem de Deus. Até as pedras têm clamado para chamar a nossa atenção. São tantas as evidencias de nossas escolhas desastrosas: relacionamentos conflituosos e doentios, criação de filhos complacente e conivente com o pecado; o mau uso das finanças; temperamentos rebeldes e obstinados. Têm muitos lares fora de ordem, famílias inteiras doentes por causa da negligencia daquele que é o cabeça da família. Pais que são mais gerentes do que pais.  Quando estudamos a história desse rei descobrimos que ele foi o pai do pior rei de Judá: o rei Manasses. A “folha corrida” desse sujeito era a pior possível: era feiticeiro, agoureiro, adivinhava pelas nuvens, consultava os mortos e ainda ofereceu seus filhos vivos ao deus pagão Moloque.  O que será que o Senhor quer nos dizer com esta palavra? Por que muitos em nosso meio estão sujeitos a passar por uma morte prematura, que pode ser literal, no relacionamento, nas finanças e em tantas outras áreas da vida? Muitos estão à beira de um colapso, se não ouvirem a voz dos “profetas” que o Senhor tem levantado para despertar-lhe a consciência adormecida. Falta por ordem em cada área de nossas vidas. Pais e mães prestem mais atenção aos seus filhos; ao que fazem e as companhias com as quais andam. Cônjuges conversem mais, compartilhem, dialoguem, orem juntos, consertem o relacionamento, cuidem uns dos outros. Oficializem o relacionamento, (existem tantas uniões fora do prumo de Deus e ele deseja trazer consertos para elas). Há tantas mulheres feridas, usadas e negligenciadas por seus companheiros, dos quais têm esperado atitude e consideração! Façam isso antes que haja morte na situação. Ezequias estava ocupado demais para ver o que estava debaixo do seu nariz. A sua negligencia e complacência produziu um Manasses. Quantos filhos têm caído nas drogas, na perversão sexual, na criminalidade por causa da negligencia, comodismo e irresponsabilidade dos pais?! Invista tempo na vida dos seus filhos, da sua esposa, do seu marido (essa bênção que o Senhor colocou em sua vida e você não têm valorizado).
  1. O rei reconhece o seu pecado de negligencia e se quebranta diante de Deus – VS. 2,3:
  • O rei Ezequias não foi arrogante como muitos crentes que conheço, ele se quebrantou diante de Deus e humilhou-se em sua presença. Faça o mesmo agora! Diga ao Senhor o que tem feito de reto, mas diga também o que está torto em sua vida e deseja consertar. Prometa a ele que o fará. Perdemos a capacidade de nos quebrantar diante do Senhor e continuamos negligenciando aquilo que o Senhor confiou a nós. Quando não podemos consertar o que está torto com ações, podemos fazê-lo com orações. Pode muito por sua eficácia a súplica do justo”. Tg 5.16. O que está torto em sua vida que precisa de conserto?
  1. Deus responde ao clamor de Ezequias e pode responder ao nosso – VS. 4-8:
  • A atitude de humilhação de Ezequias diante de Deus moveu a mão do Senhor ao seu favor e o Senhor lhe concedeu mais quinze anos de vida. O grande propósito de Deus era que ele tivesse tempo de fazer os consertos necessários em sua casa. Será que Deus não está requerendo isso de nós hoje? Quando o Senhor acode ao nosso clamor, ele invariavelmente nos favorece com infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, segundo o seu poder que opera em nós.
  1. Ezequias pode glorificar ao Senhor porque reconheceu o seu propósito naquela situação – v.17:
  • Às vezes precisamos atravessar por grandes vales e desertos para poder enxergar o propósito de Deus nas situações. No  Sl 119.71 o salmista diz: “Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos”. Esses estreitos são como megafones de Deus para nos despertar para um relacionamento intimo com ele. Muitos têm sido tão religiosos, tão ritualistas, tão exteriormente piedosos que se esquecem de interagir com o Senhor em um relacionamento pessoal. Largue as “rezas”, as vãs repetições e converse com o Pai celestial. Deus requer de nós uma vida de santidade em todas as áreas. Não são as nossas palavras ou exterioridades que impressionam Deus, mas o que está em nosso coração e só ele vê.
CONCLUSÃO: Deixo quatro lições do texto para a sua meditação:
  1. Disponha-se a por em ordem a sua casa, ainda há tempo, antes que a morte se instale. Peça a Deus uma nova oportunidade e faça tudo diferente.
  2. Reconheça o seu pecado de negligencia, de arrogância, de irresponsabilidade, de rebeldia e se quebrante diante de Deus.
  3. Aguarde a resposta de Deus, ela virá e de forma profusa, abundante. Você se surpreenderá com o que ele tem para você e para a sua família.
  4. Seja um bom aluno e aprenda com a tribulação. Glorifique a Deus por seus propósitos em sua vida.
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em  26.05.13 –  www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...