quarta-feira, 8 de maio de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/ PERMANEÇAMOS FIRMES NO SENHOR!

PERMANEÇAMOS FIRMES NO SENHOR! Ef. 3.14-19


Objetivo: Chamar a atenção da igreja para que se firme no Senhor.

Ideia Central do Texto (ICT):
Por causa das próprias tribulações o apóstolo Paulo se põe de joelhos em favor dos efésios, para que eles não desfalecessem por causa dele, lembramos que o apóstolo estava preso quando escreveu esta epístola e muitos se escandalizaram por isto.

A idéia central desta oração feita por Paulo é o seu pedido ao Senhor por seus leitores para que mantenham o equilíbrio, a firmeza e a alegria mesmo em meio às dificuldades, tanto pessoais quanto daqueles que estão ao seu redor.

Introdução:
O Senhor afirma em Os. 4.6 que seu povo está sendo destruído por falta de conhecimento. Mas, alem da falta de conhecimento, há ainda outra razão pela qual não desfrutamos das bênçãos de Deus para nós: as nossas rebeliões contra o Senhor e sua Santa Palavra. Muitos deixam de beber na Fonte de água Viva, Jesus, para beber de cisternas rotas que não retêm as águas.

Rebelião não é uma simples desobediência, mas uma inclinação para andar independentemente de Deus. Essa autonomia tem levado muita gente a uma situação de derrota irreversível. Is. 1.19,20.

A ORAÇÃO DE PAULO APONTA PARA TRÊS PEDIDOS ESPECÍFICOS:

  1. Primeiro pedido: Pelo Fortalecimento com poder mediante o Espírito Santo v.16: para que, segundo a riqueza de sua glória, sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior”.
  • O Senhor testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. O poder do Santo Espírito está à nossa disposição, nos conduzindo, fortalecendo e capacitando a resistir às dificuldades. Mas isto só acontecerá àqueles que de fato são filhos de Deus. Como filhos e herdeiros de Deus a condenação foi afastada de nós. O escrito da dívida foi cancelado. O peso da culpa nos foi tirado. Rm. 8.1. Temos leveza e paz para viver, independentemente das circunstancias. Por que, então, tanta fraqueza em nosso meio? Somos levados a pensar em duas razões: porque não levamos à sério o que somos e temos em Cristo Jesus ou porque ainda não alcançamos a posição de filhos e herdeiros. Em Ef. 6.10 Paulo ordena: Quanto ao mais sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder”. O Espírito Santo é a fonte de nossa força e poder, ele nos assiste em nossa fraqueza.
  1. Segundo pedido: Para Que Cristo habite no coração do crente pela fé – v. 17-19 a:e, assim, habite Cristo no vosso coração pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento,”
  • Em Jo. 14.23 Jesus diz: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada”. A habitação de Cristo em nós é promessa de Deus e Cristo em nós é a esperança da glória. Essa habitação se torna efetiva quando estamos alicerçados e arraigados em amor. Em sua presença há plenitude de alegria e delícias perpetuamente. Sl.16.11; Será que há uma razão maior para a nossa alegria e firmeza, senão o fato de sermos habitação de Cristo e compreendermos “qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade do amor de Deus que excede todo o entendimento”? V. 18 e 19 a
  1. Terceiro pedido: Para Que seus leitores sejam tomados de toda plenitude de Deus – v.19b:Para que sejais tomados de toda plenitude de Deus”.
  • Conhecer e praticar o amor de Cristo nas situações à nossa volta é a grande prerrogativa para alcançarmos essa plenitude. Só aí nossos espaços serão todos tomados, preenchidos pelo Senhor. Não haverá mais lugar para os apelos da carne. O padrão exigido por Deus é altíssimo, mesmo impossível de ser alcançado por seres humanos imperfeitos. Contudo, somos capacitados pelo Espírito Santo a andar nesse prumo estabelecido por Deus. O homem natural não pode entender as coisas do Espírito de Deus, só o homem espiritual regenerado Nascido de Novo tem condições de fazer a vontade de Deus. Tudo que precisamos fazer é dar passos de fé em obediência àquilo que nos é ordenado na Santa Palavra de Deus e renunciar a nossa inclinação à autonomia. Somos de Cristo, fomos comprados por alto preço. Que sejamos firmados nele!
Conclusão: Como obter tudo que o apóstolo pede para seus leitores? Gostaria de responder a essa pergunta com as palavras do próprio apóstolo Paulo em Fp. 2.13-16: “Porque Deus é quem efetua em vós, tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. Fazei tudo sem murmuração nem contendas, para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo, preservando a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, eu me glorie que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente”.

Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 08.05.13 – www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...