quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Artigo/Pra. Nadia Malta/PERSEVERANDO E CRESCENDO EM CRISTO!

Perseverando e Crescendo em Cristo!

Para onde nos viramos hoje há sempre uma oferta de fórmulas mágicas, sobretudo para resolver problemas, que vão desde a obesidade, às enfermidades em geral, o stress (esse então, tem mil e uma fórmulas) e até mesmo as coisas mais simples.

E os livros de auto-ajuda? Esses são um capítulo a parte na enorme parafernália de soluções para quase tudo. As livrarias estão abarrotadas deles, que estão sempre encabeçando a lista dos Best-sellers. Hoje em dia todo mundo vira escritor, basta ser esperto o suficiente para preparar uma listinha mais ou menos de passo a passo e logo já aparece um bando de seguidores. É um tal de dez maneiras de ficar rico, trinta passos para emagrecer, como ser feliz em cinqüenta e duas lições, ou mesmo quarenta horas para se livrar do stress. Tudo picaretagem, nunca vi uma fórmula dessas ter eficácia, a não ser para engordar a conta bancária dos escritores.

Por que as pessoas se deixam levar pela conversa fiada desses espertalhões de plantão? Porque estão ávidas por soluções e saídas de preferência que não tenham que fazer grandes, ou nenhum sacrifício. Procuram seguir a “lei do menor esforço ou da maior preguiça”. Mas, e quanto ao povo de Deus que tem sido açoitado por ventos doutrinários cada vez mais devastadores? Será que não há também um passo a passo do CÉU, que nos assegure um andar firme e perseverante no Caminho que nos ajude a crescer? Paulo responde a essa questão. Há um passo a passo do céu, sim, para os que estão em Cristo Jesus.

O apóstolo aponta em sua primeira carta aos Coríntios, no capítulo dezesseis, versículos treze e quatorze, cinco passos imperativos e sobrenaturais que devem ser dados por todo aquele que tem realmente experimentado um viver diário com o Cristo vivo.

Primeiro Passo: Sejam Vigilantes! A atitude de vigilância tem sido negligenciada pela maioria de nós. Vigilância e oração precisam andar juntas. Essas duas atitudes para nós é uma questão de sobrevivência e saúde espiritual.  Há um pensamento atribuído ao Brigadeiro Eduardo Gomes que diz: “O preço da liberdade é a eterna vigilância”. Isto se aplica perfeitamente a nossa caminhada cristã. Deus nos chamou, nos escolheu, salvou e capacitou a enfrentar as astutas ciladas do maligno, mas precisamos estar atentos, do contrário seremos terrivelmente envergonhados. Você tem vigiado em oração?

Segundo Passo: Permaneçam Firmes na Fé! Descobrimos em Rm 12.3 que o Senhor repartiu uma medida de fé com cada um de nós. Contudo, essa fé é multiplicada quando ouvimos e acatamos a Palavra de Deus. Quanto mais ouvimos, mais essa fé vai sendo consolidada se transformando em certeza inabalável. Quando a fé se instala, ela dá firmeza aos nossos passos. Mesmo que ela seja como um minúsculo grão de mostarda, ela nos fará deslocar os montes que têm obstaculado as nossas vitórias, principalmente os montes interiores de medo, ansiedade e insegurança. Por falar nisso, como anda a sua fé?

Terceiro Passo: Amadureçam! Aqui equivale dizer: “Comportem-se como pessoas maduras, não como crianças na fé!”. Maturidade espiritual se adquire quando nos alimentamos, meditamos e praticamos a Palavra de Deus. Não existe outro método. Conheço muitos crentes que mais parecem pratos de papa, de tão moles diante das intempéries da vida. Falta maturidade em tempo de ventos doutrinários contrários, que por sua vez têm sido uma grande arma nas mãos do adversário para minar a perseverança dos santos, postergando ou atrofiando o crescimento espiritual de muitos. O Senhor espera que cheguemos à perfeita varonilidade, à estatura de varões perfeitos! Quando aprendemos a ouvir críticas construtivas, crescemos e amadurecemos. Glória a Deus por que também tenho visto muito progresso na maturidade de vários irmãos! Quando somos ensináveis esse aprendizado se torna frutífero!

Quarto Passo: Se Fortaleçam! Esse fortalecimento é experimentado pela leitura da Palavra de Deus e dependência do Espírito Santo diariamente. Nada fazemos de nós mesmos, somos tão somente instrumentos nas mãos de um Deus soberano e gracioso. Se você já é um servo de Deus, ore, clame, busque, peça esse fortalecimento e o receberá. Você tem buscado se fortalecer em Deus e depender dele em tudo que faz ou tenta fazer tudo sozinho?

Quinto Passo: Façam tudo com amor! A manifestação do amor desinteressado é credencial de crente verdadeiro. Os nossos atos concretos de amor, sobretudo pelos que não merecem, testemunham de Cristo, não só lá fora, mas especialmente para os de nossa própria casa. Em Cl 3.23 Paulo diz: Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens”.

Quando o texto diz tudo, é tudo mesmo. De um simples copo de água fria oferecido a um sedento a qualquer outra ação dentro e fora da família. Um elogio entre cônjuges, um gesto de carinho, uma palavra, uma visita, um socorro prático a alguém necessitado. Tudo deve ser feito para a glória de Deus. Em outras palavras, Paulo está dizendo: “Exercitem-se na graça! Sejam canais da multiforme graça de Deus!”. Você tem sido um canal vivo da graça e do amor de Deus? Ainda não? Que tal começar agora, não dói nada e é extremamente gratificante?

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...