quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Artigo/Pra. Nadia Malta/UM TEMPO DE CONFINAMENTO!

UM TEMPO DE CONFINAMENTO!

É comum encontrarmos em nosso meio pessoas se queixando que se sentem como Jonas no ventre do grande peixe. Na realidade precisamos de um tempo de isolamento aqui e acolá, para fazermos um balanço de tudo que somos, do propósito da nossa própria vida ou simplesmente para ficar em silêncio numa oração interior, só ouvida por aquele que nos sonda e nos ouve independente do lugar onde estamos, como fez com Jonas das entranhas do peixe.

O isolamento é oportuno, é terapêutico e faz parte da estranha, mas eficaz pedagogia de Deus. É um tempo de mosteiro sem paredes, de contemplação. É um tempo no qual somos engolidos mesmo involuntariamente pelas entranhas obscuras das ausências facilitadoras para emergir e despertar, para ratificar ou negar por completo a nossa verdadeira vocação e chamado ministerial. Saímos do confinamento mais fortalecidos para continuar a jornada. No ventre do peixe não há pastores, facilitadores, líderes humanos, irmãos de oração, ninguém para nos ministrar, a ausência de alguém visível é absoluta, somos apenas nós e o Senhor, ali a dependência é total. Alí aprendemos a lidar com a escuridão, com os medos e inseguranças mais abissais, com as inclinações mais disfarçadas, é o lugar onde toda ambiguidade se esvai.

Jonas tinha uma vocação e um chamado real, Nínive, mas ele em sua rebelião resolveu comprar uma passagem e fugir para Társis, o extremo oposto. Aprendemos com esta experiência que no final das contas, o que prevalece é a vontade soberana de Deus, quer queiramos ou não. E nada como um bom confinamento para fazer emergir a lucidez nesses momentos!

Já reparou que de vez em quando o Senhor nos permite viver um tempo de solitude, de profundezas no qual questionamos nossa vocação e o verdadeiro sentido de tudo que estamos vivendo? Esse tempo é absolutamente revelador, é onde as máscaras caem, toda maquiagem derrete e a nossa verdadeira face aparece sem os disfarces da religiosidade programada. Isso acontece com todos os que de alguma maneira estão envolvidos ministerialmente na obra de Deus e é bom que seja assim para que não nos acomodemos em nossas petulantes convicções.

Se as profundezas nos deixam perplexos, ainda mais impactados ficamos quando descobrimos o que há nos nossos depósitos interiores, aqueles tesouros escondidos da sabedoria celestial, acumulados ao longo da nossa jornada, que eclodem como bálsamos em nossas orações mais sinceras. Em nossa corrida frenética para dar conta da religião, deixamos de nos relacionar com o Deus vivo e verdadeiro e é aí que ele puxa nosso freio de mão e nos faz dar uma frenagem daquela de cantar pneus, até que reduzamos a velocidade e voltemos devagar para ele.

Descobrimos que com Jonas foi assim, a rota do profeta fujão foi mudada, a sua velocidade foi reduzida e do ventre do grande peixe ele orou ao Senhor, não de forma original e espontânea, mas de forma derivada, de acordo com aqueles tesouros escondidos que foram ocultados em seu coração, extraídos do livro dos salmos, a grande escola de oração frequentada por ele. Se somos realmente filhos de Deus, as sementes benditas que foram plantadas em nós pelo Senhor, estão lá dentro do nosso coração e no tempo certo elas brotarão.

No final aprendemos que tudo está sob o controle do Senhor e faz parte do seu treinamento, da sua ação poderosa em nossas vidas, visto que ele não abre mão de nenhum dos seus escolhidos. Quanto mais rápido entendermos isto, mais rápido seremos lançados na praia para seguir o curso do nosso verdadeiro eficaz e autêntico chamado.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...