quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Meditação/Nadia Malta/QUE VIVAMOS PELA FÉ NO CRISTO!

 QUE VIVAMOS PELA FÉ NO CRISTO!

https://www.youtube.com/watch?v=3jsnjSWzvio&t=17s

Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé". Romanos 1.16,17.                                                 


O texto lido traz em sua parte final a grande afirmação tirada pelo apóstolo Paulo do livro do profeta Habacuque, que se tornou a viga mestra da Reforma Protestante de 1517. Encabeçada pelo monge Alemão, agostiniano, doutor em teologia e professor, Martinho Lutero. Em sua tradução do texto bíblico do latim para o alemão, esta verdade saltou-lhe aos olhos e reverbera até hoje naqueles que professam a mesma fé bíblica. A Reforma nada mais foi que um despertamento para os cristãos daqueles dias voltarem aos fundamentos da verdadeira fé que salva. Na verdade, a Reforma chamou a fé que uma vez foi dada aos santos à pessoa e a suficiência do Cristo. Um dos fatos que desencadeou a Reforma foi a venda das indulgencias, ou seja, o perdão dos pecados em troca de dinheiro. Qual a diferença do que vemos nos nossos dias? Talvez a forma de pagamento!  Tratemos de chamar outra vez a fé, como nos dias da Reforma, à pessoa e à suficiência do Cristo! Este é o grande desafio que temos hoje como Cristãos!

Tudo vem do Cristo, acontece por meio Dele e é para a Glória excelsa e exclusiva Dele! O texto revela duas afirmações do apóstolo Paulo que fecha a questão sobre a justificação. Vejamos: Primeira afirmação: Ele não se envergonha do Evangelho, porque o Evangelho é o Poder de Deus para todo aquele que crê; e Segunda Afirmação: A justiça de Deus se revela no Evangelho de fé em fé. O justo viverá pela fé! Paulo queria dizer aqui que embora, a mensagem da cruz parecesse loucura para uns e escândalo para outros, ele não se sentia embaraçado em pregá-la, pois conhecia o seu poder transformador. O Evangelho é o Próprio Cristo, o Verbo encarnado. A Palavra viva que procede da boca de Deus!

"O justo viverá pela fé". Como entender essa afirmação? Como viverá, se tantos cristãos verdadeiros experimentam a morte? Primeiro vamos entender a palavra justificação. É um termo forense que significa estar bem perante a lei. Do ponto de vista teológico vai mais além: ocorre quando o homem comum pecador recebe o caráter de Justo em Cristo por intermédio da conversão, de forma vicária (substitutiva). O que aprendemos aqui? Rejeitemos as indulgencias pós-modernas. Abraçar essas práticas é retroceder aos dias passados. Creiamos no Cristo Todo Poderoso e Todo Suficiente. Voltemos a Ele! Nadia Malta em 03.01.24.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...