domingo, 31 de julho de 2022

Meditação/Nadia Malta/QUE SEJAMOS APERFEIÇOADOS NA UNIDADE DA FÉ EM CRISTO!

 QUE SEJAMOS APERFEIÇOADOS NA UNIDADE DA FÉ EM CRISTO!

                                                                                  


Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim”. João 17.20-23. 


Quando olhamos atentamente para a oração sacerdotal de Jesus sentimos uma paz enorme inundar o nosso coração pela certeza de que o Senhor Jesus Cristo também intercede por nós junto ao Pai Celestial. Aliás, a sua oração pode ser dividida em três partes distintas. Ele intercede por si mesmo, pelos seus discípulos e pelos futuros cristãos de todas as épocas. Isto é alentador! No trecho da oração citado Jesus faz três pedidos em sua intercessão ao Pai: Ele roga pelos que ainda crerão nele por meio da mensagem apostólica (Ele intercedeu por nós!). Ele roga que haja unidade com o Pai. Ele roga mais uma vez que haja unidade entre seus discípulos e ele  e esta unidade deve repercutir entre eles e  o Senhor. Essa unidade é testemunhal. O Senhor revela aqui o verdadeiro significado de Vida Eterna ao dizer. Nada acontece fora do Cristo na vida do fiel. Seremos odiados pelo mundo assim como ele foi. Já podemos comprovar este fato! O Senhor não pede ao Pai que nos tire do mundo, mas que sejamos livrados do mal. Todo aquele que o recebe verdadeiramente, este é de Deus. Fomos alcançados para andar em unidade. Fomos escolhidos em Cristo para ser canais da sua multiforme graça! Amamos porque Ele nos amou primeiro!

O reformador Martinho Lutero disse que as “ovelhas do Senhor são marcadas nas orelhas e nas patas. Elas ouvem a voz do Senhor e o seguem”. Muitos são chamados, mas poucos os escolhidos. Estamos no mundo, mas não somos daqui e é o próprio Senhor quem faz essa declaração. Santidade é separação do mundo não é impecabilidade, embora já tenhamos recebido a condição de santos posicionalmente, ainda precisamos continuar em santificação progressiva até o dia em que seremos chamados desta terra. Só no dia da ressurreição alcançaremos a santificação perfectiva ou glorificação. Assim, somos santos que ainda precisamos nos santificar! Por isto o teor da oração do Senhor neste sentido. No final dos versículos citados no inicio descobrimos algo que nos faz tremer nas bases que é a necessidade de unidade entre os cristãos! A unidade horizontal depende da unidade vertical, ou seja, da nossa união com o Senhor Deus Pai, Filho e Espírito Santo depende a unidade com os nossos irmãos. E aqui não se trata de ecumenismo como muitos propõem dizendo que todos os caminhos levam a Deus. O único e vivo Caminho que nos leva a Deus chama-se Jesus Cristo.

O que tudo isto nos leva a refletir? Por que então tanta desunião em nosso meio? Por que discutimos tanto por causa de denominação? Será que estamos tão unidos com a Trindade Santa como imaginamos? Nas nossas percepções sinceramente equivocadas colocamos em risco uma das colunas de sustentação da igreja enquanto Corpo de Cristo, que é a comunhão pelo vínculo da Cruz. Comunhão que nos trouxe a paz!  Enquanto brigamos e nos devoramos uns aos outros o adversário tem alcançado larga vantagem sobre nós! O Senhor pede ao Pai que sejamos: “levados à plena unidade”. Este pedido tem um propósito testemunhal em relação a isto ele diz: “para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste”. A visão de gueto tem comprometido a unidade e consequentemente a disseminação do Reino de Deus! Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...