sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Meditação/Nadia Malta/MAL ENTENDIDOS ESTRAGAM RELACIONAMENTOS!

 MAL ENTENDIDOS ESTRAGAM RELACIONAMENTOS! 


Certa vez uma irmã da igreja, que fora minha aluna na escola Dominical me disse: “Já tive tanta raiva de você”! Fiquei surpresa com aquela revelação, visto que a referida irmã se tornou uma grande amiga. Perguntei abismada a razão de sua tão grande ira em relação a mim. Aquela irmã então me contou que dez anos antes no final da nossa aula, eu estava atendendo uma pessoa e ela chegou pra mim e perguntou: “Você tem roupa usada”? Ao que respondi de pronto sem desviar o olhar da pessoa a quem estava atendendo, pois o assunto era sério: “Tenho sim, pra quem você quer”? Jamais imaginei que aquela resposta objetiva fosse causar um mal tão grande a referida irmã. Aliás, o melindre e o orgulho têm devastado relacionamentos!

Muito bem, logo a cabeça da irmã deu mil voltas e começou a imaginar mil coisas do tipo: “Quem ela pensa que é? Será que ela está pensando que estou pedindo roupa usada pra mim”? Dentre outras coisas. Só naquele momento, dez anos depois tive a oportunidade de esclarecer o fato. Como sempre fiz esse trabalho de recolhimento de roupas e sapatos para doação, queria saber para quem ela precisava das roupas: Para adulto, criança, homem ou mulher. Isso era tudo. Em nenhum momento imaginei que a tal irmã estivesse pedindo para ela, o que não seria nada demais se ela estivesse precisando.

Quanto sofrimento teria sido evitado se aquele equívoco tivesse sido esclarecido! Assim como aquela irmã querida, muitas pessoas agem do mesmo modo, não só em relação a mim, pois já tive outras situações semelhantes, mas em relação a tudo que escutamos mal ou deduzimos precipitadamente. Somos responsáveis pelo que dizemos ou fazemos, mas não pelo que os outros entendem. Imagino que tem uma ação maligna entre o que sai da nossa boca e o que entra nos ouvidos dos outros! Assim, não nos arvoremos em imprimir um sentido ou intenção a atos e palavras mal compreendidos. Na dúvida esclareçamos. Perguntemos?

Perguntar para esclarecer não ofende! Deixemos de ser meninos emburrados em nossas más interpretações, que têm levado ao rompimento de muitos relacionamentos! A vida é fugaz, tudo passa como um sopro. Hoje estamos aqui e amanhã podemos não mais estar. O tempo de esclarecer é hoje, antes que seja tarde e não haja mais oportunidade de desfazer os equívocos malignos que causaram tanta dor. Caso haja alguém na mesma situação em relação a mim ou a outras pessoas, esclareçamos! A quem ofendi sem querer de antemão peço perdão.  Nada é irremediável! Tudo tem uma explicação! Não esperemos dez anos como a irmã mencionada. Tempo de esclarecer! Nadia Malta.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...