sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Meditação/Nadia Malta/UM TREINAMENTO PARA A VITÓRIA: AVANCEMOS!


UM TREINAMENTO PARA A VITÓRIA: AVANCEMOS!
                                                                              
Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes”. Romanos 12:12.                                                

Encorajemo-nos mutuamente e assumamos uma postura vencedora diante das batalhas enfrentadas. O texto lido faz parte da lista das virtudes recomendadas pelo apóstolo Paulo aos seus leitores em Roma. A ideia central aqui é fazer com que o cristão através da alegria esperançosa, da paciência confiante e da oração perseverante, assuma uma postura vencedora perante a igreja e perante o mundo que o cerca. Enquanto o Senhor me conceder forças para falar, estarei proclamando essa verdade: O Senhor é a nossa esperança e pode mudar todas as coisas, nos fazendo vitoriosos em nossas lutas diárias. Será que os que ouvem esta palavra creem verdadeiramente? O que temos visto? Cristãos tristes, abatidos, derrotados, desesperançados, impacientes e que desistiram de orar. Aqui está a fórmula da derrota. Gostaria de encorajar você hoje a ler todo esse contexto que vai do versículo 9 até o 21 deste mesmo capítulo. Ali, o apóstolo Paulo traz direções extremamente práticas de como agir diante das situações que nos cercam. O próprio apóstolo Paulo fala sobre o efeito e desígnio das aflições da vida: Que é produzir em nós eterno peso de glória acima de toda comparação. Contudo não é fácil atravessar esses momentos difíceis, mas na força que o Senhor supre somos mais que vencedores.

O apóstolo ordena aqui: “Regozijai-vos na esperança”; “Sede pacientes na tribulação” e “Na oração, perseverantes”. De que esperança o apóstolo está falando aqui? Quando olhamos para I Pe 1.3 encontramos aquele Apóstolo dizendo: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo”. A primeira coisa que descobrimos aqui é que fomos regenerados (nascemos de novo) para manifestar uma viva esperança, baseada na ressurreição do próprio Cristo, o qual é a nossa esperança. Aliás, esperança é uma característica visível dos regenerados em Cristo Jesus. “Jesus Cristo em nós é a esperança da glória!”, afirma o apóstolo Paulo em outro momento.  O Espírito de Deus completa a revelação em I Pe 3.15 dizendo: “Antes santificai a CRISTO, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós”. Quando o cristão deixa de manifestar esperança, ele também deixa à semelhança de Moisés no limiar da Terra Prometida, de santificar o Senhor em seu coração. E acaba perdendo a sua bênção. E isso depõe contra o Evangelho e contra o nome do Próprio Senhor. Essa atitude contrária a Palavra de Deus rouba a nossa vitória. Por isso quero mais uma vez encorajar você a partir de hoje a assumir uma atitude de alegre esperança por causa da ressurreição de Cristo. Procure proclamar essa esperança a quantos estiverem à sua volta. Nosso Cristo vive e não está alheio ao seu problema, antes tem o controle de tudo e prepara a sua vitória.

A paciência está intimamente ligada à fé, à confiança. Não é fácil atravessar desertos abrasadores, mergulhar em águas profundas e turbulentas ou mesmo entrar em vales áridos, mas tudo isso tem o seu lugar na perfeita pedagogia de Deus. Tudo isso é inevitável e imprescindível ao nosso crescimento. A ansiedade de vencê-los não altera em nada seu curso, apenas nos adoece e frustra. Por isso aceite a exortação do autor de Hebreus: “Restabeleça as mãos decaídas e os joelhos trôpegos”. Aqui o Senhor nos chama a exercitar a fé que é a certeza do agir de Deus. Ele não propõe uma letargia demencial, mas uma quietude confiante no agir de Deus. Em I Ts 5.17 o próprio Paulo diz: “Orai sem cessar”. Aqui ele fala de uma sintonia contínua com o Trono da Graça. Recolha o braço de carne, pare de se debater, de argumentar, de confrontar e clame em todo o tempo; entre naquela conspiração santa com o Espírito de Deus. O mais Ele fará, não você. Muitos em nosso meio perderam a perspectiva de vitória porque deixaram que a esperança jubilosa se esvaísse; se impacientaram com o tamanho do gigante e desistiram de orar. Hoje o Senhor chamou você a  ouvir esta palavra para restaurar a sua alegria, a sua paciência e a sua vontade de orar, em nome de Jesus Cristo! Assim, Regozije-se na esperança. Sua esperança não é um sentimento é uma pessoa: JESUS CRISTO e Ele vive! Seja paciente na tribulação, ela tem prazo de validade. Persevere na oração. Recolha o braço de carne e deixe o Senhor operar. Nadia Malta http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...