domingo, 13 de outubro de 2019

Meditação/Nadia Malta/O SENHOR DESEJA QUE SEJAMOS SANTIFICADOS!


O SENHOR DESEJA QUE SEJAMOS SANTIFICADOS!
                                                                                    
Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação”. 1 Tessalonicenses 4:3-7. 

O apóstolo Paulo escreve duas epístolas à igreja de Tessalônica, fundada por ele em sua segunda viagem missionária, para prepará-la para a Vinda do Senhor Jesus. Nessas duas cartas há em torno de vinte referencias a Segunda Vinda de Cristo. No texto lido, visando à preparação daqueles irmãos, Paulo em seu zelo apostólico, exorta-os quanto à pureza moral, ao amor fraternal e a diligencia no trabalho diário. Aqui encontramos a idéia central do texto. O apóstolo estava sempre às voltas em corrigir distorções doutrinárias. O mais interessante, é que as palavras de Paulo àqueles irmãos se adéquam perfeitamente a igreja de nossos dias. Que possamos atentar para a seriedade dessas palavras! Deus é justo e santo e reclama para si um povo justo e santo. Por isso ele justifica o pecador através do sacrifício de Cristo e o santifica (separa) para que ele seja chamado pelo seu nome! O apóstolo Paulo inúmeras vezes associa ou compara a vida cristã a uma caminhada, ou um andar. Ele falando aos efésios diz: “Andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados”; “Que não andeis como também andam os gentios”; “Andai em amor”; “Andai como filhos da luz”. Toda caminhada, seja física ou espiritual, começa com um primeiro passo. A vida cristã começa com um passo de fé, que conduz a uma caminhada de fé. O conceito de caminhada também sugere progressão, movimento. Quem caminha, não permanece no mesmo lugar, a menos que esteja andando numa esteira de academia. No entanto, é preciso nos certificar se verdadeiramente estamos “andando na luz”, pois o adversário está sempre preparando armadilhas para os nossos pés, às vezes essas armadilhas são tão sutis que não percebemos o laço em nossos pés.

O cristão verdadeiro deve andar em santidade! A palavra santidade do ponto de vista bíblico significa separação das práticas malignas do mundo. Não era fácil para os novos crentes viverem uma vida de santidade. O ambiente moral do Império Romano era absolutamente promíscuo e as práticas impuras eram consideradas totalmente normais e toleráveis dentro daquela sociedade hedonista. Hoje percebemos algo semelhante na sociedade que vivemos. Há uma crise ética e moral sem precedentes em nossos dias. A corrupção se institucionalizou em nosso país, parece que o importante pra muitos é “se dar bem”, não importando a que preço. Contudo, para o crente em Jesus santidade não é opção, é ordem de Deus. Por isso Paulo apresenta quatro motivações pelas quais devemos andar em santidade e não nos deixar dominar pela impureza: Devemos andar em santidade para agradar a Deus! Agradar a Deus deve ser a maior motivação da vida Cristã e não é simplesmente fazer a sua vontade, mas é fazê-la com inteireza de coração. Devemos andar em santidade para obedecer a Deus! Aqui, ao ministrar instruções àqueles irmãos, Paulo usa um termo militar, como se fosse um oficial superior, falando aos seus subordinados. E é isso que somos soldados do exército do Senhor, arregimentados por ele para andar em obediência. A instrução aqui é clara: “Que vos abstenhais da prostituição”, em outras palavras, “que sejais santos”. Santo significa separado para Deus. Devemos andar em santidade para glorificar a Deus! Os que conhecem e pertencem a Deus têm o dever de glorificá-lo neste mundo. Glorificar é adorar e foi precisamente para isto que fomos alcançados pela graça de Deus. Se aprendermos a glorificar a Deus com o nosso corpo (nossas ações), será possível glorificá-lo também na Comunhão dos Santos, que é o seu Corpo, a igreja. É comum vermos a irreverência no meio do ajuntamento solene. Devemos andar em santidade para sermos poupados do julgamento de Deus! Deus não faz acepção de pessoas, por isso disciplina seus filhos quando pecam. A eleição não nos isenta da obediência, só aumenta a nossa responsabilidade. Desprezar as instruções de Deus é o mesmo que atrair para si o seu julgamento e entristecer o Espírito Santo. Há muitos cristãos pagando um alto preço por causa da desobediência.

O Cristão verdadeiro deve Andar em Amor uns pelos outros! Aqui o apóstolo Paulo volta à exortação recorrente em todo o Novo Testamento: O amor com que devemos amar uns aos outros. Ele enfatiza a necessidade dos seus leitores progredirem no exercício do amor fraternal. Note que a natureza determina a ação. Os verdadeiros cristãos amam porque têm a natureza de Deus e Deus é Amor. De que maneira Deus faz com que o nosso amor cresça? Colocando-nos em circunstancias adversas que nos obriguem a exercitar o amor. Amar quem é agradável e simpático é muito fácil, mas o amor requerido aqui é o amor incondicional com que o Próprio Deus nos ama, apesar de nós (Amor Ágape). As dificuldades que temos uns com os outros, são oportunidades concedidas por Deus para exercitarmos esse amor. O amor fraternal é chamado de “oxigênio do Corpo de Cristo”. O verdadeiro Cristão deve Andar em Dignidade! A ênfase aqui é quanto ao testemunho do cristão no dia a dia. A grande preocupação de Paulo era que os cristãos de Tessalônica trabalhassem honestamente, que tivessem honradez ao empenhar a palavra e que não usassem de meios ilícitos para conseguir isso ou aquilo. Por estarem desocupados e ociosos, acabavam se intrometendo na vida dos outros. De certa maneira estavam imitando o proceder dos gregos, que desprezavam o trabalho manual, que ficava por conta dos escravos. Isso começou a acontecer por causa de alguns fanáticos que interpretavam erroneamente as Escrituras quanto à Segunda Vinda de Cristo. Eles resolveram cruzar os braços, parar de trabalhar e esperar a volta do Senhor, vivendo exclusivamente da caridade de irmãos, que muitas vezes não tinham o suficiente nem para sustentar a sua própria família. Observemos as três maneiras de andar segundo o padrão de Deus. As três maneiras de andar devem estar absolutamente sincronizadas, ou seja, não dá para ser santo e não amar os irmãos, nem para ser santo, amar os irmãos e viver indignamente de modo a envergonhar o Senhor e sua Santa Palavra. Sobre o andar diário em santidade Spurgeon diz: "Entre dois males, não escolha nenhum". Nadia Malta http://ocolodopai.blogspot.com.br/




Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...