quarta-feira, 28 de maio de 2014

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/PREPAREMO-NOS DIGNAMENTE PARA AQUELE DIA GLORIOSO!

PREPAREMO-NOS DIGNAMENTE PARA AQUELE DIA GLORIOSO! Rm. 13.11-14


Objetivo: Alertar a igreja quanto à necessidade de preparação para a Segunda Vinda de Cristo.

Ideia Central do Texto (ICT):
No texto lido, o apóstolo Paulo fala acerca da Segunda Vinda de Cristo.
Neste contexto, o apóstolo alerta seus leitores em Roma da necessidade de vigilância por parte daqueles que professam a fé no Senhor Jesus Cristo.

Hoje gostaria de fazer uma pausa em nossos cuidados diários para refletirmos um pouco sobre esse acontecimento iminente, indiscutível, irreversível e inadiável. JESUS VIRÁ. Isto é fato. Resta saber: estamos preparados?

O apóstolo fala que seus leitores conhecem o tempo. Ele não está falando de tempo cronológico como entendemos (dias, meses, anos horas, minutos e segundos), mas da rapidez como tudo acontecerá, apanhando a todos de surpresa. Em Ap. 16.15 o Senhor diz: Eis que venho como um ladrão à noite. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e se veja a sua vergonha”. Paulo está falando também dos sinais à nossa volta que são ecos desse acontecimento.

Assim como aprendemos pela experiência a discernir os sinais do mundo físico como, por exemplo: se vai chover ou fazer sol, é preciso que aprendamos também a discernir os sinais espirituais que apontam para essa Vinda iminente. Em Mt. 24.32, 33 Jesus diz: “Aprendei, pois, a parábola da figueira; quando já os seus ramos se renovam e as folhas brotam, sabeis que está próximo o verão. Assim também vós: quando virdes todas estas coisas, sabei que está próximo, às portas”.

Introdução:
As mensagens sobre escatologia são pouco ouvidas em nossas igrejas. As pessoas ficam amedrontadas e isso esvazia igreja. Isso não me preocupa, ai de mim se eu não anunciar essa verdade!

Os crentes de uma maneira geral têm andado despreocupados com as coisas concernentes ao arrebatamento da igreja. É como se a segunda Vinda não passasse de lenda, há um torpor, uma letargia a esse respeito, como se isso não fosse acontecer nunca. As nossas vestes de santificação devem estar sempre brancas e limpas, deve haver sempre óleo sobre as nossas cabeças e a nossa atitude deve ser de constante prontidão e vigilância. O problema é que agimos como se a nossa vida se resumisse a este planeta decaído. As cargas impostas a nós pelo adversário têm o propósito de tirar a nossa atenção desse acontecimento glorioso. Que o povo de Deus possa acordar enquanto é tempo e prestar a atenção aos sinais!

Que sinais são estes? O primeiro e mais significativo desses sinais é o florescimento da “Figueira = a criação do estado de Israel. Em 14 de maio de 1948 foi fundado o estado de Israel. Portanto, a Figueira já floresceu! A violência exacerbada dos nossos dias como nos dias de Noé, onde o amor tem esfriado dos corações e mata-se por brincadeira. II Tm. 3.1-5

O excesso de preocupação com o ter em detrimento do ser. Vivemos hoje uma época de mundo globalizado. Com o aumento das comunicações, sobretudo, a internet, o mundo virou uma aldeia, onde a competitividade é cada vez maior. Aquele que não apresentar produtividade dentro dos padrões estabelecidos será imediatamente descartado. Aliás, tudo hoje é descartável: coisas, pessoas especialmente os relacionamentos. Ninguém quer investir em nada, nem em ninguém. Não serviu, joga fora. Esta é a filosofia de nossos dias. Em Lc.21.34 Jesus chama atenção sobre isso. Aqui ele diz: Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as conseqüências da orgia, da embriagues e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço”.

A absoluta inversão dos valores morais e éticos. Aquilo que até então era considerado absurdo, imoral passa a ser normativo e politicamente correto. A própria mídia bombardeia os nossos lares com o lixo que essa Nova Ordem Mundial quer que abracemos como prática normativa, toda promiscuidade como nos dias de Ló e tudo que vai de encontro à Santa Palavra de Deus. O saber que tem se multiplicado em todas as áreas Dn.12.4. A apostasia= negação da fé e obediência a ensinos de demônios; “cultos de samaritanos= mistos. Essa apostasia traz a reboque uma absoluta falta de respeito a tudo que se refere ao Senhor. A própria natureza enfurecida. Nunca se viu tantos tornados, terremotos e tsunamis. Fome em toda parte. Guerras e rumores de Guerra. Lc. 21. 7-13, 25-28. A Palavra de Deus nos tem alertado quanto ao tempo= os sinais. Será que temos considerado esses sinais? Ler Mt. Caps. 24 e 25; Mc. Cap. 13; Lc. Caps. 17 e 21

DIANTE DA IMINÊNCIA DESSA VOLTA PAULO FAZ ALGUMAS ADMOESTAÇÕES AOS SEUS LEITORES

11.  Acordem, despertem do sono! V. 11: E digo isto a vos outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos”.
·         
22.  Purifiquem-se! Vs. 12, 13, 14 a: Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. Andemos dignamente, como em pleno dia, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo”
·       
33.  Cresçam e se fortaleçam! V. 14b     Paulo ordena aqui: nada disponhais para carne, no tocante as suas concupiscências”.
·        
CONCLUSÃO: Quais as lições que este texto nos deixa?
1.      Precisamos acordar, permanecer vigilantes e prestar atenção aos sinais, porque a Vinda do Senhor é certa e repentina.
2.      Precisamos andar dignamente quanto mais esse dia se aproxima e dia a dia nos revestirmos do Senhor Jesus Cristo.
3.      Precisamos nos fortalecer espiritualmente e nada dispor para a carne no tocante aos seus desejos.
Aleluia, Amém! Sermão/Pra. Nadia Malta em 28.05.14 - www.ocolodopai.blogspot.com  

Este material pode ser utilizado para fins de evangelismo e edificação, dede que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

2 comentários:

Aldenir Araujo disse...

Muito bom o sermão! Deus continue lhe usando poderosamente.

Forte abraço

NADIA MALTA disse...

Amém. Que a graça do pai continue nos assistindo a todos. Um abraço.

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...