domingo, 25 de maio de 2014

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/PERMANEÇAMOS NELE!

PERMANEÇAMOS NELE!  Jo 15.1-11, 16



Objetivo: Encorajar os ouvintes a buscar um viver dependente do Senhor através da PERMANÊNCIA no Cristo.

Idéia Central do texto:
Todo capítulo 15 do evangelho de João trata da comunhão, da produtividade e da vitória daqueles que estão em Cristo. Para ilustrar essa relação estreita de comunhão com Cristo, o Senhor usa a figura do ramo ligado à videira.

Vivemos em um mundo de dependências. Muitas pessoas são, por exemplo, dependentes de vícios como drogas pesadas, álcool e tantos outros. Há os que são dependentes emocionais de pessoas e situações.  A ideia central mostrada aqui é a profunda dependência que devemos ter do Cristo. Essa dependência gera equilíbrio, vitória e produtividade para o Reino de Deus. Assim, o cristão precisa ser um dependente irremediável de Cristo. E é o próprio Senhor que diz: “Sem mim nada podeis fazer!” – v.5.

A videira é uma das árvores-símbolo de Israel. A videira verdadeira é a Celestial, Nosso Senhor Jesus Cristo e inclui os seus ramos que somos nós. Os ramos não se sustentam sozinhos, não há ramos independentes da videira. Os ramos fora da videira morrem, porque não recebem a seiva que os nutre. A palavra-chave nesse capítulo é PERMANECER. Guarde esta palavra, pois ela é o segredo da nossa vitória. Encontramos a palavra permanecer 12 vezes neste capítulo, em permanecermos no Senhor está a nossa saúde espiritual, nosso equilíbrio e a nossa produtividade.

Introdução:
Há uma necessidade vital de compreendermos os princípios descritos na Santa Palavra de Deus, ao mesmo tempo só poderemos compreender esses princípios através de uma vida de intimidade com o Senhor.

Na corrida desenfreada para conseguir respostas para nossas demandas, deixamos de observar princípios que estão claros na Bíblia Sagrada, para nortear nossos passos. Os “mestres” dos nossos dias têm aproveitado a fraqueza e necessidade dos incautos, para difundir suas doutrinas descompromissadas com a Verdade de Deus: JESUS. Nada acontece fora Dele. Nada substitui a obediência e intimidade com Deus através de Cristo. Aqueles que pulam etapas do crescimento espiritual, no sentido de receber as bênçãos pela “determinação” das mesmas, ou mesmo outros métodos, se frustram porque as respostas não vêm.

O TEXTO LIDO NOS REVELA QUATRO EVIDÊNCIAS DA PERMANENCIA EM CRISTO:

  1. Quando permanecemos em Cristo produzimos frutos v.2-5, 16: “Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado. Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome”.
2.     Quando permanecemos em Cristo sentimos o Agricultor nos podando – v.2: “Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda”.
3.     Quando permanecemos em Cristo desfrutamos de uma plenitude sobrenatural de alegria que vem do próprio Cristo – v.11: “Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa”.
  1. Quando permanecemos em Cristo temos as nossas orações respondidas Vs.7,16: “Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome”.erviço especifico. Qual é o serviço? Dar frutos e fazer com que esses frutos permaneçam.
CONCLUSÃO: ESSE TEXTO NOS ENSINA PRECIOSAS LIÇÕES SOBRE ESSA PERMANENCIA EM CRISTO:
    1. Se sou verdadeiramente escolhido, permaneço na Videira. Se realmente permaneço na Videira, recebo a seiva. Se permaneço na Videira, já não dependo de mim mesmo ou de quem quer que seja, mas  dos nutrientes que recebo da Videira Celestial que é JESUS Cristo. O Senhor deseja que estreitemos a nossa união com ele. Dessa união depende nosso fortalecimento. A seiva é o grande fortificante daquele que está ligado à Videira.
    2. De nada adianta nos dedicarmos a estudar simplesmente a Palavra de Deus, sem buscar estreitar os laços com o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
    3. PERMANEÇAMOS na Videira! Precisamos entender e pela fé criar uma consciência viva dessa permanência em Cristo, a bem de nossa saúde física, emocional e espiritual. Que o Senhor nos liberte de todo espírito de autonomia e nos ajude a depender dele mais e mais!
Aleluia, amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 25.05.14  - www.ocolodopai.blogspot.com  


Este material pode ser usado e reproduzido para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte e a fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...