domingo, 8 de dezembro de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/ENTRE PROFETAS E LOBOS!

ENTRE PROFETAS E LOBOS! Mt. 7.15-23


Objetivo: Alertar a igreja a não se deixar iludir por uma religiosidade de aparência, mas procurar reconhecer através dos bons frutos, uma vida de verdadeira intimidade com Deus.

Idéia Central do Texto (ICT):
O texto lido faz parte do Sermão do Monte, ali Jesus alerta seus ouvintes dentre outras coisas, a serem cautelosos quanto aos falsos profetas que se levantavam no meio do povo e que na verdade eram lobos roubadores.

Jesus sabia que logo deixaria a terra e era necessário alertar seus seguidores a ficarem prevenidos quanto à ação desses “lobos”. É interessante observar a atualidade das palavras de Cristo neste contexto.
Tanto o povo daqueles dias quanto o de hoje, tem grande facilidade de se deixar levar pelos embusteiros de plantão. A palavra de ordem aqui é Acautelai-vos!

Introdução:
Temos trazido à igreja uma série de palavras de exortação para que possamos ficar atentos quanto ao que ouvimos. Paulo falando aos Filipenses (3:1) disse: “Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor! Escrever-lhes de novo as mesmas coisas não é cansativo para mim e é uma segurança para vocês”. A técnica da repetição ajuda na fixação do conteúdo.

Como caminhar entre profetas e lobos? Há muita falta de discernimento em nosso meio. Basta alguém orar tremendo ou com a voz embargada por “lágrimas de crocodilo”, para logo essa pessoa ser considerada espiritual.  E se enrolar a língua, então, aí o sujeito vai logo para o topo da lista dos super-espirituais. É comum ouvirmos as pessoas dizerem: _ “Fui a uma igreja e lá ouvi uma oração que fiquei todo arrepiado, vou pedir aquela pessoa para orar por mim”. Cuidado com a meninice espiritual que tem levado muitos crentes fiéis, mas sinceramente equivocados a se tornarem petiscos de lobos! A espiritualidade de alguém não é medida por “arrepios”, mas por frutos dignos de arrependimento.
O que será que Jesus pensa sobre isso? Em primeiro lugar, não podemos esquecer que joio e trigo são extremamente parecidos e em segundo lugar precisamos estar atentos ao critério de julgamento de Jesus não ao nosso.

O TEXTO LIDO NOS APONTA ALGUNS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER, SEGUNDO O CRITÉRIO DE JESUS PARA RECONHECER ALGUEM VERDADEIRAMENTE ESPIRITUAL:

  1. Não se impressione com aparência religiosa dos falsos profetas – v.15: Acautelai-vos dos falsos profetas, que se apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores”:
  • Atente para o que Jesus diz em Mc 13.22: Surgirão falsos Cristos e falsos profetas operando sinais e prodígios, para enganar, se possível os próprios eleitos”. Em Rm 16.17,18 Paulo diz: “Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles, porque esses tais não servem a Cristo nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam o coração dos incautos”. Cl 2.8: “Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo. Temos dito neste lugar muitas vezes que o Deus ao qual servimos sonda mentes e corações e não se impressiona nem com as palavras, nem com aparência exterior de piedade. Uma das características mais marcantes do falso profeta é a necessidade de reconhecimento de sua própria espiritualidade. A sua aparência exterior é sempre atestado de sua falsa espiritualidade. Ele está sempre preocupado com as regras e os rituais em detrimento do relacionamento intimo com o Senhor. Na maior parte das vezes tenta “dogmatizar” essas regras e rituais tirados de uma pseudo-experiencia pessoal com Deus.  O reformador Martinho Lutero disse certa vez: “Fiz uma aliança com Deus: que ele não me mande visões, nem sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Sagradas Escrituras, que me dão instrução abundante e tudo o que eu preciso conhecer tanto para esta vida quanto para a que há de vir”.   
  1. Não se impressione com o que dizem os falsos profetas – v.21: Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus”:
  • A profecia bíblica tem características inconfundíveis. Ela exorta, consola e edifica, trazendo paz ao coração de quem a ouve. Cuidado com expressões como “aguarde surpresa”, “prepare o lenço”, “tem alguém com inveja de você” e outras semelhantes. Isso é “ranço de catimbozeiro” no meio da igreja e por traz dessas expressões existe a ação de uma carnalidade presunçosa ou de um espírito maligno provocando aquela situação previamente dita. Ele provoca e vem anunciar para ganhar credibilidade. Por isso, ainda que aparentemente se cumpram, não procedem de Deus. Assim como as línguas estranhas estão sujeitas à interpretação, a profecia está sujeita a julgamento por parte da igreja. Contudo, para que a igreja esteja apta para julgar, ela também precisa estar madura e alicerçada sobre a Rocha que é o Cristo. Os falsos profetas se arvoram em conhecer a Deus ter grandes experiências com ele e fazem propaganda dessas experiências para angariar admiradores e seguidores. No entanto, negam essa firmação com as suas obras más. Paulo afirma em Rm 2.13: Porque os simples ouvidores da Lei, não são justos diante de Deus, mas os que praticam a Lei hão de ser justificados”. É preciso haver compatibilidade entre discurso e prática. Muitos maridos e esposas ainda não se converteram por causa da falsa espiritualidade do cônjuge que se diz “crente”, bem como filhos que rejeitam ao Senhor por causa do péssimo testemunho de seus pais.
  1. Não se impressione com aquilo que eles fazem – VS. 22,23: Muitos naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade”.
  • Aprendemos aqui que nem todo sobrenatural procede de Deus, por isso cautela! Aquele que pratica o dom precisa se apartar da iniqüidade, para não ser rejeitado por Jesus. Não podemos esquecer que o adversário é um imitador barato das coisas de Deus.
  1. Atente para os frutos dos que se dizem espirituais – VS. 16,17,19,20: Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis”. João Batista afirma em Mt 3.10: “Já está posto o machado à  raiz das árvores; toda árvore pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo”.
  • O desejo de Jesus é que sejamos simples como as pombas e prudentes como as serpentes, para não nos deixarmos enganar como meninos espirituais pela grande “alcatéia de lobos roubadores” à nossa volta. Quais os aspectos do fruto do Espírito Santo que devem ser encontrados por Cristo em nós? Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Os frutos são visíveis. Vejamos o que é dito sobre o profeta Eliseu em  II Rs. 4.8, 9: “Certo dia, Eliseu foi a Suném, onde uma mulher rica insistiu que ele fosse tomar uma refeição em sua casa. Depois disso, sempre que passava por ali, ele parava para uma refeição. De modo que ela disse ao marido: "Sei que esse homem que sempre vem aqui é um santo homem de Deus”.

CONCLUSÃO: O QUE APRENDEMOS AQUI?
  1. Fique esperto, nem todo o que diz Senhor, Senhor, é de fato de Deus, portanto, não se impressione com a aparência religiosa, com o que dizem ou fazem os falsos profetas.
  2. Não seja precipitado em emitir um parecer quanto à espiritualidade de alguém. Observe antes.
  3. Não veja o exterior, nem se impressione com os dons ou as palavras. Antes, procure o fruto do Espírito Santo em seus aspectos: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 08.12.13 – www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a fonte é o Espírito Santo de Deus.


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...