domingo, 29 de dezembro de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/TEM FALTADO LENHA!

TEM FALTADO LENHA! Pv. 26.20 a
Sem lenha, o fogo se apaga”.  


Objetivo: Encorajar a igreja a colocar mais lenha no braseiro de Deus no altar do coração e não permitir que o entusiasmo e a alegria do Espírito Santo arrefeçam.

Ideia Central do Texto (ICT):
O texto que lemos é só a primeira parte do versículo citado e traz um princípio que vamos utilizar para compreendermos o que o Espírito Santo deseja ministrar a igreja ao findar do velho ano. Se colocarmos este versículo inserido em seu devido contexto, veremos que ele fala a respeito de não alimentarmos as fogueiras das contendas com as nossas murmurações e maledicências. A ausência de maldizentes fará cessar as contendas. Mas não é sobre isto que vamos falar, e sim da necessidade de alimentarmos o fogo de Deus em nós. Na verdade, o Senhor quer reacender seu fogo em nossos corações, mas tem faltado combustível! Que a primeira grande resolução para o novo ano seja acrescentar lenha nessa fogueira.

Introdução:
Para que um fogo subsista é preciso ser alimentado por algum tipo de combustível. No caso do versículo lido, o combustível é a lenha. Assim, do mesmo jeito que sem lenha o fogo se apaga, havendo lenha o fogo se tornará cada vez mais intenso. Esse princípio tanto é válido para os relacionamentos humanos, quanto para o nosso relacionamento com Deus.

Quando alguém entrega a sua vida a Jesus Cristo e vive uma experiência pessoal com ele, algo como que um fogo de Deus aquece o seu coração. A pessoa se sente renovada, alegre, cheia de vigor espiritual, disposta a enfrentar qualquer desafio, obstáculo ou dificuldade. Por causa desse combustível celestial, essa pessoa será capaz de vencer adversidades, vícios e as forças das trevas. Há um fogo santo ardendo naquele coração! Este Fogo também é chamado de Espírito Santo de Deus. Por isso ouvimos a exortação do apóstolo Paulo em I Ts 5.19: “Não apagueis o Espírito”. Aos que abandonaram esse ardor o Senhor exorta em Ap.2.5: “Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras”.

Lamentavelmente o fogo do Espírito Santo tem se apagado no coração de muitos crentes depois de muitos anos de caminhada e pelas mais diversas razões.  Quando não alimentamos esse fogo com a lenha necessária, os ventos das dificuldades, das perdas, das tribulações, do ativismo, da sobrecarga das demandas da vida e da própria religiosidade mecânica podem apagá-lo.

A Falta desse combustível no coração dos crentes os torna mornos, indiferentes, infelizes, desanimados e difamadores do seu Senhor. Em Ap. 3. 16 o Senhor diz: Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te de minha boca”.

QUAL SERIA ENTÃO, O COMBUSTÍVEL SANTO CAPAZ DE REACENDER O FOGO DE DEUS NO CORAÇÃO DO CRENTE? CONSEGUIMOS LISTAR PELO MENOS CINCO COMBUSTÍVEIS:

  1. O Combustível da Adoração“Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemo-nos diante do Senhor, que nos criou” Sl.95.6;  Jo 4.24; Mt. 4.10:
  • O nosso Senhor é o Deus que procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade. Não uma adoração pré-fabricada, em um lugar específico como no passado, mas através de uma vida apaixonada por Deus. Hoje o templo de Deus somos nós. O altar da adoração é o nosso coração. Precisamos entender que cada ato nosso, cada gesto, cada pensamento, cada palavra que proferimos devem expressar essa adoração de forma genuína. “O cristão precisa ser um aleluia da cabeça aos pés”. Na verdade, fomos criados para louvor da glória de Deus.  É como alguém apaixonado que não cessa de falar nas qualidades do objeto do seu amor e se derrama em elogios. O cristão que deixa de adorar, torna-se morno, sem ânimo, sem viço. Tem faltado esta lenha. Adoramos pouco.
  1. O Combustível da Oração – “Orai sem cessar” - I Ts 5.17; II Cr. 7.14; Mc. 11.24; Rm. 12.12; Cl. 4.2b
  • A oração é o canal direto de comunicação com o Trono da Graça, através de Jesus Cristo. Este canal precisa estar permanentemente aberto, do contrário nos tornaremos áridos, mecânicos. Do mesmo modo tem faltado diálogo entre cônjuges. A oração também é um veículo de adoração, de ações de graças, de confissão de pecados e é através dela que levamos as nossas petições ao nosso Deus e Pai.  Cuidado! O desânimo, o medo, a dúvida e a ansiedade são perigosos extintores usados pelo adversário para apagar o fogo de Deus no coração do crente! Muitos crentes têm arrefecido em suas orações, porque não sentem mais prazer em conversar com o Senhor. Queridos, orar é tudo! Por meio de Jesus Cristo, entramos a qualquer momento na Sala do Trono do Juiz do Universo e ali pleiteamos as nossas causas. Tem faltado esta lenha. Oramos pouco.
  1. O Combustível da Palavra de Deus “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e, luz para os meus caminhos” Sl 119.105; Sl. 119.11; Jo 5.39:
  • A Palavra de Deus é o nosso alimento, sem ela nos tornaremos fracos, vulneráveis. Quanto tempo, temos dedicado à leitura e meditação da Palavra de Deus? A Palavra de Deus é extremamente prática e baliza a vida do crente em todas as áreas. A Palavra também é nossa arma de guerra contra as hostes do mal e suas astutas ciladas. O cristão precisa conhecê-la e manuseá-la com destreza. Ef. 6.17. A Palavra viva do Senhor é o canal aberto e ininterrupto de Deus para conosco. Quando abrimos a Bíblia e começamos a ler, Deus já começa a falar. A Palavra é geradora de fé. Rm. 10.17. Tem faltado a esta lenha. Lemos pouco a Palavra de Deus!
  1. O Combustível da Comunhão – “Não deixemos de congregar-nos, como é o costume de alguns, antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima” Hb. 10.25; Fp. 2.1-4
  • Não existe crente autônomo. É na comunhão dos santos que exercitamos graça, a misericórdia, o amor e piedade de uns para com os outros. É nessa comunhão do Corpo que as bênçãos do Senhor são ordenadas. É nesse canteiro santo que o Fruto do Espírito se desenvolve de maneira mais abundante. É nesse hospital de pecadores que vamos sendo tratados de uma doença chamada pecado. Cuidado com os profetas autônomos que não se sujeitam a autoridade e caçam as almas do Senhor. Profecia do Senhor é manifesta no Corpo de Cristo, para que haja quem julgue. I Co.14.29. O crente longe do Corpo não cresce, torna-se atrofiado espiritualmente e acaba virando comida de lobo! Comunhão gera maturidade e é no Corpo que os dons se manifestam e as bênçãos são ordenadas. Um dos sintomas mais significativos da mornidão espiritual é o afastamento da comunhão. Tem faltado esta lenha. Temos ido pouco a igreja.
  1. O Combustível do Testemunho pessoal – “Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho” Hb. 11.2; At. 1.8; II Tm. 1.8, 12; Tt. 2,7, 8:
  • Devemos ser incansáveis, não só como modelos do rebanho, como também no evangelismo. O maior sermão que se pode pregar é a própria vida. Testemunhar com atitudes, com a própria vida é o grande desafio que o Senhor requer de nós. Tem faltado esta lenha. Será que temos dado um bom testemunho?
CONCLUSÃO: O que o princípio trazido pelo texto lido no inicio nos leva a refletir?
  1. Deixe que o Espírito de Deus sonde o seu coração. Como está a temperatura do fogo do Espírito Santo em seu interior? Será que não está faltando combustível nesse fogo?
  2. Será que você pode identificar o tipo de lenha ou combustível que está faltando? Adoração, Oração, Leitura da Palavra de Deus, Comunhão, Testemunho Pessoal. Quem sabe a coisa está tão séria que está faltando tudo isso junto?
  3. Disponha-se a abastecer esse fogo com a lenha que falta, ainda hoje, e uma grande transformação começará a acontecer. Quando o fogo de Deus está ardendo em nós, como deveria, recebemos poder do Alto para colocar a vida em movimento: avivando o coração indiferente, curando os casamentos e demais relacionamentos partidos, restaurando as finanças, salvando as nossas famílias, intervindo em nosso local de trabalho, resgatando vidas e libertando os cativos.
  4. Essas práticas devem ser encaradas como privilégios e não como obrigação ou dever de casa, não esqueça: Sem lenha, sem combustível o fogo se apaga!
Aleluia, amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 29.12.13 – www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...