domingo, 1 de dezembro de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/A ÚNICA ARMA CAPAZ DE VENCER O MUNDO!

A ÚNICA ARMA CAPAZ DE VENCER O MUNDO! I João 5.1-5.


Objetivo: Ministrar aos ouvintes sobre a fé que nos faz vitoriosos.

Ideia Central do Texto (ICT):
O cerne do ensino cristão está profundamente arraigado na teologia trazida pelo apóstolo João. Nesta epístola ele fala de assuntos como: amor a Deus e ao próximo, justiça, arrependimento e confissão de pecados, conhecimento e prática da palavra de Deus e fé que vence o mundo.

Percebemos a preocupação do apóstolo com a qualidade de vida experiencial dos seus leitores em contraste com as exigências exteriores do judaísmo.

O texto lido, por exemplo, trata do único tipo de fé capaz de vencer o mundo, enquanto sistema regido pelo adversário.

Introdução:
Outro dia assisti uma reportagem sobre pessoas que se contaminaram com radiação nuclear. Os prejuízos causados por um acidente nuclear são indizíveis, pois, não se conhece ainda totalmente o espectro de ação de determinados agentes radioativos. Contudo, uma coisa chamou a atenção, o tempo que aquelas pessoas precisavam ficar isoladas para passar por uma espécie de desintoxicação. Só depois de inúmeros exames periódicos e algum tempo mais tarde poderiam voltar ao convívio com as demais pessoas e assim mesmo, sempre monitorados.

Enquanto cristãos vamos sendo contaminados quase sem perceber por agentes espirituais corrosivos, que são determinadas doutrinas que vão nos fazendo perder de vista os rudimentos da fé. Isto acontece desde os primórdios da igreja. Será que à semelhança daqueles que precisam passar por uma desintoxicação por causa da radiação sofrida, também nós não precisamos passar por uma desintoxicação espiritual por causa da “radiação” das doutrinas espúrias? Sejamos prudentes como os irmãos bereanos (Atos 16.11). Fica a reflexão!

A RELEITURA DO TEXTO EM APREÇO NOS LEVA A ALGUMAS VERDADES ACERCA DAS NOSSAS RAÍZES E PRODUZ UMA GRANDE DESINTOXICAÇÃO ESPIRITUAL:
  1. Se crermos que Jesus é o Cristo, é porque nascemos de Deus, consequentemente, amaremos a Deus e ao seu Cristo – v.1: “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também ao que dele foi gerado”.
  • Cristo = Enviado de Deus, Messias prometido, Salvador, Senhor, Ungido de Deus. Cristo é Aquele que é a Palavra viva que procede da boca de Deus. Aquele em cujas mãos estão todo o poder e todas as possibilidades. Aquele que é o Resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu Ser. Aquele por meio de quem tudo que foi feito se fez. Sem Ele nada do que foi feito teria sido feito. Aquele que é o autor e consumador da nossa fé e o Sustentador de todas as coisas. Ele é o Mediador da Nova Aliança. Ele é o Grande Reconciliador do homem com Deus e por meio dele nos tornamos filhos de Deus. Ele é o Deus vivo que se fez carne e habitou entre nós!
  • Mateus 16:13-18: “Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: "Quem os homens dizem que o Filho do homem é?”. Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas". "E vocês?”, perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou? ". Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Respondeu Jesus: "Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus. E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la”. A igreja de Deus é edificada sobre a verdade absoluta revelada pelo Senhor  e proferida pela boca do apóstolo Pedro, de que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo, por isso as portas do inferno não prevalecerão contra ela!
  • João 1:12-13: “Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus”. Por meio Dele nos tornamos filhos de Deus.
  1. Se amarmos a Deus amaremos seus filhos e praticaremos os seus mandamentos. Para os nascidos de Deus os mandamentos dele não são penosos – VS.2,3: “Assim sabemos que amamos os filhos de Deus: amando a Deus e obedecendo aos seus mandamentos. Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados”.
  •   João 14:15: "Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos”. Lucas 6:46: "Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo?”.  1 João 4:20-21: “Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão. Amor aqui, fala do sacrificial chamado de ágape, e é credencial de crente fiel.
  1. A fé no Cristo Vivo é a única, grande e eficaz arma que nos leva a vencer o mundo – VS.4,5: “O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus”.
  • Esta fé não é apenas teórica, mas experiencial e é geradora de frutos, como o arrependimento e o abandono do pecado, o amor aos irmãos e a obediência aos mandamentos do Senhor.
  • 1 João 4:15: “Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus”. Esta confissão é produzida por um coração que crê. 1 Coríntios 15:57: “Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”. Esta fé é geradora de vitória sobre o sistema maligno. Romanos 8:37-39: “Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”. João 6:28-29: “Então lhe perguntaram: "O que precisamos fazer para realizar as obras que Deus requer? Jesus respondeu: “A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou”.
CONCLUSÃO: O que este texto nos ensina?
  1. Ouvimos tantas coisas em termos doutrinários, creio que é hora de parar e passar por um processo de desintoxicação espiritual. Voltemos ao genuíno alimento espiritual! Voltemos à Santa palavra de Deus!
  2. Comecemos a nossa desintoxicação nos impregnando das verdades essenciais da Palavra de Deus.
  3. O que dizemos nós acerca de Jesus? Cremos ser Ele o Cristo de Deus?
  4. Esta fé que professamos no Cristo é apenas teórica ou experiencial, é geradora de frutos ou apenas árida, professada para compor uma religiosidade de aparência?
  5. Se a nossa fé for uma fé viva no Cristo, é porque nascemos de Deus e se nascemos de Deus amamos a Ele e ao próximo. Praticaremos seus mandamentos, sem que isto represente um fardo para nós. Venceremos o mundo!
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 01.12.13 – www.ocolodopai.com
Este material pode ser utilizado para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...