quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/UMA PROVISÃO PARA A JORNADA!

UMA PROVISÃO PARA A JORNADA! I Pedro 5.10

O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces”.


Objetivo: Instruir os ouvintes quanto à provisão de que precisamos para a jornada por esta vida.

Ideia Central do Texto (ICT):
O versículo lido está inserido no contexto das recomendações finais desta epístola. Além de trazer uma série de conselhos valiosos aos seus leitores, o apóstolo Pedro chama a atenção dos seus leitores para a provisão da graça de Deus aos que percorrem a jornada desta vida.

Introdução:
Cada vez que entramos numa batalha de oração por algo ou por alguém, nunca sabemos como a resposta vem. Deus é especialista em fazer caminhos na tormenta e nem sempre a nossa capacidade humana está preparada para entendê-los. Precisamos de ajuda!

Muitas vezes começamos a orar e parece que as coisas pioram é quando somos tentados a achar que Deus não nos ouve. É difícil nesses momentos compreender que Deus além de não perder o controle da situação, está agindo. Assim precisamos aprender a orar mais pela trajetória que a bênção percorrerá para chegar às nossas mãos, do que pela bênção propriamente dita.

A graça de Deus que é seu favor imerecido, além de salvífica, se manifesta de maneira multiforme para suprir as nossas necessidades (I Pedro 4.10). A graça de Deus é suficiente para nos conduzir ao Lar eterno, mesmo ao passarmos por provas e sofrimentos (II Coríntios 12.9).

Se tivermos olhos espirituais perceberemos que a suprema riqueza da graça é amplamente mostrada das mais diversas maneiras (Efésios 2.7). Assim podemos entrar com ousadia diante do Trono da Graça para pleitear as nossas causas na certeza que Deus nos ouvirá e ao seu tempo e ao seu modo nos atenderá (Hebreus 4.16).

O DEUS DE TODA GRAÇA QUE EM CRISTO NOS CHAMOU À SUA ETERNA GLÓRIA NOS CONCEDE A SUA PROVISÃO PARA A JORNADA. ELE MESMO NOS CONCEDERÁ:
  1. Sua Graça Aperfeiçoadora:
  • (Aperfeiçoar=amadurecer): Ver Salmo 119.27: “Faze-me discernir o propósito dos teus preceitos, então meditarei nas tuas maravilhas”. Efésios 4:14-15: “O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”.
  1. Sua Graça Firmadora:
  • Ver I Pedro 5.12b: “Mantenham-se firmes na graça de Deus”.  Colossenses 2:6-7: “Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão”.
  1. Sua Graça Fortificadora:
  • Ver Salmo 27.14: “Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor”. Isaías 35:3: “Fortaleçam as mãos cansadas, firmem os joelhos vacilantes”; Isaías 41:10:  “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa”. Efésios 3:16 “Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito”. Efésios 6:10: “Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder”. Filipenses 4:13: “Tudo posso naquele que me fortalece”.
  1. Sua Graça Fundamentadora:
  • Ver Lucas 6.47,48: “Eu lhes mostrarei a que se compara aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica. É como um homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha. Quando veio a inundação, a torrente deu contra aquela casa, mas não a conseguiu abalar, porque estava bem construída”.
CONCLUSÃO: O que aprendemos aqui?
  1. Somos salvos pela Graça mediante a fé em Cristo Jesus, somos capacitados pela Graça para a obediência, sendo santificados e através da mesma Graça recebemos provisão para a jornada por esta vida. O Deus de toda Graça faz isto!
  2. Precisamos aprender a orar mais pela trajetória que Deus vai usar para que a nossa bênção chegue às nossas mãos que pela bênção em si. Nunca sabemos os caminhos percorridos por ele para nos dar a vitória. O Senhor também faz caminhos na tormenta!
  3. Oremos para que o Deus de toda Graça nos aperfeiçoe a fé, firme os nossos passos na caminhada, nos fortaleça Nele para que consigamos combater o bom combate, completar a carreira e guardar a fé e para que a nossa casa espiritual esteja construída sobre um firme fundamento: A Rocha Eterna que é o próprio Cristo.
Aleluia, Amém!
Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta em 11.12.12 – www.ocolodopai.com

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...