domingo, 9 de setembro de 2012

Sermão/Pra.Nadia Malta/DESCE DEPRESSA!

DESCE DEPRESSA! Lc 19.1-10


Objetivo: levar aos ouvintes uma mensagem de salvação para alcançar os perdidos.

Idéia Central do Texto (ICT):
O texto lido conta a história do encontro transformador de Zaqueu com Jesus.
Se lermos todo o capítulo 19 veremos que o Evangelista Lucas chama atenção dos seus leitores para a verdadeira identidade de Jesus ao apresentá-lo em seu tríplice ministério como tão bem coloca Warren W. Wiersbe em seu comentário bíblico: o Salvador que procura o perdido – vs.1-10; o Senhor que recompensa os fiéis – vs.11-27; e o Rei que oferece paz – vs.28-48.

Hoje, no entanto, gostaria de me deter em Jesus como o Salvador que procura os perdidos, movido por sua maravilhosa graça. Aliás, essa é a idéia central desse texto.

Introdução:
Antes do encontro com Zaqueu, Jesus havia predito a sua morte e curado o cego Bartimeu.
Ele estava se dirigindo para Jerusalém, quando essas coisas aconteceram. Muitos no meio da multidão achavam que ele estava indo libertar Israel do domínio de Roma, outros estavam interessados em ver outros milagres. 

Na verdade aquela multidão estava prestes assistir o maior dos milagres que é a salvação de um pecador.

O nosso coração se alegra ao pensar que Jesus, o nosso Salvador, continua buscando o perdido para resgatá-lo de sua vida desgraçada. Quando uso essa palavra, uso-a no seu sentido literal, ou seja: desgraçada= sem graça (sem o favor e a provisão imerecidos de Deus). Graça é favor imerecido de Deus e o texto lido traduz bem o que é esse favor concedido ao mais vil pecador.

Quantos pensam: “Ah, se acontecesse alguma coisa boa nessa minha vida desgraçada!”. Zaqueu certamente era alguém que pensava assim. Ele era alguém que tinha tudo materialmente falando, mas sentia-se miserável, desgraçado.

Apesar de o seu nome significar: “justo”, ele não fazia jus ao próprio nome. Zaqueu, diz o texto: era “maioral dos publicanos e rico”. Ele era o supervisor geral dos coletores de impostos. Um cargo e tanto! Ele subiu não apenas na árvore, mas alcançou o mais alto patamar social e econômico.

Era judeu, mas tinha a antipatia coletiva da comunidade judaica, porque trabalhava para gentios impuros.

Os publicanos ainda tinham a má fama de recolherem mais impostos que o devido. Quanto maior fosse a sua arrecadação, maior a sua renda – Lc 3.12,13.

Ainda que aos olhos dos judeus Zaqueu não passasse de um traidor e ladrão, aos olhos de Jesus, ele era um precioso pecador perdido que necessitava da graça salvadora de Deus.

AQUELE ENCONTRO COM JESUS MUDOU A VIDA DE ZAQUEU E A TRANSFORMAÇÃO FOI VISÍVEL:

1.     Ele tornou-se como uma criança e recebeu o reino de Deus – vs.2-4:
  • No oriente não era comum um homem correr, especialmente um funcionário público de posses. Essa era uma atitude tipicamente infantil. Zaqueu não só correu feito criança, mas ainda subiu numa árvore, movido por uma curiosidade e uma simplicidade infantil. Talvez Zaqueu tivesse ouvido falar da cura do cego Bartimeu; talvez se perguntasse: “Quem era esse Jesus de Nazaré a quem seguiam?” ou “ Por tudo isso que dizem dele, eu quero conhecê-lo”. Jesus diz em Lc 18.17: Quem não receber o reino de Deus como uma criança, de maneira alguma entrará nele”.
  • É possível que o orgulho seja o maior impedimento para alguém que tem posses neste mundo crer em Jesus. Zaqueu rompeu a barreira do seu status, e tornou-se como uma criança curiosa que não podia perder a oportunidade de descobrir quem era Jesus.

2.     Ele que procurava foi achado –v.5:
  • Zaqueu pensava que estava procurando Jesus, mas foi achado por ele e a sua vida mudou radicalmente. Não é próprio da natureza do pecador perdido buscar o Salvador – Rm 3.11. Ele tem um vazio na alma, e esse vazio só pode ser preenchido por Jesus. Por isso vemos a busca desenfreada das pessoas por caminhos espirituais como práticas esotéricas, religiões orientais, práticas pagãs, idolatrias, feitiçarias, chás alucinógenos e tantas outras coisas. Tudo isso hoje têm sido tremendamente procurado para satisfazer o tal vazio, que só pode ser preenchido por Jesus Cristo. Quando somos encontrados por Cristo, a busca cessa. Assim como os nossos primeiros pais (Adão e Eva), somos pecadores e tendemos a fugir de Deus, mas ele vem nos procurar – Gn 3.1-10. Em Jr. 29.13,14 diz: Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte”.
  • Foi assim com Zaqueu, ele buscou o Senhor, foi achado por ele e a sua vida mudou a partir daquele momento. É assim com cada um de nós, quando temos um encontro real com Jesus.
  • Não sabemos como Zaqueu foi preparado para aquele encontro, mas é fato, que o Senhor que procura os perdidos, o encontrou. O Espírito Santo hoje usa a igreja para continuar essa busca pelos perdidos. A seara é grande e os trabalhadores são poucos. Se você assim como Zaqueu tem andado com um vazio no peito, esta palavra é para você!
3.     Ele era pequeno, mas tornou-se grande. Deixou de ser filho da ira para tornar-se um filho da obediência  – VS.6-8:
  • O v. 3 diz que Zaqueu era de pequena estatura. Espiritualmente, todos somos de pequena estatura, porque todos pecamos e precisamos da graça de Deus. “Não somos pecadores porque pecamos, mas pecamos porque somos pecadores”. Rm 3.23. Muitos se consideram “grandes” porque medem a sua estatura segundo os critérios humanos: dinheiro, status, cargos, popularidade ou autoridade. Acreditam que têm tudo, quando na verdade não têm nada, são: Pobres, miseráveis, cegos e nus” – Ap 3.17. Zaqueu deixou de ser um filho da ira, para tornar-se um filho da obediência, ele saiu das trevas para a maravilhosa luz do Senhor. Rm 4.11; Gl 3.7; Ef 2.8,9
4.     Ele era espiritualmente pobre, mas tornou-se rico porque foi salvo por Jesus – VS.9,10:
  • Zaqueu era um homem espiritualmente falido e precisava receber de Deus a riqueza da Vida Eterna. Zaqueu tornou-se um convidado em sua própria casa, a partir daquele momento, Jesus passou a ser além de seu Salvador, também o seu Senhor. A fé salvadora cria uma relação de íntima comunhão com Cristo, que resulta numa mudança efetiva de dentro para fora. – Tg 2.14-26. Ele não foi salvo porque prometeu restituir o que havia defraudado. A salvação não vem “por obras para que ninguém se glorie”, mas pela graça mediante a fé. Ef 2.8,9; A Atitude de Zaqueu, no entanto, foi uma evidencia da genuína salvação.  Mt 5.14-16. Salvação gera mudanças profundas na natureza do homem. Somos ricos em Cristo – As riquezas em Cristo: Ef 1.3,7; 2.4; 3.8; Fp 4.19; Rm 11.33; Jesus deve ter sido criticado por entrar em casa de um publicano, mas o Senhor veio para buscar e salvar o perdido – Lc 5.27-32. Hoje, Jesus se convida para entrar em sua casa. Zaqueu o recebeu com alegria e teve a sua vida transformada e você? O Senhor olha para você agora e diz: “desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa”. “Desce depressa” pressupõe urgência. O dia da oportunidade é hoje, a hora é a gora. O que você responde pra ele?
Conclusão: O que aprendemos com o texto?
  1. Precisamos aprender a nos tornar como crianças para receber o reino de Deus em nosso coração.
  2. Quando o Senhor é buscado de todo o coração ele se deixa encontrar.
  3. Quando somos encontrados por ele a nossa vida é radicalmente mudada.
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 09.09.12 – nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; www.ocolodopai.com    
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a FONTE é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...