quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Sermão/Pra. Nadia malta/DESFRUTEMOS DA SUFICIENTE GRAÇA DE DEUS!

DESFRUTEMOS DA  SUFICIENTE GRAÇA DE DEUS!
II Coríntios 12:1-10


OBJETIVO
Ministrar vigor espiritual e encorajar o povo de Deus a desfrutar da sua suficiente graça em toda e qualquer situação.

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
O texto lido fala de uma experiência pessoal do apóstolo Paulo, através da qual ele é arrebatado até o terceiro céu e recebe da parte de Deus palavras e revelações que não devem ser compartilhadas. 

Os oponentes de Paulo, no entanto, se gabavam de receber grandes revelações de Deus, das quais tiravam doutrinas e ensinos contrários às Escrituras. Essa tendência é antiga! 

Paulo então, sem querer descer a detalhes fala também dessa sua tremenda experiência pessoal, sem, contudo, tirar dali quaisquer ensinamentos alem daquilo já revelado nas Escrituras.

A idéia Central aqui é mostrar que, as revelações e visões dadas por Deus aos seus filhos têm a finalidade de fortalecê-los, amadurecê-los e encorajá-los a passar pelas dificuldades.

INTRODUÇÃO
É muito comum hoje a comercialização das pretensas experiências pessoais com Deus. Muitos tiram dessas experiências, ensinos e “revelações” absolutamente contrários à Palavra de Deus. Estabelecem doutrinas para impressionar os incautos e muitos problemas têm sido criados nas igrejas a partir daí.

A experiência de Paulo nos ensina que devemos guardar conveniente e humildemente os nossos momentos de enlevo e intimidade com Deus. É preciso saber o que devemos falar e o que não devemos.

Quanto maior for a obra que O Senhor tem para fazer através de nós, maiores serão as experiências com ele. A concessão delas nos encoraja e fortalece para não desfalecermos no caminho ao enfrentarmos as oposições que se levantam contra nós. De uma coisa o texto nos dá absoluta certeza, há coisas que nos afligem, pelas quais oramos e o Senhor nos livrará, outras, no entanto, vão permanecer em nós ou conosco como espinhos em nossa carne para não nos ensoberbecermos. 

O TEXTO LIDO NOS MOSTRA TRÊS MOMENTOS DA EXPERIENCIA DE PAULO, DOS QUAIS TIRAMOS LIÇÕES PRECIOSAS:

  1. Deus honrou a Paulo, fortalecendo-o e encorajando-o, com uma grande visão do céu – vs.1-6:
  • Paulo desde a sua conversão na estrada de Damasco teve grandes visões espirituais. At 9.3,12; 16.9; 18.9; 22.6,17, 18; 23.11; 27.23
  • Além dessas visões especiais relacionadas ao seu chamado ministerial, Paulo recebeu da parte de Deus uma rara compreensão das Verdades e do Plano do Senhor. Contudo, nada daquilo que ele recebeu estava fora ou ia de encontro às Escrituras. O Senhor também honrou a Paulo levando-o ao céu e depois o trazendo de volta a terra. Quando ele falou dessa experiência fazia já catorze anos que ela havia acontecido. Aquilo tudo fora tão maravilhoso, que o apóstolo não estava certo se Deus o havia levado fisicamente ou se apenas o seu espírito havia sido levado. O certo é que ele havia estado lá. Temos a impressão que ele vivia embalado por aquela experiência maravilhosa, mesmo sendo “esbofeteado pelo espinho na carne”. Deus além de levá-lo até o céu, também permitiu que ele ouvisse “palavras inefáveis”. Paulo ouviu segredos divinos, compartilhados no céu; por Deus e pelos seres celestiais, mas impronunciáveis pelos seres humanos. Essa visão do apóstolo deu-lhe forças em sua vida e ministério. Apesar de não termos tido a experiência de Paulo, a Bíblia diz que estamos “assentados nas regiões celestes - Ef 2.6
  • Desfrutamos como igreja de uma posição de autoridade acima de todas as coisas – Ef 1.21,22. Uma honra como esta teria enchido de orgulho muitas pessoas. Certamente teriam espalhado tal notícia para o mundo inteiro tornando-se famosas. Paulo deu ao Senhor toda honra e toda a glória daquela experiência maravilhosa, por reconhecer-se indigno dela – II Co 10.17,18
  1. Deus humilhou a Paulo para que ele não se ensoberbecesse – vs.7,8:
  • Deus sabe como equilibrar a nossa vida. A experiência de Paulo no céu poderia ter estragado seu ministério na terra; mas Deus em sua bondade permitiu que satanás o “esbofeteasse”, para evitar que ele se tornasse orgulhoso.
  • Nem sempre o sofrimento é o resultado de pecado ou desobediência; o Senhor pode escolher nos disciplinar através desse instrumento. O sofrimento pode ser um grande formão de Deus para esculpir em nós um caráter piedoso e dependente de Cristo – Rm 5.1-5. Paulo recebeu “um espinho na carne” para guardá-lo do pecado do orgulho. Uma experiência como aquela poderia inflar o seu ego e o Senhor que conhece os corações sabe que a soberba conduz a várias tentações – Pv 16.18; Davi no Sl 131.1 nos dá um exemplo de humildade.
  • Não se sabe ao certo o que era esse “espinho na carne” de Paulo, mas sabemos que aquele espinho trazia muito sofrimento ao apóstolo.
  • Satanás recebeu permissão para “esbofeteá-lo”, mesmo o apóstolo tendo como disse certo autor, um ministério profícuo: ele tinha cartas a escrever, viagens a fazer, sermões a pregar, igrejas a visitar e a fundar e perigos a enfrentar enquanto ministrava. O Senhor conhecia o coração do apóstolo e sabe por que permitiu tanto sofrimento. Paulo pediu três vezes que Deus o livrasse daquele “espinho”, mas a resposta não veio.  Pelo menos, não do jeito que ele esperava. Tem sido ensinado por muitos mestres da atualidade que se obedecermos a Deus e nos apropriarmos de tudo que temos em Cristo, jamais passaremos por enfermidades ou sofrimentos. Será que encontramos esses ensinamentos nas Escrituras? O Senhor não prometeu isso aos cristãos do Novo Testamento. Em Jo 16.33 Jesus diz: No mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.
  • Que contraste gritante entre as duas experiências: Paulo passou do paraíso à dor; da glória ao sofrimento; do êxtase à agonia. Aprendemos aqui que uma só experiência de glória o preparou para as constantes experiências de sofrimento.
  1. Deus o ajudou com a sua suficiente graça – Vs. 9,10:
  • O “espinho na carne” era a mensagem de satanás a Paulo; mas Deus tinha outra mensagem para ele acerca de sua maravilhosa e suficiente graça.
  • Não lhe foi permitido compartilhar conosco as palavras ouvidas no céu; mas ele pode compartilhar as palavras que Deus lhe dera na terra. Palavras de grande estímulo para nós até hoje. Graça não é só o favor imerecido de Deus apenas no que tange a salvação, mas é a provisão de Deus para tudo que precisamos, quando precisamos. A graça de Deus é suficiente em toda e qualquer situação. Se ela é suficiente para nos salvar, sem dúvida é suficiente para nos guardar, fortalecer e sustentar, sobretudo nos momentos de grande sofrimento – I Pe 5.10
  • Note que Deus não deu nenhuma explicação a Paulo, em vez disso deu-lhe uma promessa: “a minha graça te basta”. Não vivemos de explicações, vivemos de promessas. Aliás, existe um ditado que diz: “Quem vive de promessa é santo!” Isto se aplica perfeitamente a nós. As promessas geram fé, e a fé fortalece a esperança. A graça de Deus nos eleva acima das circunstancias, fazendo que o sofrimento trabalhe ao nosso favor e nos torne mais parecidos com Jesus – Rm 8.28,28
  • Deus transformou a fraqueza de Paulo em força – II Co 4.7-11,16-18.
A EXPERIÊNCIA VIVIDA POR PAULO NOS DEIXA VÁRIAS LIÇÕES PRECIOSAS:
1. Para o cristão genuíno, o espiritual é mais importante que o físico, portanto, há coisas que nos afligem, pelas quais oramos e o Senhor nos livrará, outras permanecerão conosco ou em nós, como espinhos em nossa carne para não nos ensoberbecermos.

2. Deus sabe equilibrar em nossas vidas as bênçãos e os fardos; o sofrimento e as glórias. Nem todas as enfermidades ou aflições (os espinhos na carne) são causadas pelo pecado. Deus pode amorosamente está construindo em nós o caráter de Cristo através deles.

3. O pecado é pior que a enfermidade e o pior dos pecados, é o orgulho. Muitos ministérios têm sido derrubados por causa dele na terra e até no céu. Lúcifer era um querubim ungido e caiu por causa do orgulho, ele queria “ser semelhante ao Altíssimo” – Is 14.12-15. A aflição física ou a perseguição não devem ser um impedimento para um serviço cristão eficaz, todos temos recebido da parte do Pai “Graça sobre graça”- Jo 1.16. 4. Podemos sempre descansar na Palavra e na suficiente graça de Deus, em nome de Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador, a quem rendemos toda a honra e toda glória, hoje e sempre!

Aleluia, amém!

Sermão/Pra. Nadia Malta em 19.09.12 – nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@hotmail.com; www.ocolodopai.com

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...